Extensão

Ação de extensão da UFR promove reflexões sobre infâncias e suas interseccionalidades

Por Thiago Cardassi Publicado em: 18/11/2022 15:11 |

O Laboratório Especial de Ludicidade/Brinquedoteca da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Profa. Dra. Soraiha Miran de Lima, está promovendo uma ação de extensão voltada à formação de professoras e professores da Educação Infantil e do primeiro ano do Ensino Fundamental da rede pública municipal de ensino de Rondonópolis. A ação é realizada por meio dos Programas de Educação Tutorial: PET Educação Interdisciplinar e PET Conexões de Saberes: Diálogos com a Comunidade, ambos da UFR.

A ação de extensão Formação de professores/as da Educação Infantil e do primeiro ano do Ensino Fundamental tem como objetivo promover reflexões a respeito das infâncias e suas interseccionalidades com as artes e os marcadores sociais de gênero, raça/etnia e territórios, com vistas à discussão sobre uma educação intercultural, antirracista e pautada em enfrentamentos às desigualdades de gênero e às práticas adultocêntricas.

O primeiro encontro ocorreu no dia 5 de novembro com o tema Infâncias e relações com adultos. Cada um dos tópicos serão abordados em dois momentos: formação e oficina. Os próximos assuntos debatidos serão: Infâncias e interculturalidade, Infâncias e relações étnico raciais, Infâncias e relações de gênero, Infâncias e artes. O encerramento e avaliação dos trabalhos está previsto para 11 de março de 2023.

O público alvo da formação são professoras e professores da Educação Infantil e do primeiro ano do Ensino Fundamental da rede pública municipal de ensino de Rondonópolis/MT, incluindo docentes indígenas.

A ação é coordenada pelas professoras Eglen Sílvia Pipi Rodrigues, do curso de Pedagogia da UFR, e Raquel Gonçalves Salgado, do curso de Pedagogia da UFR. Ambas as professoras também estão vinculadas ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal de Rondonópolis.

Confira logo abaixo as fotos do primeiro encontro e folder de divulgação da ação: