UFR disponibiliza acesso à ferramenta de modelagem tridimensional

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), em parceria com a Google, oferece à sua comunidade acadêmica acesso ao principal modelador tridimensional para navegadores web: o ( ... )
Por Thiago Cardassi Publicado em: 25/10/2021 15:10 | Última atualização: 25/10/2021 17:10

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), em parceria com a Google, oferece à sua comunidade acadêmica acesso ao principal modelador tridimensional para navegadores web: o SketchUp for Schools.  O produto faz parte do pacote Google Workspace for Education, um conjunto de ferramentas à disposição de estudantes e servidores da UFR com a finalidade de potencializar o aprendizado e ampliar as rotinas educacionais da instituição.

Com o SketchUp for Schools, a comunidade UFR terá acesso à ferramentas gratuitas e intuitivas de modelagem 3D que permitem a prática e o desenvolvimento de habilidades criativas. O produto é utilizado principalmente para criar estudos iniciais e esboços (daí também o seu nome: “Sketch” que significa esboço em inglês) de modelos ou maquetes. O resultado é um modelo que pode ser usado para gerar animações ou imagens em formatos digitais de qualquer ângulo de perspectiva que se deseje. Por ser um programa que esboça modelos volumétricos, muitos engenheiros, arquitetos e artistas utilizam o SketchUp na fase inicial de seus trabalhos, quando ainda possuem a liberdade de alterar as formas, as cores e os volumes. O SketchUp permite-lhes alterar o modelo de forma simples e rápida, para então verificar as consequências dessas alterações no resultado final.

O programa educacional do Sketchup for Schools oferece tutoriais de treinamento e planos de aula integrados para auxiliar no desenvolvimento de trabalhos com a ferramenta, além de disponibilizar acesso à videoaulas gratuitas com instruções para construção de modelagem em 3D em diversas disciplinas, design de ambientes e guias de impressão.

SketchUp for Schools opera em navegadores web com acesso à internet e conectados com mouse e teclado. Para acessar a ferramenta, clique neste endereço eletrônico para ser redirecionado para a plataforma.

Esta possibilidade é mais um fruto da parceria entre a Universidade Federal de Rondonópolis e a Google, com o objetivo de oferecer novas formas de contribuir com a aprendizagem, seja remotamente ou em sala de aula, disponibilizando à comunidade acadêmica o produto Google Workspace for Education. Para acessar o pacote de ferramentas é necessário ter acesso ao e-mail institucional @ufr.edu.br. Para solicitá-lo, selecione a aba “Serviços Digitais” na barra de atalhos do website da UFR e a opção E-mail institucional. Ou clique neste endereço para ser redirecionado para a página de criação.