UFR oferece 1147 vagas para graduação no SiSU 2021

A partir desta terça-feira (06), iniciam as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2021 para concorrer a vagas em universidades e instituições de ensino públicas de todo o país. Neste ano, a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) irá oferecer 100% de suas vagas por meio do SiSU para ingresso nos cursos de graduação em 2021. Serão ofertadas 1.147 vagas ao todo, sendo 570 vagas ofertadas para a ampla concorrência e 577 vagas ofertadas para atendimento da política de cotas, de acordo com a Lei nº 12.711/2012.

Os candidatos interessados em fazer graduação presencial na UFR deverão acessar o site do SiSU até sexta-feira (09) para se candidatarem às vagas oferecidas pela instituição. Podem participar apenas estudantes que participaram do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que obtiveram nota na redação maior que zero e não tenham participado na condição de treineiro. Os candidatos com melhor classificação no Enem são selecionados de acordo com suas notas no exame.

Durante o período de inscrição, uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte (menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência. A nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada. O sistema não faz o cálculo em tempo real e a nota de corte é modificada de acordo com a nota dos inscritos. A nota de corte só será informada pelo sistema a partir do segundo dia de inscrição.

O resultado da chamada única da primeira edição de 2021 do Sisu será divulgado em 13 de abril. E de 14 a 19 de abril será o período para efetuar a matrícula ou o registro acadêmico na instituição de ensino para a qual o candidato tenha sido selecionado.

Quem não for selecionado na chamada única do Sisu poderá disputar uma das vagas ofertadas por meio da lista de espera. O prazo para manifestar interesse em participar da lista de espera será de 13 a 19 de abril.

O Edital completo do Processo Seletivo UFR 2020 está disponível para download neste endereço eletrônico. Pedimos à todos os candidatos que façam o download e se informem. Os demais documentos como formulários, declarações e informações a respeito da heteroidentificação podem ser consultados na seção de Ingressos do website da UFR.

Todas as informações a respeito do Processo de inscrição podem ser consultadas na seção de dúvidas do website eletrônico do SiSU ou pelo telefone 0800-616161. Caso seja necessário atendimento da UFR, as dúvidas podem ser encaminhadas para o Registro Escolar por meio do contato registroescolar@ufr.edu.br ou pelo whatsapp da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (66) 3410-4166.

 

EDITAL_Edital completo do Processo Seletivo UFR 2020

MEC divulga calendário para participação no Sisu 2021

O Secretário de Educação Superior, Wagner Vilas Boas de Souza, tornou público o cronograma e demais procedimentos relativos ao processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada – Sisu referente à primeira edição de 2021. A informação foi publicada nesta quinta-feira (11) no Diário Oficial da União.

O período de inscrição será de 6 a 9 de abril, exclusivamente, na página do Sisu, disponível pelo endereço eletrônico: sisu.mec.gov.br

Para participar do Sisu do primeiro semestre de 2021 será exigido que o candidato tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição de 2020, obtido nota superior a zero na prova de redação, e não tenha participado do Enem na condição de treineiro.

O resultado da chamada única da primeira edição de 2021 do Sisu será divulgado em 13 de abril. E de 14 a 19 de abril será o período para efetuar a matrícula ou o registro acadêmico na instituição de ensino para a qual o candidato tenha sido selecionado.

Quem não for selecionado na chamada única do Sisu poderá disputar uma das vagas ofertadas por meio da lista de espera. O prazo para manifestar interesse em participar da lista de espera será de 13 a 19 de abril.

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação, gerenciamento pela Secretaria de Educação Superior, no qual as instituições públicas de educação superior, sejam elas federais, estaduais ou municipais, ofertam vagas a serem disputadas por candidatos inscritos em cada edição.

Acesse aqui a publicação realizada no Diário Oficial com todas as informações a respeito do Sisu 2021.

Matrícula de aprovados inicia na quinta-feira (30)

A Universidade Federal de Rondonópolis informa que já está disponível o cronograma de matrícula atualizado dos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). o período de pré-matrícula, acontecerá de quinta-feira (30) até às 23h59 de terça-feira (04), horário de Cuiabá, e será realizado de maneira online.

Os aprovados deverão acessar a Central de Ingresso e encaminhar a documentação solicitada bem como preencher os dados socioeconômicos. Os arquivos deverão ser enviados em formato digitalizado (.pdf, .jpg, ou .jpeg), com todas as informações legíveis e com tamanho máximo de 5mb cada. O sistema ainda salvará o progresso dos candidatos, permitindo que parem de enviar a documentação e retornem em outro momento.

 

Suporte

Uma vez que a oferta de vagas pelo SiSU é planejada com meses de antecedência, os cursos ofertados pela UFR ainda permanecem vinculados à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), câmpus Rondonópolis, já que o processo de emancipação efetivou-se apenas em janeiro de 2020. Durante a pré-matrícula online, a UFMT disponibilizará uma central de atendimento telefônico pelo número (65) 3615-8626, que funcionará das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30, nos dias 30 e 31 de janeiro e 3 e 4 de fevereiro, no horário de Mato Grosso.

Além disso, serão disponibilizados computadores no Laboratório de Informática da Biblioteca da UFR para acesso à internet e o upload dos documentos necessários.

Comunicado sobre SiSU e Matrículas 2020

 

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) decidiram adiar o cronograma de matrículas de 2020, originalmente programado para ter início nesta quarta-feira (29). O motivo é o impasse judicial sobre o resultado do Sistema de Seleção Unificado (SiSU).

Uma vez que a oferta de vagas pelo SiSU é planejada com meses de antecedência, os cursos ofertados pela UFR ainda permanecem vinculados à Universidade Federal de Mato Grosso, câmpus Rondonópolis, já que o processo de emancipação efetivou-se apenas em janeiro de 2020.

Assim que o Ministério da Educação (MEC) divulgar o resultado oficial de aprovados, a UFMT deverá divulgar um novo cronograma. A Instituição reforça que a primeira etapa de matrícula, que consiste na pré-matrícula online, será realizada pela internet. Sendo assim, candidatos de outras cidades ou estados não precisarão se deslocar  para realizarem a pré-matrícula online.

UFR oferece 1147 vagas pelo SiSU

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) oferece 1147 vagas para novos estudantes de graduação por meio do Sistema de Seleção Unificado (SiSU). São 19 cursos de graduação em diversas áreas do conhecimento através do portal do programa.

Para inscrever-se os candidatos devem ter realizado o Enem de 2019 e obtido na redação nota que não seja zero. Confira o site do Sisu para mais informações sobre as datas e procedimentos de inscrição no programa.

Uma vez que a oferta de vagas pelo SiSU é planejada com meses de antecedência, os cursos ofertados pela UFR ainda permanecem vinculados à Universidade Federal de Mato Grosso, câmpus Rondonópolis, já que o processo de emancipação efetivou-se apenas em janeiro de 2020.

Os cursos oferecidos nessa edição do SiSU são: Administração, Biblioteconomia, Ciências Biológicas (bacharelado), Ciências Biológicas (licenciatura), Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Enfermagem, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Mecânica, Geografia, História, Letras – Língua Inglesa, Letras – Língua Portuguesa, Matemática, Medicina, Pedagogia, Psicologia, Sistemas de Informação, Zootecnia.

É possível consultar a disponibilidade de vagas, turno de funcionamento, e grau de titulação neste link. As inscrições para o SiSU acontecem dentre os dias 21 e 24 de janeiro somente por meio do site do programa.