UFR amplia horários de funcionamento do campus

Por Thiago Cardassi Publicado em: 17/07/2023 17:07 | Última atualização: 17/07/2023 17:07

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) alterou os horários de funcionamento do campus universitário. A partir da próxima quinta-feira (20), o espaço estará aberto ao público no período das 5h às 23h59, todos os dias da semana. A medida beneficia não apenas os estudantes, mas também a comunidade externa, que pode visitar o campus para práticas esportivas e de lazer.

A reitora em exercício, professora Antonia Marilia Medeiros Nardes, assina a portaria que amplia os horários de funcionamento da UFR. De acordo com a reitora, a decisão atende uma demanda dos próprios estudantes por flexibilização dos períodos em que a universidade permanece aberta, em especial aos que estudam no período noturno e possuem pouco tempo disponível para utilizar os espaços de socialização da universidade.

A professora Antonia Marilia observa que esse número vem aumentando e a Universidade Federal de Rondonópolis tem recuperado os discentes que se afastaram durante o período da pandemia. Atualmente, a universidade possui cerca de 1200 estudantes efetivamente matriculados apenas na parte da noite, com destaque para o público dos Institutos de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), de Ciências Exatas e Naturais (ICEN), e da Faculdade de Ciências Aplicadas e Políticas (FACAP).

“Sou professora neste turno desde 1984 e sabedora das dificuldades que enfrentamos. O trabalho do noturno é bem diferenciado, principalmente porque atendemos a classe trabalhadora. E estes estão na sua triplica jornada e por vezes necessitam de atendimento ampliado. Neste sentido, pensando em toda a comunidade acadêmica decidimos ampliar o horário de funcionamento e abrir os nossos espaços para que servidores e discentes que desejarem adentrar a nossa instituição tenham essa nova opção de funcionamento”, explicou a reitora em exercício.

Victoria Haubricht é aluna do noturno e está matriculada no curso de Sistemas de Informação. Ela avalia a alteração como positiva, uma vez que a jornada de trabalho e estudos não permite que ela desfrute de muito tempo no campus. “Como aluna do período noturno, vivencio as dificuldades de uma jornada tripla que muitos enfrentam, como o cansaço físico e mental provocados pela jornada diária. A flexibilização de horários beneficiará não só os alunos do noturno, como também aqueles que vêm de outras cidades em busca do sonho da graduação. Em meio a tantos obstáculos, saber que a universidade está atenta às necessidades de todos é animador. Mostra, acima de tudo, que o principal compromisso da UFR é com a comunidade acadêmica”, avaliou a universitária.

A medida também beneficia os estudantes que treinam e praticam esportes nas dependências da instituição. O secretário de assuntos comunitários, professor Clayton Eduardo Lente da Silva, conta que estes alunos precisam treinar em horários diversos, fora do horário das aulas, especialmente nos finais de semana.

Mas a ampliação dos horários também é vantajosa para a comunidade externa da UFR. Fernanda de Oliveira é moradora do bairro Jd. Atlântico, em frente da universidade. Ela não é aluna, mas gosta de frequentar o campus para fazer caminhadas, principalmente no final da tarde. “Tem época do ano que a universidade é muito bonita. Quando os ipês e os jacarandás estão floridos é o meu lugar favorito. Então eu venho para aqui fazer caminhadas e ver o pôr do sol. Essa mudança é muito bem-vinda, pois agora vou poder fazer meus exercícios também aos finais de semana”, relatou.

O documento que altera o horário de funcionamento do campus é a Portaria Reitoria UFR nº 162, de 14 de julho de 2023, clique aqui para acessar e consultar o processo eletrônico.