PROECE apoia lançamento do livro: “Memórias escolares de travestis: narrativas de um não-lugar”

As vivências e memórias escolares de travestis são tema do livro de Bruno do Prado Alexandre, que será lançado nesta quinta-feira (25), às 19h, com transmissão online em sua página do Facebook. O lançamento conta com apoio da Coordenação de Arte, Cultura, Esporte e Lazer da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) e terá participação virtual da professora Raquel Gonçalves Salgado, do curso de Psicologia da UFR, que orientou Bruno na pesquisa de mestrado que resultou no livro.

O lançamento ocorre no contexto das gravações do documentário “Ana Rúbia”, protagonizado por Bruno. O projeto foi contemplado no Edital MT Nascentes, segmento Culturas LGBTQIA+, pela Lei Aldir Blanc, com proponência e produção executiva de Dê Silva.

 

Bruno é protagonista de documentário contemplado pelo Edital MT Nascentes/Lei Aldir Blanc

 

Sobre o livro

Na obra, Bruno do Prado Alexandre convida o leitor a enveredar pelas memórias escolares de travestis, desnudando uma realidade em que os “meninos diferentes” causam estranheza e, por isso, não encontram, no interior da escola, espaços e tempos que acolham seus corpos “fora de lugar”. Para essas crianças, o único reconhecimento é o rótulo de “viadinho”.

Destas páginas emerge a voz de uma infância relegada a um não lugar, apartada do direito à sala de aula, ao banheiro, exiladas do convívio nos intervalos e no recreio, da prática de esportes. Memórias carregadas de conflitos e dores, mas também de muita resistência e luta, em que aprenderam a escapar de abusos e agressões, a criar formas de driblar o preconceito.

Emerge, também, a voz – o grito! – de alguém que não se cala diante dessa realidade, que se eleva em defesa da visibilidade social, do direito à vida e à dignidade. É com sensibilidade e ética que Bruno põe em discussão o papel da escola no enfrentamento dessas questões que não cessam de nela existir.

Memórias escolares de travestis: narrativas de um “não lugar” é, portanto, um convite ao diálogo e à reflexão sobre corpos, gêneros e sexualidades no contexto escolar.

 

Livro de Bruno do Prado Alexandre “Memórias escolares de travestis: narrativas de um “não lugar” (Editora Appris)

 

Edital de cadastramento de estudantes para programa de assistência estudantil 2021

Atualização 22/02/2021

A Pró-Reitoria de Extensão, Cultura, Esportes e Assuntos Estudantis (PROECE) informa que houve uma retificação do Edital PROECE/CAE nº 02/2021. Solicitamos atenção para a seguinte alteração:

ONDE SE LÊ:
Cadastro de estudantes de graduação presencial para participação no programa de assistência estudantil
LEIA-SE
Cadastro de estudantes de graduação para participação no programa de assistência estudantil

 

O edital encontra-se disponível para download no final do texto já com a alteração supracitada.


Publicação original em 5/02/2021

A Coordenadoria de Assuntos Estudantis – CAE torna pública a abertura do período para a solicitação de participação no cadastro do Programa de Assistência Estudantil para a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Acesse o documento disponível abaixo para maiores informações e instruções a respeito de como participar do programa.

 

Edital de cadastramento de estudantes de graduação para participação no programa de assistência estudantil

PROECE divulga editais de Bolsa de extensão e Bolsa extensão para ações afirmativas

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), por meio da Pró-reitoria de Extensão, Cultura, Esporte e Assuntos Estudantis (PROECE), torna público os editais: nº 03/CODEX/PROECE/PBExt/2021, de PROGRAMAS DE BOLSA EXTENSÃO; e nº 04/CODEX/PROECE/PBExt/AF/2021, de PROGRAMAS DE BOLSAS EXTENSÃO PARA AÇÕES AFIRMATIVAS, e convoca convoca servidores (as) da UFR, em atividade e/ou aposentados(as), a apresentarem propostas de extensão, com vigência até dezembro/2021.

 

EDITAL nº 03 _ PROECE_PBEXT_2021

EDITAL nº 04_PROECE_PBEXT-AF _ 2021

Seminário de Planejamento da PROECE quer ouvir comunidade acadêmica

Nesta quinta-feira (28), a Pró-reitoria de Extensão, Cultura, Esporte e Assuntos Estudantis (PROECE) promove o Seminário de Planejamento da PROECE para o ano de 2021. O evento será realizado de forma online e transmitido por meio do canal do Youtube da UFR.

O Seminário tem como objetivo traçar um plano estratégico que sirva de base para o planejamento das ações da PROECE que serão executadas em 2021, tais como a formulação de editais de apoio e a distribuição do recurso financeiro.

Neste primeiro momento, a PROECE quer ouvir as avaliações da comunidade acadêmica UFR a respeito das ações executadas no ano passado. Estudantes e servidores estão convidados a participar, dar sua opinião e contribuir com sugestões que auxiliem na construção das próximas políticas de Extensão, Cultura, Esporte e Assuntos Estudantis da UFR.

O Seminário de Planejamento da PROECE acontece nesta quinta-feira (28), das 8h às 11h, no canal do Youtube da UFR.

 

Estudantes que receberam auxílio moradia em pecúnia em 2020 devem realizar prestação de contas

A Pró-Reitoria de Extensão, Cultura, Esporte e Assuntos Estudantis torna publico o Edital nº 1 PROECE/2021, sobre prestação de contas a ser realizada pelos estudantes que possuem vínculo com o Programa de Assistência Estudantil da Universidade Federal de Rondonópolis por terem recebido Auxilio Moradia na forma de pecúnia, entre os períodos de março a dezembro de 2020. É de responsabilidade do beneficiado acompanhar o processo e cumprir as etapas estabelecidas no Edital. O não cumprimento dos prazos previstos, acarretará no desligamento do estudante ao Auxílio Moradia.

 


EDITAL Nº 01 – Auxílio Moradia_Prestação de Contas

Instrução normativa regulamenta o Auxílio Complementar de Alimentação

A Universidade Federal de Rondonópolis, por meio da Pró-reitoria de Extensão, Cultura, Esporte e Assuntos Estudantis (PROECE), homologou a Instrução Normativa (IN) nº2, de 3 de dezembro de 2020, que regulamenta o recebimento do Auxílio Complementar de Alimentação, em caráter excepcional e temporário, pelos estudantes em vulnerabilidade social, atendidos por programas específicos desenvolvidos pela Coordenadoria de Assuntos Estudantis CAE/PROECE.

Clique no endereço abaixo para acessar o documento na íntegra:

 


IN 002 – 2020 – PROECE

Edital de fluxo contínuo para ações de extensão nº10/PROECE/ EXT/2020

A Universidade Federal de Rondonópolis, por meio da Pró-reitoria de Extensão, Cultura, Esporte e Assuntos Estudantis (PROECE), torna público o EDITAL nº10/PROECE/Ext/2020, de fluxo contínuo, e convoca convoca servidores(as) da UFR, em atividade e/ou aposentados(as), a apresentarem propostas de extensão com vigência até dezembro/2022.

 


Edital 10 _ proece _ fluxo contínuo