Primeira edição dos Seminários de Sustentabilidade acontece nesta segunda (22)

Por Thiago Cardassi Publicado em: 22/04/2024 17:04 | Última atualização: 22/04/2024 17:04

Nesta segunda-feira (22), acontece o primeiro encontro dos Seminários de Sustentabilidade do projeto Terra Nascente, fruto de parceria firmada entre a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Ministério Público de Mato Grosso, por meio da Promotoria de Justiça de Itiquira, e Poder Judiciário. O evento será  realizado virtualmente, a partir das 18h30 (horário de Mato Grosso), via plataforma Microsoft Teams. As vagas para o público externo são limitadas e as inscrições devem ser feitas por meio deste formulário eletrônico.

A palestra Pantanal Sustentável: Estância Caiman e RPPN Dona Aracy, um modelo de integração pecuária, turismo e conservação será ministrada pelo empresário Roberto Luiz Leme Klabin, fundador do Refúgio Ecológico Caiman, um espaço singular de conservação permanente no Pantanal.

O projeto Terra Nascente tem como objetivo promover a conscientização de pessoas que cometeram algum tipo de infração ambiental por meio da educação orientada para a sustentabilidade e preservação do meio ambiente. O professor da UFR, Agameton Ramses Justino, explica que o alvo da ação são produtores rurais apenados pelo Ministério Público.

“É um projeto muito inovador, pois favorece um processo pedagógico no qual esses infratores possam refletir e compreender as consequências de suas ações em desfavor do meio ambiente”, comenta o professor. Além de assistir às palestras, os produtores rurais deverão realizar uma série de encontros com roda de conversa com bolsistas psicólogos da Universidade Federal de Rondonópolis.

De acordo com o promotor de Justiça Claudio Angelo Correa Gonzaga, além deste objetivo, o projeto Terra Nascente também pretende promover “o desenvolvimento de metodologias e arranjos para incentivar o uso de excedentes de vegetação nativa como ativos para compensação ecológica de danos ambientais, privilegiando o aumento ou a regularização fundiária de áreas protegidas em relação à indenização pecuniária. É uma medida de mitigação às mudanças climáticas, já que pode contribuir para reduzir em alguma medida o lançamento das 18 bilhões de toneladas de CO2 armazenadas em áreas de vegetação nativa sem proteção topográfica específica.  Essa prática resultou na proteção de cerca de 12.380 hectares no Município de Itiquira nos últimos anos”, explicou.

Nesta segunda-feira (22), acontece o primeiro encontro do projeto que contará com a palestra de Roberto Luiz Leme Klabin, empresário, pecuarista e ambientalista brasileiro. Nascido em 1955, em São Paulo, graduou-se em direito pela Universidade de São Paulo (USP) e assumiu posições nas Indústrias Klabin e Metal Leve. Paralelamente à sua trajetória empresarial, Roberto Klabin envolveu-se com a proteção ambiental desde a época da faculdade. Foi um dos fundadores da SOS Mata Atlântica em 1986, em que atuou como presidente por 23 anos e atualmente é vice-presidente.

Também fundou o Instituto SOS Pantanal, sendo seu presidente por quase uma década. No Pantanal, criou o Refúgio Ecológico Caiman, combinando atividades de pecuária, ecoturismo e conservação. O local abriga projetos de preservação, como o Projeto Arara Azul e o Projeto Onçafari, tornando-se referência em ecoturismo. Por sua contribuição e trajetória dedicada à conservação da biodiversidade brasileira, recebeu em 2022 o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Com informações do MPMT, disponíveis na íntegra em: https://mpmt.mp.br/conteudo/58/139041/primeira-edicao-dos-seminarios-de-sustentabilidade-ocorre-dia-22