Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPGZoo) realiza primeiras defesas do mestrado

Nesta semana, o Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPGZoo) da Universidade Federal de Rondonópolis realizou as primeiras defesas de dissertação do Mestrado em Zootecnia. Todas as bancas foram feitas de forma online por meio de plataformas digitais em razão do contexto pandêmico, atendendo, assim, as medidas de segurança contra a propagação do COVID-19.

A discente Débora da Silva Morales, sob orientação do professor Rodrigo Junqueira Pereira, defendeu a dissertação de mestrado intitulada “Associação genética entre habilidade de permanência no rebanho em partos consecutivos e características de interesse econômico em bovinos Nelore”.

A discente Deise Mescua Zuim, sob orientação do professor Mário Luiz Santana Júnior, defendeu a dissertação de mestrado intitulada “Associação genética entre características de carcaça, crescimento e de reprodução em bovinos Braford e Brangus”.

O discente Francisco Cidnei Gregorio, sob orientação do professor André Gustavo Leão, defendeu a dissertação de mestrado intitulada “Disponibilidade hídrica no solo e intervalo após a calagem para implantação de gramíneas forrageiras”

A discente Mariana Stucki Alves, sob orientação da professora Annaiza Braga Bignardi, defendeu a dissertação de mestrado intitulada “Interação genótipo ambiente devido ao estresse térmico no final da gestação sobre caraterísticas de crescimento de bovinos de corte”.

A discente Marina Pereira Souza Coutinho, sob orientação da professora Carla Heloisa Avelino Cabral, defendeu a dissertação de mestrado intitulada “Suplemento proteico e monensina para bovinos em pastejo no período das águas.”

 

Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPGZoo) aprova Bolsa do programa MAI

O Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPGZoo) conseguiu aprovação de uma Bolsa do programa MAI (mestrado acadêmico para inovação) promovido pela Chamada CNPq nº12/2020.

O Programa MAI busca fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação nas Instituições Científica, Tecnológica e de Inovação (ICTs), por meio do envolvimento de estudantes de graduação e pós-graduação em projetos de interesse do setor empresarial mediante parcerias que visam contribuir para o aumento de suas capacidades de inovação e competitividade, promovendo, assim, o desenvolvimento científico e tecnológico e fortalecimento do Ecossistema de Inovação do Estado de Mato Grosso.

A bolsa do programa MAI está vinculada ao Projeto “Estimativa de força de cisalhamento (maciez) do contrafilé a partir de imagens hiperespectrais”, sob coordenação do professor Angelo Polizel Neto, do curso de pós-graduação em Zootecnia (PPGZoo).

O PPGZoo realizou uma seleção pública de candidatos à esta bolsa composta por três etapas: 01) análise do plano de trabalho; 02) análise curricular; 03) entrevista. O bolsista selecionado e classificado no processo foi o discente Ruan Douglas Rodrigues de Paula Souza, que será orientado pelo professor Angelo Polizel Neto.

Inscrições abertas para Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e Idoso

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e Idoso (PREMSAI) informa que o período de inscrição de seu processo seletivo ocorre do dia 15/12/2020 até 15/01/2021. A prova escrita será aplicada no dia 05/02/2021. Mais informações podem ser obtidas no site eletrônico do PREMSAI. Clique aqui para visitar a página.

Acesse no endereço abaixo a íntegra do edital

 


Edital de seleção PREMSAI 2021

Mestrado em Gestão e Tecnologia Ambiental divulga seleção de vagas remanescentes

Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologia Ambiental (PPgGTA) torna pública a abertura de inscrições e estabelece as normas para o processo de seleção de vagas remanescentes de alunos regulares ao Curso de Mestrado em Gestão e Tecnologia Ambiental, com ingresso no primeiro período letivo de 2021. São oferecidas até 04 (quatro) vagas na linha de pesquisa de Tecnologias Ambientais e Sustentabilidade.

O Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologia Ambiental atua em regime de oferta de disciplinas que oportunizam a compatibilização com a disponibilidade dos discentes que possuam encargos profissionais no horário comercial (módulos no período noturno e no final de semana), de acordo com o calendário acadêmico. Mais Informações com o coordenador do programa Prof. Luís Otávio Bau Macedo: luis_otavio@ufr.edu.br

Mestrado Acadêmico em Biociências e Saúde divulgará em breve edital de processo seletivo

O programa de pós-graduação stricto sensu Mestrado Acadêmico em Biociências e Saúde, do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN), comunica que, em breve, abrirá inscrições para seleção de turma de estudantes regulares. O programa tem como objetivo principal produzir, aplicar e difundir conhecimentos científicos, tecnológicos e educacionais em uma perspectiva interdisciplinar, através da capacitação de docentes e pesquisadores com visão ampla, reflexiva e crítica sobre o processo saúde-doença.

Mestrado Acadêmico em Biociências e Saúde é coordenado pela professora Letícia Silveira Goulart e ofertado com a participação de equipe multidisciplinar formada por professores dos cursos de Enfermagem, Medicina e Psicologia, que atuarão em duas linhas de pesquisa do programa:

 

Doenças e agravos não transmissíveis

Linha formada pelos professores: Adriana Santi, Claudinéia de Araujo, Franciane Rocha de Faria Barbosa, Magda de Mattos, Marcondes Alves Barbosa da Silva e Rauni Jande Roama Alves.

Doenças emergentes, infecciosas e negligenciadas

Linha formada pelos professores: Bruno Moreira Carneiro, Debora Aparecida da Silva Santos, Joao Gabriel Guimaraes Luz, Juliana Helena Chavez-Pavoni, Letícia Silveira Goulart, Sabrina Neves Casarotti e Wânia Rezende Lima.

 

A criação e implantação do mestrado foi realizada a partir do trabalho de diversos profissionais, com ampla participação da Pró-reitoria de Ensino de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (PROPPIT) e do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN). O edital do processo seletivo para ingresso no programa será lançado em breve e divulgado na página de notícias da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).

Mestrado em Engenharia Agrícola (PPGEAgri) abre edital de Seleção 2021

O Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola (PPGEAgri) do Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas da Universidade Federal de Rondonópolis, comunica a abertura de inscrição de candidatos e estabelece normas para o preenchimento de até 12 vagas, nível Mestrado Acadêmico, nas linhas de pesquisa Engenharia de Sistemas Agrícolas e Agroecossistemas. Serão oferecidas vagas nas seguintes áreas:

 

  • Manejo do Solo e Nutrição Mineral de Plantas;
  • Gestão Ambiental Agrícola;
  • Instrumentação e Modelagem Aplicada à Engenharia Agrícola;
  • Fertilidade do Solo;
  • Irrigação e Drenagem;
  • Máquinas e Mecanização Agrícolas;
  • Microbiologia Agrícola e Produção Vegetal.

 

O Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola, nível de Mestrado, com área de concentração em Engenharia Agrícola tem como objetivo principal formar recursos humanos com qualificação acadêmica, senso crítico e formação humanística voltada para docência, pesquisas agrícolas e inovações tecnológicas, fundamental para o desenvolvimento da região Centro-Oeste. O curso tem duração mínima de 12 (doze) e máxima de 24 (vinte e quatro) meses, sendo oferecido para candidatos com curso de graduação na área de Ciências Agrárias ou afins. Requer dedicação integral dos alunos para o cumprimento da programação didática, que compreende aulas teóricas e práticas, seminários, trabalhos de campo e de laboratório, desenvolvimento de pesquisas, elaboração de relatórios, exame de qualificação, elaboração e defesa de dissertação.

