Mestrado em Engenharia Agrícola (PPGEAgri) abre edital de Seleção 2021

O Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola (PPGEAgri) do Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas da Universidade Federal de Rondonópolis, comunica a abertura de inscrição de candidatos e estabelece normas para o preenchimento de até 12 vagas, nível Mestrado Acadêmico, nas linhas de pesquisa Engenharia de Sistemas Agrícolas e Agroecossistemas. Serão oferecidas vagas nas seguintes áreas:

 

  • Manejo do Solo e Nutrição Mineral de Plantas;
  • Gestão Ambiental Agrícola;
  • Instrumentação e Modelagem Aplicada à Engenharia Agrícola;
  • Fertilidade do Solo;
  • Irrigação e Drenagem;
  • Máquinas e Mecanização Agrícolas;
  • Microbiologia Agrícola e Produção Vegetal.

 

O Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola, nível de Mestrado, com área de concentração em Engenharia Agrícola tem como objetivo principal formar recursos humanos com qualificação acadêmica, senso crítico e formação humanística voltada para docência, pesquisas agrícolas e inovações tecnológicas, fundamental para o desenvolvimento da região Centro-Oeste. O curso tem duração mínima de 12 (doze) e máxima de 24 (vinte e quatro) meses, sendo oferecido para candidatos com curso de graduação na área de Ciências Agrárias ou afins. Requer dedicação integral dos alunos para o cumprimento da programação didática, que compreende aulas teóricas e práticas, seminários, trabalhos de campo e de laboratório, desenvolvimento de pesquisas, elaboração de relatórios, exame de qualificação, elaboração e defesa de dissertação.

 

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO

ANEXO_I__Formulario_de_Inscricao_2021

ANEXO_II___Declaracao_de_Dedicacao_Integral

ANEXO_III___Pontuacao_Curriculo_2021

ANEXO_IV___AVALIACAO_DO_PROJETO_DE_PESQUISA

 

Faça o download aqui do folder do Programa em alta resolução

Mestrado em Geografia divulga Processo Seletivo

A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Geografia, do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), divulga o edital a abertura de inscrições para o processo de seleção de alunos regulares ao Curso de Mestrado em Geografia com ingresso no primeiro período letivo de 2021. A área de concentração do programa é “AMBIENTE e SOCIEDADE”, constituída por duas (02) linhas de pesquisa:

1) Planejamento e Gestão Territorial;
2) Geotecnologias Aplicadas à Gestão e Análise Ambiental;

O Processo de Seleção será realizado por uma Comissão de Seleção designada pelo Colegiado do Programa. As quatorze (14) vagas oferecidas pelo Programa de Mestrado para o ano de 2021, só serão preenchidas mediante aprovação no processo de seleção. O Programa de Mestrado em Geografia/UFR requer dedicação integral dos alunos para o cumprimento da programação didática que compreende, além de aulas, seminários, trabalhos de campo e de laboratório, desenvolvimento de pesquisa e elaboração de relatórios e da dissertação.

O objetivo desse curso de Mestrado Acadêmico é capacitar profissionais com habilidades teórico-metodológicas para a investigação científica e o ensino superior e com competências técnicas para atuar nas áreas de Planejamento, Gestão Territorial e Ambiental, promovendo assim, o uso sustentável e racional das riquezas culturais e naturais das sociedades.

Clique aqui para ter acesso ao Edital Completo do Processo Seletivo

Para mais informações, acesse a página eletrônica do Programa por meio deste endereço

Mestrado em Gestão e Tecnologia Ambiental divulga Processo Seletivo

O Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologia Ambiental (PPgGTA) do Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas, da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), torna pública a abertura de inscrições e estabelece as normas para o processo de seleção de alunos regulares ao Curso de Mestrado em Gestão e Tecnologia Ambiental, com ingresso no primeiro período letivo de 2021.

O Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologia Ambiental possui caráter inovador na região Centro-Oeste, ao centrar os seus eixos de pesquisa em gestão de recursos naturais e de tecnologias em sistemas ambientais, sendo recomendado pela área de Ciências Ambientais da CAPES. A característica central do programa é o de congregar disciplinas voltadas ao estudo interdisciplinar de problemas relacionados à análise da gestão dos sistemas ambientais e dos processos orientadas ao desenvolvimento socioeconômico regional. O grupo de pesquisadores vinculados ao programa foi constituído com a preocupação de operacionalizar as linhas de pesquisa em (i) Gestão Ambiental e de Recursos Naturais e (ii) Tecnologias Ambientais e Sustentabilidade, com formação caráter interdisciplinar em três eixos: cientistas sociais (Administração, Ciências Econômicas e Geografia), pesquisadores em produção agrícola (Agronomia, Engenharia Agrícola) e pesquisadores ambientais (Ecologia, Química e Engenharia Ambiental).

 

Clique aqui para ter acesso ao Edital Completo do Processo Seletivo

 

PPGZoo divulga edital de seleção de alunos para Mestrado em Zootecnia

O Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPGZoo) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), oferece 11 vagas para o curso de Mestrado 2021, na área de concentração Produção Animal e nas linhas de pesquisas Nutrição e Produção Animal e Melhoramento Genético Animal.

As inscrições podem ser feitas entre os dias 01 e 23 de outubro de 2020 por meio de processo protocolado pelo Sistema Eletrônico de Informação (SEI). A taxa cobrada é R$ 201,70. A homologação das inscrições será divulgada no dia 03 de novembro de 2020.

O processo de seleção será realizado de forma on-line por meio de arguição, análise de currículo e histórico escolar (10 de novembro de 2020). O resultado final será divulgado no dia 20 de novembro de 2020.

Os candidatos selecionados deverão efetivar a matrícula no período de 15 de fevereiro a 05 de março de 2021. O início das aulas está previsto para o dia 08 de março de 2021.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: ppgzoo@ufr.edu.br

 

Clique aqui para acessar a íntegra do edital

Visite aqui o sítio eletrônico do PPGZoo

 

PPGEdu divulga edital de seleção de alunos para Mestrado em Educação

O Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu), do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), torna pública a abertura de inscrições e estabelece as normas para o processo de seleção de alunos regulares ao Curso de Mestrado em Educação, com ingresso no primeiro período letivo de 2021.

 

Clique aqui para acessar o edital completo