Evento

UFR participa de inauguração de residencial com presença do presidente da República

Por Thiago Cardassi Publicado em: 03/03/2023 10:03 | Última atualização: 03/03/2023 11:03

Nesta sexta-feira (3), a equipe de gestão da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) e membros da comunidade acadêmica (estudantes, professores e técnicos da instituição) participam das solenidades de inauguração das unidades habitacionais do residencial Celina Bezerra.

A cerimônia contará com a presença do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado de sua equipe e outras autoridades do estado e do município. A entrega das chaves será feita pelo próprio presidente que deve discursar junto dos ministros Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária), Jader Barbalho Filho (Cidades) e da presidenta do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros.

A Reitora da UFR, professora Analy Polizel, confirmou presença à convite do prefeito da cidade, José Carlos do Pátio. De acordo com a Reitora, este é um momento simbólico para os cidadãos rondonopolitanos e para a UFR, uma vez que essa será a primeira viagem oficial do presidente ao interior do Centro-Oeste após a posse.

“A visita do presidente sinaliza um desejo por parte do Governo Federal em estar mais próximo das demandas populares e da educação. É um evento importante para a cidade de Rondonópolis e um aceno para investimentos em nossa região. A UFR sempre manteve uma postura de diálogo com todos os setores com o objetivo de viabilizar projetos estratégicos nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação. Queremos nos colocar à serviço do Brasil por meio da produção científica, desenvolvimento tecnológico, utilização de energia limpa, incentivo à produção agropecuária consciente e sustentável e formação de professores e profissionais em geral que trabalhem para promover a responsabilidade social e a redução das desigualdades em nosso país”, explicou a reitora.

Em janeiro deste ano, a reitora da UFR participou de uma reunião junto à dirigentes das universidades e institutos federais de todo o Brasil. Na ocasião, o presidente da República reafirmou o compromisso do governo com os investimentos necessários para o avanço da educação e da ciência. Além disso, garantiu que autonomia das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) será respeitada, prometeu realizar encontros anuais com os reitores e cobrou responsabilidade na administração dos recursos públicos.

Normas para garantir a segurança

Na agenda presidencial, a visita está marcada para às 10h desta sexta-feira (3), porém desde as 7h o movimento é grande nas vias de acesso ao residencial Celina Bezerra. A prefeitura de Rondonópolis garantiu que o transporte coletivo será gratuito em todas as linhas das 5h às 23h dentro do município.

Para garantir a segurança de todos, quem for participar do evento deve estar atento às orientações de acesso publicadas pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Setrat). Uma série de normas também devem ser obedecidas. O sítio eletrônico da prefeitura divulgou que não será permitida a entrada no local com garrafas, embalagens de alumínio, objetos perfurantes, vidros, guarda-chuvas e capacetes. Álcool em gel somente poderá ser levado em embalagens de até 100 ml. Alimentos devem ser embalados, frutas picadas em recipientes plásticos, sanduíches e biscoitos devem ser embrulhados em papel alumínio e não são permitidos talheres. Somente serão permitidas bandeiras sem haste.

A recomendação é para que as pessoas não portem mochilas ou bolsas de maior tamanho para evitar atrapalhar o fluxo da revista de segurança. No local do evento, serão montados pontos sinalizados para a disponibilização de água e será reservado espaço separado para o público preferencial.

Foto aérea do residencial Celina Bezerra. Autoria: Gabinete de Comunicação da prefeitura de Rondonópolis

Equipe de gestão da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Autoria: Assessor da reitora, Abraão Pereira

Expectativa é que milhares de cidadãos rondonopolitanos participem do evento. Autoria: Assessor da reitora, Abraão Pereira