Ações colaborativas às unidades de saúde
A Universidade Federal de Rondonópolis esta em constante movimentação na corrida para ajudar o sistema de saúde no combate da pandemia “COVID-19”. São diversas ações que a universidade esta colaborando direta e indiretamente com as instituições de saúde da região. No cumprimento de sua função social, a universidade busca iniciativas constantes de adaptações para manter sua funcionalidade em plena excelência de colaboração social na mais alta qualidade disponível.
Saiba mais sobre as ações da UFR:
Em dois de seus laboratórios, estão processando análises para identificar a presença do virus nas amostras enviadas pelas as unidades de quase 20 cidades do entorno.
Foram doados mais 30 máscaras do tipo Face Shield ao Hospital Regional. Esta é mais uma de várias ações contributivas da Universidade Federal de Rondonópolis juntamente com a Associação de Médicos e Outros Profissionais de Rondonópolis (AEMPRO) no combate ao corona virus (COVID-19).
O “Projeto Maker: Desenvolvimento e produção de produtos para a área médica” ja garantiu a entrega a diversas instituições na cidade de Rondonópolis. Ao todo foram entregues mais de 200 unidades de máscaras face shield, sendo:
- 50 para Unidade de Pronto Atendimento (UPA)
- 15 unidades para o Centro de Reabilitação Nilmo Júnior
- 30 unidades para o Hospital Paulo de Tarso
- 30 unidades para o novo Hospital Municipal Cristyan Mary da Silveira e Lima
- 30 unidades para o Hospital Regional.
- 50 unidades para o Departamento de Assistência a Saúde da Secretaria Municipal da Saúde, distribuídos pela Secretaria Municipal de Saúde aos profissionais de atendimento básico.
Para próxima semana o projeto entregará ainda 30 unidades para o Hospital Santa Casa e mais 15 para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Segundo a Coordenadora do Projeto, Profª Drª Silmara Bispo dos Santos: “Para além dessas ações, já é previsto a produção para reforçarmos as unidades com maiores demandas, como os hospitais Santa Casa, Regional e UPA”.
Outra ação de extrema relevância social por parte da instituição, é a construção de um de ventilador pulmonar de baixo custo desenvolvido pelo Curso de Engenharia Mecânica.
Este protótipo esta na fase final de testes e poderá auxiliar pessoas com sintomas da COVID-19 no momento da espera por um respirador.
Em entrevista no jornal A TRIBUNA o Prof. Dr. Heinsten Frederich Leal dos Santos, que desenvolve o projeto junto a outros professores do curso e estudantes relatou que o projeto têm o apoio do Ministério Público de Mato Grosso, com importante auxílio do promotor de Justiça, em Rondonópolis, Ari Madeira, Segundo ele: “O respirador irá auxiliar as pessoas que dão entrada nesses locais com os sintomas, ajudando com a dificuldade de respirar, e por consequência aliviando as máquinas [respiradores] das UTIs.
Leia esta matéria completa clicando AQUI