UFR celebra o Dia Nacional do Estudante

Por Thiago Cardassi Publicado em: 11/08/2023 13:08 | Última atualização: 11/08/2023 15:08

Nesta sexta-feira, 11 de agosto, é comemorado no Brasil, o Dia do Estudante. A data é um reconhecimento do papel fundamental dos estudantes no processo de produção e transmissão do conhecimento, assim como na construção do futuro.

A história da data tem origem em 1927, na celebração dos 100 anos de criação das duas primeiras faculdades do país: a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo. Na ocasião foi sugerido que, em virtude deste marco educacional, esta data fosse utilizada para celebrar a importância de todos os estudantes.

Desde então, o 11 de agosto não apenas rememora esse fato histórico, mas também reforça o valor da educação e as conquistas da mobilização estudantil por melhores condições de ensino-aprendizagem.

A Universidade Federal de Rondonópolis une-se a esta celebração e tem orgulho de cada um de seus estudantes e egressos que, juntos, constroem a trajetória desta instituição. Nossos estudantes são os agentes de mudança e inovação que moldam o amanhã ao se tornarem futuros cientistas, artistas, professores, empresários e líderes que enfrentarão os desafios globais e buscarão soluções para tornar o mundo um lugar melhor.

O momento ainda é uma oportunidade para refletir sobre a necessidade da educação inclusiva e acessível a todos. É um momento para as instituições de ensino reafirmarem o compromisso com a equidade educacional e destacar os esforços contínuos para garantir que cada estudante, independentemente de sua origem socioeconômica, tenha a oportunidade de receber uma educação de qualidade.

Nesta perspectiva, a Universidade Federal de Rondonópolis tem se esforçado continuamente para oferecer melhores condições de incentivo e permanência para as alunas e alunos da instituição. Recentemente, as diferentes bolsas mantidas pela universidade foram reajustadas, assim como o auxílio de campo e outros benefícios orientados à valorização dos estudantes. Com este objetivo em mente, a UFR tem investido em programas de promoção de cultura, esporte e lazer, na readequação de espaços de acessibilidade e na revitalização do Centro de Vivência Estudantil.

A UFR agradece a toda sua comunidade acadêmica por todos os esforços e dedicação em seus estudos desenvolvidos dentro e fora da instituição. Reconhecemos a importância da socialização do conhecimento e da divulgação científica e contamos com nossos estudantes na tarefa de levar os saberes aprendidos em sala de aula a todos os cantos do país por meio do diálogo e da atuação nos mais diferentes contextos sociais.

Muito obrigado estudantes! A universidade existe em função de vocês!