Institucional

UFR celebra Dia do(a) Psicólogo(a)

Por Thiago Cardassi Publicado em: 28/08/2023 11:08 |

Neste domingo (27), foi celebrado o Dia Nacional do(a) Psicólogo(a), data destinada ao reconhecimento do profissional responsável por estudar as subjetividades e comportamentos do humano. A comemoração foi instituída pela Lei nº 13.407, de 26 de dezembro de 2016, e faz parte do calendário oficial de datas do país. Em 2023, a profissão também celebra 61 anos de regulamentação da profissão..

De Acordo com o Conselho Federal de Psicologia (CFP), atualmente, são mais de 440 mil psicólogas e psicólogos em todo o território nacional, o que faz do Brasil o país com o maior número de profissionais da área em todo o mundo. A atuação está nas clínicas, nas políticas públicas da saúde, da assistência social, no sistema de justiça, na segurança pública, no trânsito, nos esportes e em todos os contextos de cuidado à saúde mental.

Os(as) psicólogos(as) possuem um papel vital no diagnóstico e compreensão da sociedade, analisam criticamente os fenômenos psicossociais a luz de teorias e práticas experimentais, produzem conhecimentos sensíveis às questões humanas que compõem o cenário local e global, problematizando a realidade social, política e cultural e seus efeitos sobre os modos de subjetivação com a finalidade de construir saberes e formas de atuação profissional que permitam compreender e lidar com essa realidade.

Além disso, os(a) psicólogos(a) também contribuem significativamente para áreas como educação, ajudando a criar ambientes de aprendizagem saudáveis e identificando necessidades especiais em estudantes. No mundo corporativo, desempenham um papel na gestão de recursos humanos, promovendo a saúde mental dos funcionários e auxiliando na resolução de conflitos.

O Dia do(a) Psicólogo(a) ainda é um lembrete para mantermo-nos sempre atentos às próprias dificuldades e buscarmos ajuda especializada, quando necessário. Mais do que nunca, em um mundo onde o estresse, a ansiedade e os desafios emocionais se tornaram parte do cotidiano, estes(as) profissionais desempenham um papel fundamental no cuidado da saúde mental e no enfrentamento das formas de empobrecimento da existência. A partir de diferentes abordagens, os(as) psicólogos(as) trabalham para promover o bem-estar emocional, tratar as dificuldades afetivas/cognitivas/psicossociais e auxiliar no desenvolvimento de habilidades necessárias para lidar com os desafios da vida. Seja por meio da terapia individual, familiar ou em grupo, eles(as) oferecem um espaço seguro para a livre expressão de pensamentos, sentimentos e preocupações.