PROPGP divulga diversos editais para apoio a pesquisa e fortalecimento das pós-graduações na UFR
Na data de hoje (26), foram lançados editais para apoio a pesquisa e fortalecimento das pós-graduações na UFR, são eles:
Chamada pública MCTI/FINEP/FNDCT – Infraestrutura de pesquisa – PROINFRA 2024 para a seleção de propostas voltadas à expansão e ao desenvolvimento da infraestrutura de pesquisa no Brasil. A iniciativa busca conceder apoio financeiro a projetos que fortaleçam a capacidade científica e tecnológica do país, impulsionando avanços em ciência, tecnologia e inovação. No âmbito dessa chamada, a Universidade Federal da Rondonópolis abriu a chamada para a escolha de um subprojeto que comporá a proposta institucional, alinhado à linha temática de “Obra Complexa”.
Chamada pública MCTI/FINEP/FNDCT/Centros Temáticos 2024 para a seleção pública de propostas destinadas ao apoio de centros nacionais de infraestrutura científica e tecnológica de caráter temático. A iniciativa tem como foco principal as áreas estratégicas de transição energética, transição ecológica, transformação digital, saúde e defesa. A chamada prevê a seleção de um subprojeto que integrará a proposta institucional a ser submetida à Chamada Pública MCTI/FINEP/FNDCT – Centros Temáticos 2024. Acesse a íntegra da chamada:
Interessados nos editais FINEP podem acessar a chamada em https://ufr.edu.br/propgp/finep/
Chamada interna – Programa Pró-Equipamentos (CAPES). A Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa (UFR) torna público a CHAMADA INTERNA PROPGP/DPG – Programa Pró-Equipamentos (Portaria CAPES Nº 347, de 21 de novembro de 2024). O Programa Pró-Equipamentos visa apoiar a aquisição de equipamentos para a melhoria da infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica dos Programas de Pós-Graduação nas Instituições de Ensino Superior – IES e nos Institutos de Pesquisa públicos ou privados sem fins lucrativos.
Interessados neste edital devem acessar a chamada em https://ufr.edu.br/propgp/editaisechamadas/
Edital suplementar para Exame Nacional de Acesso (ENA) 2025. A Comissão Acadêmica Nacional do PROFNIT (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação) torna pública a realização do Exame Nacional de Acesso (doravante designado ENA25 SUPLEMENTAR) para ingressantes no PROFNIT no ano letivo de 2025. Essa ação é exercida no âmbito das atribuições definidas pelo Art. 3º do Estatuto do FORTEC – Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia e Art.8o e Art.14 do Regimento do PROFNIT. O PROFNIT foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES do Ministério da Educação em sua 159ª reunião do CTC em 19 de junho de 2015. É um programa de pós-graduação stricto sensu Profissional, em Rede Nacional, em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, conferindo o título de Mestre. O curso tem como objetivo a formação de recursos humanos já engajados ou dispostos a atuar nas competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) determinadas por Lei e dos Ambientes Promotores de Inovação nos diversos setores acadêmicos, empresarial, governamental, organizações sociais, entre outros. O PROFNIT é um curso gratuito, presencial, com duração máxima de 24 (vinte e quatro) meses. O PROFNIT é coordenado pela Comissão Acadêmica Nacional (CAN), que opera sob a égide da Diretoria do FORTEC e do Ponto Focal Sede, a Universidade Federal de Alagoas.
Nesta seleção, serão disponibilizadas 10 vagas para a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). As inscrições para o ENA 2025 serão realizadas no período de de 12h00 (horário oficial de Brasília) do dia 24/12/2024 até 23h59 (horário oficial de Brasília) do dia 31/01/2025, exclusivamente na página do PROFNIT Nacional, na internet (www.profnit.org.br).
Interessados no edital devem acessar o link https://ufr.edu.br/propgp/editais-stricto-sensu/