Campus da UFR terá novas áreas de lazer e esporte

Por Thiago Cardassi Publicado em: 19/07/2023 10:07 | Última atualização: 19/07/2023 16:07

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) contará em breve com novas áreas para socialização e práticas de atividades esportivas. O Centro de Vivência do campus passa por um processo de revitalização e duas quadras de areia estão sendo construídas ao seu lado. A ação visa melhorar as condições de uso e permanência no campus.

O projeto das quadras prevê uma área de 220m² para cada uma delas, com arquibancada e iluminação. Já o prédio do Centro de Vivência recebeu uma reformulação do espaço interno, agrupando os Centros Acadêmicos por instituto/faculdade, Empresas Juniores e Associações Atléticas.

A revitalização também inclui pintura interna e externa da concha acústica, reparos no telhado e no sistema de drenagem pluvial, retirada dos pergolados de concreto, disponibilização de novos bancos, bem como adequação das fontes de iluminação. As obras já estão em fase de execução.

Obras das quadras de areia estão em execução

A iniciativa teve início após diálogos propostos entre a Reitoria da UFR e os representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e dos Centros Acadêmicos (CAs), que apresentaram demandas e fizeram sugestões. A reitoria da instituição, professora Analy Polizel, e as equipes da Secretaria de Assuntos Comunitários (SAC), Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXA) e Pró-reitoria de Infraestrutura (PROINFRA) acolheram as solicitações e fizeram propostas aos estudantes que, em decisão coletiva, optaram pelo modelo que está sendo implantado.

Na ocasião, a reitora explicou que “o diálogo se deu com os representantes dos estudantes, mas a revitalização beneficiará a toda comunidade acadêmica e externa. A universidade está aberta e à disposição para receber propostas estudantis e oferecer, na medida de nossas possibilidades, um ambiente mais funcional, acessível e agradável para todos”.

Com as obras em andamento, o Centro de Vivência permanece interditado como medida de segurança. Enquanto isso, os estudantes podem acompanhar o andamento da reforma pelo site da UFR ou pelas redes sociais da instituição.

Após período da pandemia, Centro de vivência precisava de manutenção
Os pergolados de concreto foram removidos e o prédio recebe pintura e iluminação
Espaço interno será redistribuído conforme acordo com estudantes
Obras seguem em andamento