UFR amplia velocidade de internet no campus

Por Thiago Cardassi Publicado em: 06/01/2023 11:01 |

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) ampliou a velocidade de conexão de internet disponível no campus. A partir de 2023, a capacidade de tráfego de dados oferecida pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) foi aumentada em 10 vezes, passando de 100 megabytes por segundo para 1000 Mb/s.

Com a melhoria da taxa de transmissão, a RNP se torna o link principal da universidade, enquanto a rede anteriormente utilizada funcionará como link reserva. O pró-reitor de tecnologia da informação e comunicação, Gustavo Fachim, explica que, na prática, a UFR contará com duas redes para garantir o fornecimento ininterrupto de conexão. Caso o link principal oscile, a rede secundária entrará automaticamente em trabalho, mantendo a internet no campus sempre ativa.

“Foi uma luta muito grande para todos nós. Desde 2017 trabalhávamos para conseguir a ampliação da velocidade por meio da RNP”, comentou o pró-reitor. A rede RNP é uma organização vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) que oferece conexão gratuita à Internet para instituições federais de ensino superior ligadas ao Ministério da Educação (MEC).

A reitora da UFR, professora Analy Castilho Polizel de Souza, evidenciou a importância da conquista para a instituição. “A ampliação da velocidade de conexão no campus beneficiará toda comunidade acadêmica, oferecendo suporte para as atividades desenvolvidas nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação. Além disso, as atividades administrativas e processuais que também dependem da internet serão aprimoradas com a melhoria no tráfego de dados na instituição”, comentou a reitora.