Pró-Reitoria de Tecnologia da informação e Comunicação

UFR | PROTIC

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A PROTIC

A Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) constitui um componente fundamental para o desenvolvimento institucional, devido a sua estrutura transversal que se conecta a todas as atividades acadêmicas e da gestão universitária. Nos dias que vivemos, é impossível dissociar a criação, expansão e excelência de uma universidade, sem a inovação tecnológica e a entrega de serviços informatizados para a comunidade.

A Pró-Reitoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (PROTIC) foi instituída para transcender o suporte técnico de soluções tecnológicas, apoiando e sustentado através da tecnologia o ensino, a pesquisa, extensão e estrutura administrativa, transformando-se em agente crítico na consolidação da estratégia de atuação da UFR. Dentre seus principais desafios estão o apoio e integração de novas tecnologias nos métodos de ensino, maior eficiência e eficácia no trâmite de informações e processos administrativos, ampliação e agilidade na interação professor/aluno, adequação e capacitação da comunidade nas TIC, e demais atividades para otimização da realização do Projeto Pedagógico Institucional e Plano de Desenvolvimento Institucional.

Objetivos a serem atingidos

  • Atuar em ações e apoio no nível estratégico, tático e operacional da UFR;
  • contribuir para o alinhamento do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFR através do Plano Diretor de TIC, que preconiza a atuação da área;
  • absorver e responder o atendimento às demandas tecnológicas da comunidade acadêmica;
  • fortalecer a atuação estratégica da área de TIC em benefício da instituição;
  • e guiar o uso intensivo de TIC em todos os órgãos da UFR.

Competências da PROTIC

  • Detectar as áreas estratégicas da UFR que carecem de soluções de tecnologia da informação e comunicação;
  • Apoiar o Comitê de Governança Digital (CGD), principalmente na elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC);
  • Planejar, coordenar, organizar, executar e avaliar as atividades de tecnologia da informação e comunicação, com base no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e no PDTIC;
  • Planejar, contratar, manter e controlar os recursos que compõem a infraestrutura de TIC;
    Apoiar o Comitê de Segurança da Informação (CSI) na elaboração, aplicação, monitorização e disseminação da política de segurança da informação;
  • Realizar atendimento técnico em toda infraestrutura de rede lógica e computacional, viabilizando e otimizando o uso dos recursos de TIC;
  • Aperfeiçoar as atividades e serviços prestados aos usuários de TIC;
  • Definir, aperfeiçoar, implementar e avaliar as diretrizes e metodologias de desenvolvimento e implantação de sistemas de informação;
  • Contribuir na realização de mapeamento e aperfeiçoamento de processos nos setores da UFR, bem como a melhoria e integração destes na estrutura da universidade;
  • Promover a qualidade e garantir a disponibilidade dos sistemas de informação;
  • Desenvolver e divulgar normas e padrões de uso de infraestrutura e serviços de TIC;
  • Aderir e propor mecanismos de alinhamento às políticas de TIC sugeridas pelo Governo Federal e pela UFR;
  • Planejar, formular, executar e avaliar atividades de capacitação para os usuários de TIC;
  • Produzir relatórios, manuais, guias, projetos, entre outros;