Andifes informa sobre bloqueio de orçamento das IFES

Por Thiago Cardassi Publicado em: 29/11/2022 16:11 | Última atualização: 29/11/2022 16:11

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) foi notificada nesta segunda-feira (28) a respeito do bloqueio orçamentário que atingiu todas as Instituições Federais de Ensino Superior do país. Em uma breve nota, a Subsecretaria de Planejamento e Orçamento (SPO) do Ministério da Educação (MEC) limitou-se a informar a deliberação “pelo bloqueio de dotações de despesas discricionárias do governo federal com o objetivo de cumprir a regra do teto de gastos estabelecida pela Emenda Constitucional nº 95/2016”. A informação foi recebida por meio do Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI).

A Pró-reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) estuda os impactos e realizará os ajustes orçamentários necessários para priorizar o ensino, pesquisa e extensão. O Pró-reitor da PROPLAD, professor Josemar de Oliveira, também reforçou que o bloqueio não envolverá bolsas e o restaurante universitário, uma vez que estas despesas já haviam sido antecipadamente planejadas e empenhadas pela UFR.

A associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) estima que a nova retirada de recursos das IFES seja de, aproximadamente, R$ 344 milhões, o que praticamente inviabilizaria as finanças das instituições, uma vez que o último dia para empenho das despesas será no dia 9 de dezembro. A Andifes emitiu, nesta terça-feira (29), uma nota pública no sítio eletrônico da Associação no qual detalha a situação: