UFR promove Congresso de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação da UFR (Connect UFR 2021)

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) promove entre os dias 22 e 27 de novembro, o Congresso de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação da UFR (Connect UFR 2021).

O evento institucional reúne uma série de atividades ofertadas pelas unidades acadêmicas da UFR com o objetivo de fomentar práticas educacionais, compartilhar experiências, divulgar as pesquisas realizadas pelos discentes e os projetos de extensão em funcionamento, além de promover diálogos com a sociedade que articulem o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão com iniciativas voltadas ao desenvolvimento profissional por meio de práticas de Inovação e empreendedorismo.

As atividades do Connect UFR 2021 serão ofertadas exclusivamente de forma online. A participação é gratuita e aberta para toda comunidade, de forma que estudantes de graduação, pós-graduação, servidores da universidade, e sociedade civil possam estabelecer pontes de diálogo e redes de solidariedade. Qualquer pessoa pode inscrever-se nas atividades e assistir remotamente as mostras, palestras e mesas-redondas ofertadas ao longo da semana de 22 à 27 de novembro. A participação será certificada ao final do evento.

 

COMO PARTICIPAR?

Para realizar a inscrição, acesse o site eletrônico do evento, escolha sua categoria e clique em realizar inscrição. Preencha o formulário com seus dados pessoais e clique em concluir inscrição. Após a confirmação, na mesma tela estará disponível as opções para “participar de atividades” e “realizar submissão”, destinada para aqueles que apresentarão trabalhos durante o evento. Caso prefira continuar o procedimento mais tarde, é possível acessar estas opções por meio da área do participante, clicando em login no site do evento.

Para garantir sua vaga e participar das atividades é necessário inscrever-se individualmente em cada uma delas, uma vez que algumas ocorrerão de maneira concomitante. Em virtude da capacidade das salas virtuais, o número de participantes é limitado. Portanto, garanta o quanto antes sua vaga nas atividades de seu interesse.

Para tirar dúvidas sobre a inscrição no evento é possível entrar em contato com o e-mail de suporte connect@ufr.edu.br.

 

MUITOS EVENTOS EM UM SÓ!

Os eventos que compõem o Connect UFR 2021 são: VI Seminário Integrador, promovido pela Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PROEG); I Mostra de Pós-graduação da UFR e I Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação da UFR, promovidos pela Pró-reitoria de Ensino de Pós-graduação e Pesquisa (PROPGP); I Seminário de Extensão da UFR, promovido pela Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PROECE); I Semana de Eventos da Secretaria de Inovação e Empreendedorismo da UFR, promovido pela SIE; e V Semana Acadêmica do Curso de Engenharia Agrícola e Ambiental. Cada um destes eventos poderá ofertar diversas atividades programadas. Para consultar todas estas atividades, acesse a página principal do evento ou a área do participante.

UFR celebra Dia das Professoras e Professores!

Neste 15 de outubro, data em que celebramos o Dia das Professoras e Professores, a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) felicita a todos os docentes da instituição que, com muito empenho, tem enfrentado os desafios impostos pela pandemia ao exercício educacional. Com coragem e determinação, os docentes da UFR tem insistido a cada dia em seu compromisso com o Ensino público, gratuito e de qualidade, trabalhando arduamente para a valorização da pesquisa científica, da extensão social, e da inovação tecnológica em nosso país.

A Reitora da UFR, professora Analy Castilho Polizel de Souza, celebrou a data durante a última reunião do Conselho Superior Universitário (CONSUNI) e utilizou o espaço para registrar uma mensagem de agradecimento aos docentes da Universidade Federal de Rondonópolis. “Eu presto minha homenagem a todos esses profissionais que se dedicam de coração à arte de educar. Para celebrar esta data, gostaria de deixar para reflexão uma frase do professor Paulo Freire: ‘Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo’. Um grande abraço e feliz dia dos professores a todo corpo docente!”, afirmou a Reitora.

A UFR acredita que a educação não opera apenas no diagnóstico do real, mas que ela mesma é criadora da realidade, mecanismo por excelência de toda transformação social. Agradecemos a todos os profissionais que, de forma exemplar, tem dedicado seu tempo e esforços para a disseminação do conhecimento, para a edificação da ciência e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Parabéns a todas as professoras e professores da UFR!

