Jornada de Estudos Irlandeses recebe embaixadora da Irlanda na UFR

Por Rodolfo Cassimiro de Araujo Berber Publicado em: 19/06/2024 10:06 | Última atualização: 19/06/2024 11:06

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) tem a honra de sediar a 13ª edição da Jornada de Estudos Irlandeses, um evento anual promovido pela Associação Brasileira de Estudos Irlandeses em parceria com diversas universidades brasileiras. Este ano, o evento destaca o tema “Interseccionalidade e Produção de Conhecimento”, oferecendo uma oportunidade única para acadêmicos e estudantes explorarem as complexas interações sociais que moldam a identidade e os direitos individuais.

O Tema da Jornada

O tema central, interseccionalidade, foi introduzido pela renomada pesquisadora Kimberly Crenshaw. Este conceito examina como diferentes fatores sociais, como raça, gênero, classe e outras identidades, interagem para influenciar a experiência de uma pessoa na sociedade, afetando seu acesso a direitos e oportunidades.

Programação e Atividades

A Jornada, que já foi realizada em 12 outras universidades, acontece em Rondonópolis nos dias 19, 20 e 21 de junho. O evento contará com diversas atividades, incluindo palestras, mesas-redondas e workshops. Entre os destaques, está a visita da embaixadora da Irlanda, a senhora Fiona Flood.

Visita da Embaixadora da Irlanda

A presença da embaixadora Fiona Flood é um marco significativo para a UFR. Durante sua visita, ela entregará um exemplar do livro “Ulisses 100 Pelos Olhos dos Brasileiros”, um projeto artístico no qual a UFR participou ativamente. A discente do curso de Psicologia, Daiane Ananias, contribuiu para o projeto pintando um mural que representa uma cena de “Ulisses”, uma obra-prima de James Joyce. A entrega do livro simboliza o reconhecimento do talento artístico e acadêmico de nossa comunidade.

Homenagem e Visitas Locais

Além da entrega do livro, a embaixadora será homenageada pela universidade, marcando a primeira vez que uma embaixadora visita nosso campus. Durante sua estadia, Fiona Flood também visitará a aldeia indígena Tadarimana e outras localidades em Rondonópolis, promovendo um intercâmbio cultural e fortalecendo os laços entre o Brasil e a Irlanda.

A Universidade Federal de Rondonópolis agradece a presença de todos e espera que esta Jornada de Estudos Irlandeses seja uma experiência enriquecedora para todos os participantes.