UFR oferece acesso gratuito à normas da ABNT e outras regulamentações

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) oferece à sua comunidade acesso a mais uma biblioteca digital na qual é possível realizar gratuitamente a consulta online de ( ... )
Por Thiago Cardassi Publicado em: 06/01/2022 16:01 | Última atualização: 06/01/2022 16:01

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) oferece à sua comunidade acesso a mais uma biblioteca digital na qual é possível realizar gratuitamente a consulta online de diversos modelos de regulamentação técnica, entre eles as normas da ABNT para produção de trabalhos acadêmicos.

Os serviços do provedor de conteúdo digital, chamado Target GEDWeb – Sistema de Gestão de Normas e Documentos Regulatórios, é especializado no gerenciamento de grandes acervos de informações técnicas e regulamentações atualizadas de diferentes sistemas. Por meio deste acervo é possível consultar toda a base de dados de normas brasileiras e do Mercosul, informações de outras normas internacionais, Diários Oficiais da União, Estado e Municípios, portarias e regulamentos de agências federais.

A adoção do serviço tem objetivo de atender as necessidades da comunidade acadêmica, facilitando o acesso de estudantes e professores às versões atualizadas das normas utilizadas nas produções técnicas e nos trabalhos científicos, monografias e dissertações da UFR a qualquer hora e lugar, por meio de dispositivos conectados à internet.

Para acessar a biblioteca da Target é necessário clicar na opção Serviços Digitais na barra de menus suspensa no cabeçalho do website da UFR. Depois selecione a opção Biblioteca Digital para ser direcionado aos sistemas da UFR.

Entre com o e-mail e senha institucional e clique em Acessar, conforme a imagem abaixo.  Caso ainda não possua seu e-mail institucional, é possível solicitá-lo também por meio da aba “Serviços Digitais” na barra de atalhos do website da UFR, ou clique neste endereço para ser redirecionado para a página de criação.

Neste ambiente é possível acessar todas as bibliotecas digitais oferecidas pela Universidade Federal de Rondonópolis.

A plataforma digital Minha Biblioteca possui vasto acervo de títulos técnicos e científicos que atendem os requisitos do MEC para a composição da bibliografia de mais de 400 cursos de graduação presenciais e a distância em todo Brasil. Seu acerto conta com mais de 8 mil títulos em português de 12 grandes editoras acadêmicas nacionais e 15 selos editoriais nas áreas de Medicina, Saúde, Exatas, Sociais Aplicadas e Pedagógica.

A Biblioteca Digital Saraiva (BDS) constitui-se em um acervo da Editora Saraiva digitalizado em uma única plataforma online e disponibiliza conteúdos referenciais nas áreas de Direito, Economia, Administração, Contabilidade e Negócios. A coleção é composta por acervos jurídicos, acervos de gestão e acervos técnicos.

A última opção é a recém adquirida Biblioteca Target GEDWeb – Sistema de Gestão de Normas e Documentos Regulatórios. Clique nesta opção para ser redirecionado para a Biblioteca.

Dentro do sistema da Biblioteca Target GEDWeb, basta fazer uma busca inserindo a norma desejada e clicar em buscar. Estas são algumas das principais normas da ABNT para produção de trabalhos acadêmicos:

• NBR14724 – Organização do trabalho acadêmico
  • NBR15287 – Organização de Projeto de Pesquisa