GAPSME divulga formulário de Levantamento de Temas de Interesse em Saúde Mental Estudantil

A Gerência de Acompanhamento Pedagógico e Saúde Mental Estudantil (GAPSME), vinculada a Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE) da Pró-Reitoria de Extensão Cultura e Assuntos Estudantis (PROECE), convida os acadêmicos dos cursos de graduação da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) a responder o formulário de Levantamento de Temas de Interesse em Saúde Mental Estudantil

O objetivo da pesquisa é compreender quais são as principais demandas relacionadas à prevenção e promoção de saúde mental dos(as) estudantes universitários(as) da UFR. Para isso, solicitamos que o(a) estudante marque as opções abaixo de acordo com a importância atribuída a cada tema em uma escala de 0 (pouco importante) a 5 (muito importante). O formulário está disponível para preenchimento até 31/10/2021.

Os resultados deste levantamento serão utilizados para se planejar atividades voltadas para a prevenção e promoção à saúde mental dos estudantes da UFR. Clique no link abaixo para acessar o formulário:

 

FORMULÁRIO DE SAÚDE MENTAL ESTUDANTIL 2021

Reunião de gestores apresenta equipe recém empossada

Nesta terça-feira (05), a Reitora da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), professora Analy Castilho Polizel de Souza, reuniu-se com a equipe de gestores recém empossada na solenidade da semana anterior. O grupo irá dirigir e coordenar unidades acadêmicas e administrativas, zelando pelo bom funcionamento de setores estratégicos da instituição.

A Reitora agradeceu a equipe pelo trabalho desenvolvido que tem resultado em uma série de conquistas de indicadores positivos para a UFR e insistiu na necessidade dos setores funcionarem de forma organizada, pautada pela construção de relações saudáveis. “Não existe setor mais ou menos importante na universidade. Todos são necessários e precisam trabalhar de forma harmônica. Se um setor é bem sucedido, todos nós somos. Se um setor falha, todos falhamos”.

Com a posse dos gestores, as unidades acadêmicas e administrativas ganham mais autonomia e responsabilidades nas decisões da universidade. Os processos decisórios que vinham sendo centralizados na Reitoria agora devem ser compartilhados e distribuídos entre os gestores para que as unidades possam tomar medidas para seu próprio crescimento e resolução de problemas. A Reitora também lembrou que a UFR é uma nova instituição, com novos desafios pela frente. “Todos nós estamos aprendendo. Cada dia é uma aprendizado diferente. Enquanto um nova instituição vamos nos deparar com situações inéditas e desconhecidas, contudo, o mais importante é diante delas manter o foco e a força de vontade de aprender para superar os desafios”, encorajou a Reitora.

Em sua fala, a professora Analy ainda lembrou que a natureza do serviço público é o atendimento dos interesses e necessidades da comunidade, sempre pautado por uma conduta ética, obedecendo todos os princípios da legislação e da integridade. Após a apresentação individual de cada um dos gestores presentes na reunião, a Reitora encerrou o encontro enfatizando a confiança que possui em sua equipe, lideranças que já vinham desempenhando atividades necessárias para a manutenção e crescimento da UFR muito antes da posse.

 

UFR inaugura usinas fotovoltaicas que deverão suprir todo o consumo energético do campus

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) inaugurou na semana passada (30/09) duas usinas de sistemas fotovoltaicos. Este é o maior projeto do gênero entre todas as instituições públicas do país. São dois complexos de geração de energia solar que estão em processo de implantação com capacidade para futuramente atender 100% da necessidade elétrica consumida no campus.

A Secretaria de Infraestrutura da UFR (SINFRA) traçou uma estimativa de utilização de energia baseada no ano de 2019 (para calcular a média de consumo pré-pandemia). Somando os gastos do campus universitário com a Casa do Estudante Universitário (CEU), o consumo mensal aproximado foi de 195.969,33 KWh. De acordo com a SINFRA, as duas unidades fotovoltaicas tem expectativa de geração de 219.920,60 KWh mensais, o que significa que ela será capaz de suprir integralmente a necessidade elétrica do campus.

Em entrevista ao jornal A Tribuna Mato Grosso, a Reitora da UFR, professora Analy Castilho Polizel de Souza, explicou que a usina fotovoltaica I foi construída em parceria com a Energisa e tem capacidade de gerar 61,2 kwp. Com isso, foi possível fazer a troca de toda iluminação externa do campus com 523 pontos de iluminação, garantindo economicidade e segurança ao público. Já a usina II, implantada com recursos de emenda parlamentar e do Ministério da Educação, permite a geração de 1.811 kwp.

O sistema fotovoltaico I já está em pleno funcionamento. Sua instalação é resultado da Chamada Pública de 2019 realizada pela Energisa Mato Grosso, dentro do âmbito do Programa de Eficiência Energética da ANEEL, no qual a Universidade Federal de Rondonópolis (na época campus UFMT) foi contemplada. A Usina II está em fase de implantação e futuramente garantirá autosuficiência energética para a instituição. Uma terceira usina com capacidade de 70,02 KWh está prevista para ser instalada em 2022, fruto de outra chamada pública do Programa de Eficiência Energética da ANEEL.

A implementação das usinas fotovoltaicas propicia a utilização sustentável do bem que o Estado de Mato Grosso possui em maior abundância no decorrer do ano: a luz solar. O índice de incidência solar no estado de Mato Grosso é um dos principais motivos que garantem que a implantação de usinas fotovoltaicas que propiciarão a geração de energia elétrica de maneira satisfatória e proporcional à necessidade do campus. A economia esperada com as contas de luz equivale a aproximadamente 20% do valor de custeio total da universidade, fazendo com que esta economia possa ser investida em outras áreas da instituição.

 

A Usina fotovoltaica I é uma parceria com a Energisa Soluções, selecionada na chamada pública do Programa de Eficiência Energética da ANEEL

 

A Usina fotovoltaica II está em fase de implantação por meio de recursos de emenda parlamentar
e do Ministério da Educação. Seu pleno funcionamento permitirá a geração de 1.811 kwp.

 

Reitora da UFR acompanha Governador em Santa Cruz de la Sierra e firma convênios com a Universidad de Aquino Bolivia

A Reitora da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), professora Analy Castilho Polizel de Souza, cumpriu agenda internacional na Bolívia para a assinatura de convênios interinstitucionais. A Reitora integrou a comitiva do Governador do Estado de Mato Grosso, Mauro Mendes, junto do Reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT),  Rodrigo Bruno Zanin, que visitou o país em Setembro para participar de reuniões com autoridades em Santa Cruz de La Sierra.

Na ocasião, a Reitora da UFR reuniu-se com o Presidente da Universidad de Aquino Bolivia (UDABOL), Martin Dockeweller e a Vice-Reitora regional Claudia Camacho Palacios, firmando um convênio entre as universidades para desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação. Atualmente, a UDABOL é a maior universidade da Bolívia, com sedes nas cidades de Santa Cruz de la Sierra, La Paz, Oruro e Cochabamba. A comitiva aproveitou a oportunidade para conhecer a nova estrutura de 50 mil m² do hospital universitário e da Faculdade de Medicina, além de participar da abertura da 45ª Feira Internacional de Santa Cruz de La Sierra (Expocruz).

A Reitora também reuniu-se com o Reitor da Universidad Privada Domingo Savio (UPDS), Carlos Cuéllar Aguillera, e com a Diretora de Gestão Educativa do Governo autônomo, departamento de Santa Cruz, Marcia Padilla Loayza, para tratar de novos convênios e parcerias internacionais. Confira abaixo alguns registros da viagem:

 

UFR e Prefeitura de Rondonópolis firmam convênio para pavimentação de vias no campus

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) firmou convênio com a Prefeitura Municipal de Rondonópolis  para pavimentação asfáltica de vias de acesso no campus da universidade. A medida tem como objetivo ampliar a qualidade e desenvolvimento dos espaços institucionais. No acordo está previsto o asfaltamento de 6.998,07 m² de vias de terra existentes na UFR.

O prefeito de Rondonópolis, José Carlos Junqueira de Araújo, esteve na UFR na última quinta-feira (30) e participou da Solenidade de Posse da Gestão Acadêmica, oportunidade na qual discursou e anunciou o convênio de pavimentação com a UFR.

UFR empossa gestão acadêmica em solenidade com Ministro da Educação

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) recebeu, nesta quinta-feira (30), a visita do  Ministro da Educação, Milton Ribeiro, e outras autoridades para a Solenidade de Posse da Gestão Acadêmica e para o Lançamento e Entrega de diversas obras realizadas na instituição.

