UFR oferece parceria com plataforma de cursos internacionais edX

A Secretaria de Relações Internacionais (SecRI) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) reforça a parceria firmada com a plataforma online edX. O provedor americano de cursos de formação e aprimoramento online foi criado por Harvard e MIT e oferece uma ampla variedade de cursos de nível universitário.

Centenas de aulas ofertadas por instituições de excelência internacional estão disponíveis de forma gratuita para estudantes e servidores da UFR que possuam o e-mail institucional @ufr.edu.br. Na edX é possível inscrever-se em vários cursos, desde que o usuário os finalize até 31 de julho de 2021.

Para se inscrever os interessados devem utilizar o e-mail institucional @ufr.edu.br para criar uma conta de usuário no website da plataforma edX e depois enviar uma mensagem para a Secretaria de Relações Internacionais por meio do contato internacional@ufr.edu.br e confirmar o cadastro.

Caso ainda não possua o e-mail institucional, solicite por meio da opção serviços digitais, localizada na barra de menus do website da UFR, ou clique aqui para ser redirecionado para a página de solicitação de e-mail. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Secretaria de Relações Internacionais.

 

SECRI divulga Edital da UFMT de Mobilidade Acadêmica Internacional

A Secretaria de Relações Internacionais da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) divulga o Edital SECRI/UFMT 001/2021 de Mobilidade Acadêmica Internacional Virtual, para estudantes de graduação, em parceria com  a Universidade de Talca (UTALCA), do Chile.

Serão ofertadas mais de 200 disciplinas de graduação em diferentes cursos no primeiro semestre de 2021, de março a julho, nos campi Talca, Linhares, Santiago, LBI Santiago e Curico.

O prazo para inscrição será de 07/01/2021 até as 23h59min do dia 13/01/2021,horário de Cuiabá, e as inscrições deverão ser realizadas exclusivamente através de processo via sistema SEI, intitulado SECRI-Mobilidade Internacional.

O idioma oficial de todas as disciplinas será o espanhol e o estudante interessado deverá escolher até 02 (duas) disciplinas em um dos cursos disponíveis.

Esta parceria foi realizada no âmbito do Programa de Intercâmbio Internacional para Estudantes (PIIE) e acordo de cooperação internacional bilateral firmado entre a Universidad de Talca e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

 


EDITAL SECRI/UFMT 001/2021 – Mobilidade Virtual

UFR realiza novas parcerias com plataformas online de cursos de formação e aprimoramento

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) tem fechado novas parcerias com plataformas online de cursos de formação e aprimoramento. Na plataforma edX, provedor americano de cursos online abertos criado por Harvard e MIT, é possível realizar uma ampla variedade de cursos de nível universitário. Já o Coursera foi criado pelas universidades americanas da Pennsylvania, Stanford, Michigan e Princeton, e tem o intuito de oferecer cursos online gratuitos e massivos (MOOCs – Massive Open Online Courses).

Centenas de aulas ofertadas por instituições de excelência internacional estão disponíveis de forma gratuita para estudantes e servidores da UFR que possuam o e-mail institucional @ufr.edu.br. Na edX é possível inscrever-se em vários cursos, desde que o usuário finalize-os até 31 de julho de 2021. No Coursera, a parceria com a UFR oferece um plano básico que disponibiliza 1 curso grátis por ano.

Para se inscrever nos cursos da edX e Coursera, os interessados devem enviar um e-mail para internacional@ufr.edu.br e proceder o registro do seu e-mail institucional junto às plataformas parceiras. De acordo com o Secretário de Relações Internacionais da UFR, professor Jofran Oliveira, esta é uma iniciativa que visa promover a internacionalização junto à comunidade universitária, conforme o Plano Institucional de Internacionalização (PII) recém aprovado pelo CONSUNI da UFR.

SECRI divulga Boletim com diagnóstico de internacionalização

A Secretaria de Relações Internacionais (SECRI) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), publicou nesta sexta-feira (07) o primeiro Boletim Informativo da unidade. No material divulgado, a SECRI apresenta detalhes do diagnóstico de internacionalização traçado a partir dos dados da pesquisa pública realizada com docentes e técnicos administrativos em educação entre os dias 06 e 21 de junho.

Os resultados apontam que, apesar da pouca experiência internacional dos servidores da UFR, existe um grande interesse com relação às atividades de capacitação no exterior e à promoção de acordos de cooperação com instituições internacionais. De modo geral, os servidores acreditam que a internacionalização da UFR apresenta potencial para aprimorar as atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária. Ainda de acordo com a conclusão do relatório, a política linguística da UFR surge enquanto uma ferramenta de grande importância e interesse por parte dos servidores. Estes enxergam as ações de internacionalização de forma transversal às ações de ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento na carreira funcional.

O resultado do diagnóstico servirá de base para a construção de um Plano de Internacionalização Institucional moderno e que reflita as necessidades apresentadas pelos servidores.

Maiores informações, dúvidas ou Sugestões podem ser enviadas para o e-mail internacional@ufr.edu.br

 

Clique aqui para acessar o Boletim Informativo SECRI n.1

Prorrogado acesso gratuito ao Coursera para alunos da UFR

Foi prorrogada a parceria estabelecida entre a Universidade Federal de Rondonópolis e a plataforma de cursos online Coursera durante o período de pandemia do COVID-19. Neste projeto, alunos e servidores da UFR possuem acesso gratuito aos cursos oferecidos por Instituições de excelência internacional (como Stanford, Yale, Princeton, UCDavis, Johns Hopkins, Imperial College, dentre outras).

A inscrição nos cursos do Coursera devem ser realizadas por meio deste endereço, e os cursos finalizados até 30/09/2020. Para ter acesso ao benefício é necessário utilizar o e-mail institucional da UFR. Caso ainda não tenha, solicite o seu aqui

Em caso de dúvidas, entrem em contato com a SECRI UFR pelo e-mail internacional@ufr.edu.br ou pelo facebook da SECRI

Chamamento público: Representantes da comunidade universitária na Comissão de Relações Internacionais

A Universidade Federal de Rondonópolis por meio da Reitoria, torna público o edital para preenchimento de vagas na Comissão de Relações Internacionais por um representante Técnico Administrativo em Educação, um Estudante da Graduação e um da Pós-Graduação, em conformidade com a Resolução nº 11 do Conselho Universitário.

O prazo para a inscrição é até dia 10/07/2020. As inscrições são por meio eletrônico enviadas por e-mail. 

Confira no edital as normas e procedimentos para a participação: EDITAL 03 Comissão de Relações Internacionais
Baixe o anexo: ANEXO I – CRI

Participe!

UFR promove parceria inédita com a Coursera durante o período de pandemia do COVID-19

Acadêmicos e servidores da UFR terão acesso gratuito a milhares de cursos oferecidos por Instituições de excelência internacional (Stanford, Yale, Princeton, UCDavis, Johns Hopkins, Imperial College, dentre outras).

Único requisito: Seu email Institucional da UFR! Solicite AQUI

ACADÊMICOS: Acesse AQUI

SERVIDORES: Solicite acesso a plataforma pelo e-mail: internacional@ufr.edu.br

INSCRIÇÕES: Na plataforma Coursera até 31/07/2020.

Os cursos escolhidos deverão ser finalizados até 30/09/2020.

CERTIFICADOS: Alguns cursos cobram taxa para emissão de certificado, é opcional ao usuário, pode-se recusar o certificado, é garantido a realização do curso.