Vacinação contra a gripe (Influenza)

A aplicação de vacina contra a gripe é considerada fundamental para não sobrecarregar a rede de atendimento, facilitar o diagnóstico da covid-19 e evitar casos em que o novo vírus contamine pessoas já debilitadas pelo influenza.

A vacinação contribui para facilitar o diagnóstico, pois a pessoa ao apresentar sintomas semelhantes nas duas doenças, como febre, tosse e cansaço, caso tenha tomado previamente a vacina da gripe é muito mais provável que tenha covid-19. Outra razão para valorizar a imunização é evitar casos em que uma pessoa debilitada por um quadro anterior de gripe seja afetada também pelo coronavírus, ou vice-versa.

Preocupados em garantir o acesso à vacina e minimizar os riscos à saúde, a Reitoria juntamente com o Comitê UFR de enfrentamento ao covid-19, fez parceria com a Secretaria Municipal de Saúde para a disponibilização de doses da vacina aos nossos servidores.

A vacinação acontecerá nesta quinta-feira, dia 28 de maio, das 8 às 11 horas e das 14 às 16 horas no Laboratório de Enfermagem no BLOCO D, o publico alvo serão técnicos e professores da universidade.

A vacina é contraindicada para pessoas com alergia ao ovo.

Resultado de seleção de estudantes para orientação telefônica em caso de sintomas gripais

O Comitê de combate ao coronavírus na Universidade Federal de Rondonópolis apresenta o resultado do edital de seleção para atuarem na orientação telefônica da população sobre as condutas a serem tomadas em casos sintomas respiratórios e/ou gripais do curso de enfermagem e medicina.

Ofício nº 001/2020 – Resultado final do Edital de seleção de estudantes COVID-JHCP

UFR trabalhará em postos alternativos de vacinação

Nesta sexta-feira (27), professores e acadêmicos dos cursos de enfermagem e medicina da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) irão atuar em 14 postos alternativos de vacinação durante a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. O objetivo da campanha, neste primeiro momento, será vacinar o grupo prioritário de pessoas com 60 anos ou mais.

Com o objetivo de evitar aglomerações e proteger a população mais vulnerável ao novo coronavírus (COVID-19), a Universidade Federal de Rondonópolis e a Secretaria Municipal de Saúde realizaram uma parceria para oferecer 14 postos de vacinação alternativos.  A orientação é que pessoas dessa faixa etária se encaminhem para um destes postos ao invés de procurarem as unidades básicas de saúde. No Centro de Especialidades Apoio e Diagnósticos Albert Sabin (CEADAS) haverá a opção de vacinar-se sem sair do próprio automóvel. Confira a lista completa de postos alternativos:

USB PONTO DE VACINAÇÃO
1.      Ceadas Drive Ceadas
2.      Esf Vila Rica Escola Frei Milton
3.      Centro De Saude Amparo Escola Municipal Edivaldo Zulliane Belo
4.      Esf Vila Olinda Escola Municipal Firmicio Alves Barretos
5.      Centro De Saude São Francisco Igreja São Francisco
6.      Esf Mamed Escola Municipal Giselio Da Nobrega
7.      Centro De Saude Conjunto São Jose Escola Domingos Aparecido Dos Santos
8.      Esf Luz D Yara Escola Estadual Daniel Martins De Moura
9.      Esf Atlantico Escola Estadual Elizabeth Freitas Magalhaes
10.    Esf Parque São Jorge Escola Municipal Bonifácio Sachetti
11.    Esf Grande Conquista Salão Da Igreja Comunidade São Miguel Arcanjo
12.    Esf Iguaçu/ Cidade Alta Escola Estadual Renilda
13.    Esfvila Mineira Escola Irma Elza Giovanella
14.    Esf Parque Universitário Oratório Filhos De Dom Bosco

O horário de atendimento e vacinação será das 7h às 11h e das 13 às 17h. Vale ressaltar que a vacina não imuniza contra o novo coronavírus (Covid-19). A composição da vacina é estabelecida anualmente pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com base nas informações recebidas de laboratórios de referência sobre a prevalência das cepas circulantes.