A portaria que distribui os cargos comissionados foi publicada ontem (29) no Diário Oficial da União, permitindo, assim, a posse do Reitorado. A nomeação oficial da Gestão Acadêmica é um importante marco na implantação definitiva da UFR, uma vez que a posse dos cargos devidamente constituídos em lei promoverá maior agilidade processual na gestão administrativa e acadêmica da Universidade Federal de Rondonópolis.

Durante a cerimônia, foram empossados: a professora Drª Antonia Marilia Medeiros Nardes para a Vice-Reitoria da UFR; o professor Dr. Ronei Coelho de Lima para a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG); a professora Drª Edna Maria Bonfim da Silva para a Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGP); a professora Drª Claudinéia de Araújo para a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PROECE); o  professor Dr. Aristides José da Silva Júnior para a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP); o professor Dr. Josemar Ribeiro de Oliveira para a Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD); o senhor Me. Jorge Gustavo Fachim Farias para a Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (PROTIC); o professor Dr. Márcio Venzon para Secretaria de Infraestrutura (SINFRA); o professor Dr. Normandes Matos da Silva para Secretaria de Inovação e Empreendedorismo (SIC); o professor Dr. Jofran Luiz de Oliveira para a Secretaria de Relações Internacionais (SECRI); o professor Dr. Bruno Moreira Carneiro para a Direção da Faculdade das Ciências da Saúde; e o professor Dr. Roger Resmini para a Direção do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN).

Após a posse, o professor Ronei Coelho de Lima, Pró-Reitor de Ensino de Graduação, realizou uma fala, representando todos os nomeados durante a cerimônia. Em seu discurso, afirmou que “A UFR iniciou sua caminhada enfrentando todo tipo de desafio, porém, um a um, esses desafios estão sendo superados. Essa superação se dá pelo compromisso e empenho de seus servidores, cujos esforços necessários para enfrentar os períodos de transição, como o que estamos passando, possibilita-nos cumprir nossa função social”.

O professor ainda lembrou as dificuldades enfrentadas por todos os brasileiros durante a pandemia mundial do covid-19, fazendo uma homenagem às vidas perdidas ao longo deste período e recordando as responsabilidades da universidade pública com a sociedade. “Tivemos que nos reinventar enquanto docentes, técnicos, discentes e servidores terceirizados para cumprir nossa missão. A Universidade Federal de Rondonópolis, enquanto instituição socialmente referenciada, mantem seu compromisso com a educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade, buscando fortalecer, com sua comunidade universitária, os valores próprios e necessários para a formação indissociável do cidadão e do profissional, que se torna então, apto a contribuir com uma sociedade melhor”, concluiu o professor.

Na sequência, tomou a palavra o Secretário de Estado de Educação de Mato Grosso, Alan Resende Porto, seguido pelo Senador da República Wellington Antônio Fagundes, o Prefeito do Município de Rondonópolis, José Carlos Junqueira de Araújo, a Reitora da UFR, professora Analy Castilho Polizel de Souza, e o Ministro da Educação, Milton Ribeiro.

A Reitora recordou os esforços e empenho de todos os envolvidos para que a UFR se tornasse realidade e reafirmou seu compromisso com a instituição junto de sua equipe. “Em 2019, fui escolhida para ser a primeira Reitora desta universidade. Recebi o convite com muito orgulho e confiança nesta missão. Orgulho por servir à essa instituição a qual me uno por um sincero sentimento de pertencimento e profundo desejo de ver prosperar à cada dia avançado, e confiança por poder contar com essa equipe que hoje tomou posse aqui […]. Todos vocês, meus pró-reitores, coordenadores, gerências e toda equipe que representam, vocês não se furtaram à nobre e difícil missão de abrir este novo caminho, esta nova jornada, que leva ao desenvolvimento da nossa UFR através de práticas de gestão eficazes e eficientes”.  A Reitora ainda agradeceu a confiança e apoio do Ministro da Educação, Milton Ribeiro, do Secretário de Educação Superior, Wagner Vilas Boas, e do Senador da República, Wellington Fagundes.

Além das autoridades já mencionadas, estiveram presentes no evento o Deputado Federal, José Medeiros; o Secretário de Educação Superior do MEC, