UFR libera acesso ao Portal de Periódicos CAPES por meio da plataforma CAFe

Os estudantes da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) já podem acessar de forma remota o Portal de Periódicos da CAPES por meio da plataforma CAFe. O Portal de ( ... )
Por Thiago Cardassi Publicado em: 31/08/2020 14:08 | Última atualização: 31/08/2020 21:08

Os estudantes da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) já podem acessar de forma remota o Portal de Periódicos da CAPES por meio da plataforma CAFe. O Portal de Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 45 mil títulos com texto completo, 130 bases referenciais, 12 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

Tradicionalmente, o acesso ao Portal de Periódicos é realizado diretamente da internet do campus, com reconhecimento de IP autorizado. Entretanto, estudantes que possuam um e-mail institucional @ufr.edu.br cadastrado poderão acessar o Portal diretamente de suas casas ou de qualquer outro local fora da universidade por meio da Plataforma CAFe (Comunidade Acadêmica Federada). A plataforma é provida pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e permite que usuários utilizem login e senha institucionais para diversos serviços. Caso você ainda não tenha o seu e-mail @ufr.edu.br clique aqui para solicitar a criação.

Para acessar o Portal de Periódicos sigas as instruções:

1.Acesse o Portal de Periódicos;

2.Clique no link ACESSO CAFE disponível no topo da página;

3.Uma lista de instituições participantes da comunidade aparecerá. Você deve selecionar sua;

4.Ao clicar em “enviar”, você será direcionado para uma nova tela onde deverá incluir o nome de usuário e senha fornecidos pela sua instituição;

5.Após a identificação, você será redirecionado para a página inicial do Portal de Periódicos e poderá iniciar sua pesquisa.

Assista o Tutorial em vídeo de como realizar o procedimento: