Saiba como realizar o procedimento de trancamento de matrícula

A Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), com apoio da Pró-reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (PROTIC), da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), produziu um vídeo tutorial para explicar aos estudantes VETERANOS como realizar o trancamento de matrícula por meio meio do Portal de Sistemas Integrados. Já os estudantes CALOUROS  devem seguir as instruções dispostas na seção Perguntas Frequentes – Período 2020/1  disponível no Portal do Estudante da UFR.

Clique no vídeo abaixo para assistir o procedimento:

Como acessar o SIGA e realizar o ajuste de matrícula pelo coordenador de curso

A Coordenadoria de Comunicação e Conteúdos Digitais, da Pró-reitoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (PROTIC), disponibiliza aos estudantes da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) um guia informativo para explicar como acessar o Sistema de Informações de Gestão Acadêmica (SIGA) e realizar a solicitação de ajuste de matrícula pelo coordenador de curso, recurso disponível até o dia 26 de setembro para aqueles acadêmicos que perderam o prazo de ajuste ou tiveram problemas na solicitação.

O SIGA é um sistema que organiza e apresenta todas as informações a respeito da progressão acadêmica do estudante. Para acessá-lo rapidamente, o estudante pode clicar na opção Sistemas Integrados, localizada na barra de atalhos no cabeçalho do website da UFR e seguir os passos explicados detalhadamente no Tutorial de acesso ao SIGA.

A utilização do SIGA deve ser realizada por meio de um computador, uma vez que o sistema não é compatível com navegadores de smartphones. O tutorial também apresenta um guia para resolver os principais problemas que eventualmente podem surgir na operação. Caso, mesmo assim, encontre dificuldades no acesso, o estudante pode entrar em contato com o suporte técnico para tirar dúvidas por meio dos e-mails suporte.tic@ufr.edu.br ou ces@ufmt.br.

Clique no link abaixo para realizar o download do Tutorial e assista o vídeo demonstrativo:

Tutorial de acesso ao SIGA

Edital Auxílio Inclusão: Aprenda a criar uma conta no SEI!

A Pró-Reitoria de Extensão, Cultura, Esporte e Assuntos Estudantis (PROECE) publicou nesta segunda-feira (31), os  Editais de Auxílio Inclusão Digital. Um dos requisitos para solicitar o benefício é ter uma conta ativa no Sistema Eletrônico de Informações (SEI!) da Universidade Federal de Rondonópolis. Confira neste texto como criar e validar sua conta no SEI!

O QUE É O SEI!

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI!) é uma ferramenta de criação de processos eletrônicos e gestão de documentos utilizado pela Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) que promove a eficiência administrativa da instituição. Por meio dele, estudantes, servidores e comunidade externa podem gerar processos de forma remota em qualquer computador com acesso a internet. A implementação desse sistema representa uma economia de recursos materiais e de tempo de trânsito dos processos, tornando mais ágil e seguro esse procedimento.

COMO CRIAR UMA CONTA NO SEI!

Para utilizar o SEI! é necessário criar uma conta no sistema. Para fazer isso, localize no cabeçalho do site eletrônico da UFR a barra de atalhos para os principais sistemas e contatos da universidade. Clique na opção SEI!

Existem duas modalidades de acesso. Estudantes devem selecionar a segunda modalidade: SEI: ESTUDANTE E USUÁRIO EXTERNO. Quando for direcionado para a tela de acesso, escolha a opção Clique aqui se você ainda não está cadastrado e depois escolha Clique aqui para continuar. Preencha o cadastro com todas as informações solicitadas e o código gerado. Depois clique na opção Enviar.

Para validar o cadastro será necessário digitalizar 1) seu Comprovante de Residência (atual); 2 seu RG e CPF ou outro documento de identidade no qual conste CPF. Depois encaminhe os arquivos para o e-mail: sei@ufmt.br

A liberação do cadastro ocorrerá em até 2 dias úteis após o envio dos documentos.