2º Festival de Cinema Ambiental estreia nesta quinta (6)

Por Thiago Cardassi Publicado em: 05/04/2023 10:04 | Última atualização: 05/04/2023 10:04

Neste ano, a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) será mais uma vez palco do Festival de Cinema Ambiental. Durante as quintas-feiras do mês de abril, o Auditório central do campus da UFR exibirá curtas metragens que abordam temas de conteúdo ambiental, tais como educação para sustentabilidade, combate a poluição e proteção da fauna e flora. A iniciativa é uma parceria entre o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e a universidade, que ofereceu espaço físico para abrigar a mostra.

A programação do Festival de Cinema Ambiental é vinculada ao projeto Circuito Tela Verde (CTV), que escolheu a UFR como um dos espaços exibidores no Brasil. A mostra tem por objetivo divulgar, estimular e promover atividades de Educação Ambiental por meio da exposição de vídeos de problemáticas ambientais, possibilitando a reflexão e o desenvolvimento de soluções para os problemas ecológicos do país e do município.

As exibições ocorrerão uma vez por semana ao longo do mês de abril, sempre às quintas-feiras (dias 6, 13, 20 e 27), no Auditório central da UFR, entre as 17h30 e 18h30. Os filmes também serão transmitidos ao vivo pelo canal do Youtube do Laboratório de Ecologia de Comunidade de Insetos CInE-Lab.

Após cada exibição, haverá um bate-papo com os doutores em ecologia dos cursos de bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas da instituição. A participação é gratuita e aberta a todos os públicos. Não há necessidade de realizar inscrição antecipada. Para os participantes que fizerem parte da exibição presencial será emitido certificado para aqueles que tiveram ao menos 75% de presença.

A universidade já havia participado da 10ª mostra do CTV no ano de 2021 de forma remota. Para cada edição do evento, há chamadas públicas voltadas à seleção dos vídeos e cadastramento das instituições interessadas em se tornarem espaços exibidores. A iniciativa de inscrever a UFR partiu do professor Rodrigo Aranda, do curso de Ciências Biológicas.

O Circuito Tela Verde (CTV) é uma ação do Departamento de Documentação da Secretaria Nacional de Ecoturismo (SEEC) que irá selecionar e reunir vídeos com conteúdo relacionado à temática ambiental para compor a Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente. Esta, por sua vez, pretende divulgar, estimular e promover atividades de educação ambiental por meio da linguagem audiovisual em parceria com espaços exibidores.

Confira a programação dos curtas e os pesquisadores que apresentarão as sessões: