UFR inicia implantação do Sistema Eletrônico de Informações
A Universidade Federal de Rondonópolis inicia nesta segunda-feira, 31 de janeiro, o processo de implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) da UFR. A ferramenta de protocolos online permitirá que as documentações e trâmites administrativos sejam gerenciados pela própria universidade.
O SEI foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e engloba um conjunto de módulos e funcionalidades capazes de promover maior eficiência administrativa. A instituição já vinha utilizando o sistema desde 2017, quando a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), tutora da UFR, optou pela sua adoção em todos os campi.
A familiaridade com a ferramenta tornará a transição um processo bastante orgânico. O Gestor do sistema SEI-UFR, Rodrigo Andrade da Silva, acredita que não haverá dificuldades na adaptação, uma vez que esta é apenas uma versão mais atual do sistema que já era conhecido e utilizado na instituição. A versão 4.0 do SEI traz uma série de melhorias de recursos em comparação ao módulo anterior, interface renovada e maior acessibilidade em dispositivos móveis. Confira um resumo de todas as alterações neste endereço eletrônico.
A adoção do SEI-UFR segue as determinações do planejamento estratégico da UFR e seu funcionamento é regimentado pela Resolução CONSUNI/UFR nº 45, de 14 de outubro de 2021. A administração do sistema está a cargo da Pró-reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD), enquanto as condições tecnológicas para sua utilização devem ser fornecidas pela Pró-reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (PROTIC).
A Reitora em exercício da UFR, professora Antonia Marilia Medeiros Nardes, celebrou a novidade. “A criação do SEI-UFR corresponde a mais um avanço para a implantação definitiva da universidade, garantindo completa autonomia sobre a produção e circulação dos processos administrativos. A tramitação local de documentos via SEI promoverá maior transparência e segurança de nossas documentações, além de resultar em celeridade na localização, despacho e arquivamento de processos”, afirmou a Reitora.
Fase de transição
Durante o mês de fevereiro, ocorrerá uma fase de transição na qual o sistema antigo da UFMT e o novo estarão disponíveis e poderão ser utilizados concomitantemente. Neste período, os gestores da UFR deverão observar a necessidade de cadastro de novas unidades e a inclusão de usuários internos no sistema. Caso seja preciso, o gestor responsável por cada unidade poderá solicitar a inclusão de servidores, terceirizados ou estagiários da própria UFR, enviando um e-mail para a Gerência de Apoio Administrativo da PROPLAD por meio do contato gaa.proplad@ufr.edu.br
A partir do dia 7 de março, todos os novos processos deverão ser gerados exclusivamente por meio do ambiente SEI-UFR. Contudo, os processos que ainda estiverem abertos no antigo sistema poderão continuar sendo acessados e respondidos até que seja feita a conclusão dos trabalhos. O Gestor do SEI explica que, na condição de instituição tutorada, é de se esperar que seja necessário a intervenção da Universidade Federal de Mato Grosso em certos tipos de trâmites administrativos, o que será feito por meio do cadastro dos servidores da UFMT no SEI da UFR, informou Rodrigo da Silva. Para realizar a inclusão de um servidor externo, o gestor da unidade deve criar um processo do tipo “Acesso em Sistema” no SEI da UFR e incluir um Ofício simples descrevendo a motivação do cadastro, o nome completo, CPF, SIAPE, e-mail, cargo do usuário e a unidade na qual ele deverá ser vinculado. Por fim, o processo precisa ser enviado para a unidade “PROPLAD – GAA – SP – Supervisão de Protocolo”.
Acesso ao SEI e e-mail institucional
O Sistema Eletrônico de Informações da Universidade Federal de Rondonópolis poderá ser acessado pelos usuários internos da instituição por meio do site sei.ufr.edu.br/. O login destes servidores, terceirizados e estagiários será feito através do CPF e senha do e-mail institucional. Por outro lado, os estudantes da universidade e usuários externos devem utilizar um endereço eletrônico diferente para autenticar seu acesso na plataforma. A partir de agora, os estudantes da UFR farão o login no SEI utilizando o nome de usuário e senha do e-mail @ufr.edu.br, o que torna a criação do e-mail institucional um processo indispensável para a vida acadêmica do estudante. Já os usuários externos devem acessar este endereço e escolher a opção Clique aqui para se cadastrar para criarem seu perfil de usuário.
Uma das principais vantagens do SEI-UFR é sua integração com a base de e-mails institucionais da universidade. O Pró-reitor de Tecnologia da Informação e Comunicação, Gustavo Fachim, explicou que a base de estudantes cadastrados no SEI já foi migrada para a nova versão e que, a partir de agora, ao criar seu e-mail institucional, será automaticamente gerado um acesso ao SEI para o estudante ingresso, dispensando a necessidade de comprovação de identidade por meio de fotocópia de documentos. A medida é um avanço na rotina de processos da universidade que desburocratiza a vida do discente ao unificar os acessos institucionais ao e-mail @ufr.edu.br, que passa a ser a principal forma de identificação estudantil, comprovante de vínculo com a UFR e chave de acesso aos principais sistemas da universidade.
Caso o estudante ainda não possua seu e-mail institucional, é possível solicitá-lo por meio da aba “Serviços Digitais” na barra de atalhos do website da UFR, ou clique neste endereço para ser redirecionado para o ambiente de criação. O e-mail @ufr.edu.br garante acesso ao SEI e também uma série de vantagens à comunidade acadêmica UFR, como por exemplo:
- Acesso integrado aos sistemas da universidade;
- Empréstimo de livros na Biblioteca Universitária;
- Leitura de livros em plataformas digitais conveniadas (Minha Biblioteca e Saraiva)
- Consulta gratuita às normas da ABNT;
- Acesso ao Portal de periódico CAPES;
- Conta Google com recursos de criação e drive em nuvem;
- Aplicativos especializados
- Utilização do Office 365;
- Cursos em universidades internacionais por meio do Coursera e Edx;
- Parcerias e descontos na contratação de serviços de plataformas comerciais.
Manuais, cursos abertos e outras informações
A página do SEI-UFR no site da universidade contém outras informações, legislação pertinente, uma série de manuais e cursos que poderão ser realizados por qualquer usuário para conhecer melhor e aprender a utilizar as ferramentas da plataforma.
Equipe e contatos
Magda Francisca de Souza
Supervisora do Protocolo – PROPLAD
E-mail: protocolo@ufr.edu.br
Rodrigo Andrade da Silva
Gestor do sistema SEI-UFR
Gerente de Apoio Administrativo – PROPLAD
E-mail: gaa.proplad@ufr.edu.br
Dúvidas e Informações
Dúvidas sobre o SEI-UFR entrar em contato com a Supervisão de Protocolo: E-mail: protocolo@ufr.edu.br Telefone e Whatsapp (66) 3410-4001 |
Clique aqui para iniciar um atendimento pelo Whatsapp do Protocolo