A Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) constitui um componente fundamental para o desenvolvimento institucional, devido a sua estrutura transversal que se conecta a todas as atividades acadêmicas e da gestão universitária. Nos dias que vivemos, é impossível dissociar a criação, expansão e excelência de uma universidade, sem a inovação tecnológica e a entrega de serviços informatizados para a comunidade.
A Pró-Reitoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (PROTIC) foi instituída para transcender o suporte técnico de soluções tecnológicas, apoiando e sustentado através da tecnologia o ensino, a pesquisa, extensão e estrutura administrativa, transformando-se em agente crítico na consolidação da estratégia de atuação da UFR. Dentre seus principais desafios estão o apoio e integração de novas tecnologias nos métodos de ensino, maior eficiência e eficácia no trâmite de informações e processos administrativos, ampliação e agilidade na interação professor/aluno, adequação e capacitação da comunidade nas TIC, e demais atividades para otimização da realização do Projeto Pedagógico Institucional e Plano de Desenvolvimento Institucional.
Objetivos a serem atingidos
- Atuar em ações e apoio no nível estratégico, tático e operacional da UFR;
- contribuir para o alinhamento do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFR através do Plano Diretor de TIC, que preconiza a atuação da área;
- absorver e responder o atendimento às demandas tecnológicas da comunidade acadêmica;
- fortalecer a atuação estratégica da área de TIC em benefício da instituição;
- e guiar o uso intensivo de TIC em todos os órgãos da UFR.
Competências da PROTIC
- Detectar as áreas estratégicas da UFR que carecem de soluções de tecnologia da informação e comunicação;
- Apoiar o Comitê de Governança Digital (CGD), principalmente na elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC);
- Planejar, coordenar, organizar, executar e avaliar as atividades de tecnologia da informação e comunicação, com base no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e no PDTIC;
- Planejar, contratar, manter e controlar os recursos que compõem a infraestrutura de TIC;
Apoiar o Comitê de Segurança da Informação (CSI) na elaboração, aplicação, monitorização e disseminação da política de segurança da informação; - Realizar atendimento técnico em toda infraestrutura de rede lógica e computacional, viabilizando e otimizando o uso dos recursos de TIC;
- Aperfeiçoar as atividades e serviços prestados aos usuários de TIC;
- Definir, aperfeiçoar, implementar e avaliar as diretrizes e metodologias de desenvolvimento e implantação de sistemas de informação;
- Contribuir na realização de mapeamento e aperfeiçoamento de processos nos setores da UFR, bem como a melhoria e integração destes na estrutura da universidade;
- Promover a qualidade e garantir a disponibilidade dos sistemas de informação;
- Desenvolver e divulgar normas e padrões de uso de infraestrutura e serviços de TIC;
- Aderir e propor mecanismos de alinhamento às políticas de TIC sugeridas pelo Governo Federal e pela UFR;
- Planejar, formular, executar e avaliar atividades de capacitação para os usuários de TIC;
- Produzir relatórios, manuais, guias, projetos, entre outros;