 

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO

ANEXO_I__Formulario_de_Inscricao_2021

ANEXO_II___Declaracao_de_Dedicacao_Integral

ANEXO_III___Pontuacao_Curriculo_2021

ANEXO_IV___AVALIACAO_DO_PROJETO_DE_PESQUISA

 

Faça o download aqui do folder do Programa em alta resolução

Mestrado em Geografia divulga Processo Seletivo

A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Geografia, do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), divulga o edital a abertura de inscrições para o processo de seleção de alunos regulares ao Curso de Mestrado em Geografia com ingresso no primeiro período letivo de 2021. A área de concentração do programa é “AMBIENTE e SOCIEDADE”, constituída por duas (02) linhas de pesquisa:

1) Planejamento e Gestão Territorial;
2) Geotecnologias Aplicadas à Gestão e Análise Ambiental;

O Processo de Seleção será realizado por uma Comissão de Seleção designada pelo Colegiado do Programa. As quatorze (14) vagas oferecidas pelo Programa de Mestrado para o ano de 2021, só serão preenchidas mediante aprovação no processo de seleção. O Programa de Mestrado em Geografia/UFR requer dedicação integral dos alunos para o cumprimento da programação didática que compreende, além de aulas, seminários, trabalhos de campo e de laboratório, desenvolvimento de pesquisa e elaboração de relatórios e da dissertação.

O objetivo desse curso de Mestrado Acadêmico é capacitar profissionais com habilidades teórico-metodológicas para a investigação científica e o ensino superior e com competências técnicas para atuar nas áreas de Planejamento, Gestão Territorial e Ambiental, promovendo assim, o uso sustentável e racional das riquezas culturais e naturais das sociedades.

Clique aqui para ter acesso ao Edital Completo do Processo Seletivo

Para mais informações, acesse a página eletrônica do Programa por meio deste endereço

Mestrado em Gestão e Tecnologia Ambiental divulga Processo Seletivo

O Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologia Ambiental (PPgGTA) do Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas, da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), torna pública a abertura de inscrições e estabelece as normas para o processo de seleção de alunos regulares ao Curso de Mestrado em Gestão e Tecnologia Ambiental, com ingresso no primeiro período letivo de 2021.

O Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologia Ambiental possui caráter inovador na região Centro-Oeste, ao centrar os seus eixos de pesquisa em gestão de recursos naturais e de tecnologias em sistemas ambientais, sendo recomendado pela área de Ciências Ambientais da CAPES. A característica central do programa é o de congregar disciplinas voltadas ao estudo interdisciplinar de problemas relacionados à análise da gestão dos sistemas ambientais e dos processos orientadas ao desenvolvimento socioeconômico regional. O grupo de pesquisadores vinculados ao programa foi constituído com a preocupação de operacionalizar as linhas de pesquisa em (i) Gestão Ambiental e de Recursos Naturais e (ii) Tecnologias Ambientais e Sustentabilidade, com formação caráter interdisciplinar em três eixos: cientistas sociais (Administração, Ciências Econômicas e Geografia), pesquisadores em produção agrícola (Agronomia, Engenharia Agrícola) e pesquisadores ambientais (Ecologia, Química e Engenharia Ambiental).

 

Clique aqui para ter acesso ao Edital Completo do Processo Seletivo

 

PPGZoo divulga edital de seleção de alunos para Mestrado em Zootecnia

O Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPGZoo) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), oferece 11 vagas para o curso de Mestrado 2021, na área de concentração Produção Animal e nas linhas de pesquisas Nutrição e Produção Animal e Melhoramento Genético Animal.

As inscrições podem ser feitas entre os dias 01 e 23 de outubro de 2020 por meio de processo protocolado pelo Sistema Eletrônico de Informação (SEI). A taxa cobrada é R$ 201,70. A homologação das inscrições será divulgada no dia 03 de novembro de 2020.

O processo de seleção será realizado de forma on-line por meio de arguição, análise de currículo e histórico escolar (10 de novembro de 2020). O resultado final será divulgado no dia 20 de novembro de 2020.

Os candidatos selecionados deverão efetivar a matrícula no período de 15 de fevereiro a 05 de março de 2021. O início das aulas está previsto para o dia 08 de março de 2021.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: ppgzoo@ufr.edu.br

 

Clique aqui para acessar a íntegra do edital

Visite aqui o sítio eletrônico do PPGZoo

 

PPGEdu divulga edital de seleção de alunos para Mestrado em Educação

O Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu), do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), torna pública a abertura de inscrições e estabelece as normas para o processo de seleção de alunos regulares ao Curso de Mestrado em Educação, com ingresso no primeiro período letivo de 2021.

 

Clique aqui para acessar o edital completo