Apresentação

Por thiagocardassi Publicado em: 22/07/2020 18:07 | Última atualização: 01/12/2021 11:12

A Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) constitui um componente fundamental para o desenvolvimento institucional devido a sua estrutura transversal que se conecta a todas as atividades acadêmicas e de gestão universitária. Atualmente, é impossível dissociar a criação, expansão e excelência de uma universidade sem a inovação tecnológica e a entrega de serviços informatizados para a comunidade.

A Pró-Reitoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (PROTIC) foi instituída para transcender os serviços de suporte técnico, apoiando e sustentando as práticas de ensino, pesquisa, extensão e inovação, bem como auxiliando a gestão da estrutura administrativa por meio das tecnologias. Desta forma, a Universidade Federal de Rondonópolis entende que os serviços de informação e comunicação não apenas suportam sua comunidade de forma passiva, mas integram parte fundamental das estratégias de consolidação da universidade, participando ativamente como agente crítico, produtor de conhecimento e de tecnologias, e apoiador das políticas acadêmicas da instituição.

Dentre os principais desafios da PROTIC estão o apoio e integração de novas tecnologias aos métodos de ensino, a promoção de maior eficiência e eficácia no trâmite de informações e processos administrativos, a ampliação e agilidade na interação professor/aluno, adequação e capacitação da comunidade nas tecnologias da informação e comunicação, e demais atividades necessárias para otimização e efetuação do Projeto Pedagógico Institucional e Plano de Desenvolvimento Institucional.

 

Objetivos a serem atingidos

  • Atuar em ações e apoio no nível estratégico, tático e operacional da UFR;
  • contribuir para o alinhamento do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFR através do Plano Diretor de TIC, que preconiza a atuação da área;
  • absorver e responder o atendimento às demandas tecnológicas da comunidade acadêmica;
  • fortalecer a atuação estratégica da área de TIC em benefício da instituição;
  • e guiar o uso intensivo de TIC em todos os órgãos da UFR.

 

Competências da PROTIC

  • Detectar as áreas estratégicas da UFR que carecem de soluções de tecnologia da informação e comunicação;
  • Apoiar o Comitê de Governança Digital (CGD), principalmente na elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC);
  • Planejar, coordenar, organizar, executar e avaliar as atividades de tecnologia da informação e comunicação, com base no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e no PDTIC;
  • Planejar, contratar, manter e controlar os recursos que compõem a infraestrutura de TIC;
    Apoiar o Comitê de Segurança da Informação (CSI) na elaboração, aplicação, monitorização e disseminação da política de segurança da informação;
  • Realizar atendimento técnico em toda infraestrutura de rede lógica e computacional, viabilizando e otimizando o uso dos recursos de TIC;
  • Aperfeiçoar as atividades e serviços prestados aos usuários de TIC;
  • Definir, aperfeiçoar, implementar e avaliar as diretrizes e metodologias de desenvolvimento e implantação de sistemas de informação;
  • Contribuir na realização de mapeamento e aperfeiçoamento de processos nos setores da UFR, bem como a melhoria e integração destes na estrutura da universidade;
  • Promover a qualidade e garantir a disponibilidade dos sistemas de informação;
  • Desenvolver e divulgar normas e padrões de uso de infraestrutura e serviços de TIC;
  • Aderir e propor mecanismos de alinhamento às políticas de TIC sugeridas pelo Governo Federal e pela UFR;
  • Planejar, formular, executar e avaliar atividades de capacitação para os usuários de TIC;
  • Produzir relatórios, manuais, guias, projetos, entre outros.

 

Missão

  • Construir, implementar e gerenciar as políticas de tecnologia da informação e comunicação no âmbito da Universidade Federal de Rondonópolis, de forma a contribuir para que a comunidade acadêmica, formada por docentes, discentes e técnicos administrativos, possa executar com eficiência as atividades de ensino, pesquisa, extensão, inovação e rotinas administrativas da instituição.

 

Valores

  • Foco no usuário, colaboração, inovação e transparência são os valores da PROTIC. Esses são os comportamentos e habilidades compartilhados pela equipe para atender a toda comunidade acadêmica da UFR.
FOCO NO USUÁRIO

Buscamos, ouvimos e respondemos às necessidades de nossos usuários

Promovemos este valor por:

  • Oferecer soluções de qualidade e responsabilizar-nos pelo acompanhamento;
  • Promover consultoria institucional, acessível, proativa e empática;
  • Focar nos serviços mais valorizados pela comunidade acadêmica.
COLABORAÇÃO

Trabalhamos em conjunto de forma à valorizar os conhecimentos e ideias uns dos outros

Promovemos este valor por:

  • Valorizar, construir e manter relações interfuncionais;
  • Promover inclusão de colaboradores e pautar nossas ações pelo respeito à novas e diferentes perspectivas;
  • Compartilhar os sucessos e aprender com os erros uns dos outros.
INOVAÇÃO

Incentivamos e experimentamos novos conceitos e ideias, básicas e de ponta

Promovemos este valor por:

  • Aprimorar continuamente a forma como trabalhamos e prestamos serviços;
  • Reconhecer, abraçar e celebrar novas ideias, conceitos e tecnologias;
  • Demonstrar curiosidade e desejo de investir em riscos calculados para aprender e evoluir.
TRANSPARÊNCIA

Agimos com integridade ética e praticamos comunicação honesta, respeitosa e bidirecional

Promovemos este valor por:

  • Equilibrar a fala com a escuta ativa;
  • Incentivar a livre-expressão de maneira à construir confiança mútua;
  • Dar e receber de maneira proativa feedback positivos e construtivos.

 

Local e horário de funcionamento

A Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação fica localizada no prédio entre o Restaurante Universitário e o Bloco Central (Bloco A). O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 07h às 11h e das 13h às 17h.