UFR visita terra indígena Tadarimana e divulga edital

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) realizou, nesta terça-feira (29), uma visita à Terra Indígena Tadarimana, território e lar da etnia Boé-Bororo. A visita teve como objetivo divulgar o edital de processo seletivo especial de indígenas para o provimento de vagas nos cursos de graduação presencial da UFR.
Por meio deste seletivo, a universidade oferta 50 vagas para candidatos autodeclarados indígenas, para além das vagas de ações afirmativas já contempladas no sistema próprio de ingresso. Esta é uma medida de democratização do ensino superior que cria condições de acessibilidade para candidatos indígenas que não fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), uma vez que a classificação se dará exclusivamente por meio do histórico escolar do ensino médio.
A comitiva da UFR foi recebida pelo cacique Cícero Kuduropa que organizou uma roda de conversa para que a equipe da universidade pudesse dialogar e apresentar as políticas de incentivo da instituição. A iniciativa também tentou identificar as dificuldades de acesso e permanência dos povos indígenas no Ensino Superior.
A Terra Indígena Tadarimana possui grande relevância histórica, cultural e ambiental. Segundo a Prefeitura Municipal de Rondonópolis, levantamentos apontam que, além da aldeia central, habitam pelo menos outras 11 comunidades no território conhecido como “Reserva Tadarimana”, que concentra 12 aldeias, com 190 famílias e cerca de 670 pessoas.
O cacique Cícero, líder local, explicou que o povo indígena não quer mais ser apenas professor ou enfermeiro. Também quer ser engenheiro, médico, psicólogo, advogado… entre outras tantas profissões.
Desta forma, a Universidade Federal de Rondonópolis criou o edital de seletivo especial para indígenas, que reserva 2 vagas em todos os cursos de graduação presencial para pessoas autodeclaradas indígenas, para além daquelas vagas que já estão previstas nas ações afirmativas PPI (pretos, pardos e indígenas).
De acordo com o vice-reitor da UFR, professor Renato Nataniel Wasques, o edital foi construído com o objetivo de abrir as portas de todos os cursos de graduação da universidade para estudantes indígenas. “A perspectiva e a esperança é que a gente receba por meio deste edital 50 estudantes indígenas. Então, o edital está construído para facilitar o acesso, para desburocratizar o acesso. A universidade não é um lugar distante, não é um lugar inalcançável. A gente quer fazer com que ela esteja próxima dos povos indígenas”, afirmou o professor durante a visita.
As inscrições para o processo seletivo especial de indígenas são gratuitas e devem ser feitas de forma online entre os dias 3 e 14 de fevereiro, por meio da Central de Ingresso da UFR, disponível neste endereço eletrônico. Os(as) candidatos(as) terão a possibilidade de selecionar até dois cursos (primeira e segunda opção de curso) no ato da inscrição.
Além do vice-reitor, participaram da visita a pró-reitora de ensino de graduação, professora Niedja Leal; o pró-reitor de ações afirmativas e assuntos estudantis, Adinael Trindade, junto da equipe da PRAE; o pró-reitor de tecnologia da Informação e Comunicação, professor Heinsten Leal dos Santos, e equipe da PROTIC; o coordenador do curso de licenciatura intercultural indígena, professor Ariel dos Santos; a coordenadora institucional do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), professora Talita Freitas; o professor aposentado Paulo Isaac, doutor em Ciências Sociais/Antropologia/Etnologia brasileira; e a indigenista da coordenação técnica local da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Simone de Souza.


