ALFALE 20 ANOS: live aborda múltiplos olhares para a alfabetização, leitura e escrita

Na próxima quarta-feira (09/06), às 13h30 (horário de MT), o Grupo de Pesquisa ALFALE – Alfabetização e Letramento Escolar, da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) ( ... )
Por Thiago Cardassi Publicado em: 07/06/2021 10:06 | Última atualização: 07/06/2021 14:06

Na próxima quarta-feira (09/06), às 13h30 (horário de MT), o Grupo de Pesquisa ALFALE – Alfabetização e Letramento Escolar, da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) promove a live Pesquisa em rede: múltiplos olhares para a alfabetização, leitura e escrita, com a participação de Socorro Nunes (UFSJ), Silvia Pilegi (UFR) e mediação de Sandra Franciscatto(UFR).

Esta é a quinta live de um ciclo de palestras que compõem a programação do evento ALFALE 20 ANOS – um balanço sobre pesquisas, reflexões e fontes históricas em torno da alfabetização, leitura e escrita que possui como objetivo marcar academicamente a história do Grupo de Pesquisa (2001-2021) com a participação de importantes pesquisadores do campo da alfabetização, leitura e escrita, de renome nacional e internacional.

A ação acontecerá em ambiente virtual, de forma gratuita, e será aberta à toda a comunidade acadêmica e externa. As lives serão realizadas sempre às quartas-feiras, das 13h30 às 16h00 (horário de Mato Grosso) e transmitidas pelo canal do Youtube Grupo de Pesquisa ALFALE, no qual será possível assistir as palestras anteriores. A programação completa está disponível no website do evento

O ALFALE está vinculado à Linha de Pesquisa “Linguagens, Cultura e Construção do Conhecimento: perspectivas histórica e contemporânea” do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGEdu/UFR) e possui como objetivo desenvolver atividades de pesquisa e de formação de acervo histórico na área de alfabetização, leitura e escrita. O grupo conta com professores doutores e mestres, com experiência em pesquisa nas áreas de Alfabetização, Linguagem, Oralidade, Leitura e Escrita e História da Educação, e alunos de graduação e de pós-graduação que realizam pesquisas na área da alfabetização, leitura e escrita, priorizando o Ensino Fundamental e a Educação Infantil, com abordagem contemporânea e histórica.