UFR informa situação do orçamento da instituição

Por Thiago Cardassi Publicado em: 07/12/2022 13:12 | Última atualização: 07/12/2022 14:12

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) reitera que os recursos das universidades e institutos federais permanecem bloqueados pelo governo federal. Conforme nota publicada na segunda-feira (5), os recursos financeiros foram integralmente retirados no início do mês, em decisão que surpreendeu os gestores Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes).

A Pró-reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) da UFR tem avaliado a medida, que impacta diretamente no funcionamento da instituição. O Pró-reitor da PROPLAD, professor Josemar de Oliveira, explicou que, em virtude do planejamento antecipado, a UFR foi capaz de assegurar o pagamento das bolsas estudantis de dezembro. Entretanto, enquanto situação não for revertida, a universidade permanece na ausência de recursos financeiros para o pagamento das despesas já liquidadas.

As etapas legais da execução orçamentária foram cumpridas, porém o dinheiro da instituição precisa ser liberado para que o pagamento dos compromissos possa ser realizado pela UFR. A retirada destes recursos pelo governo federal atinge as reservas previstas para a liquidação de despesas gerais tais como fornecedores, contratos continuados da universidade com manutenção predial, limpeza, conservação, secretariado, água, energia e diárias.

A reitora da UFR, professora Analy Castilho Polizel de Souza, está em Brasília na busca de solução que possa reverter o quadro.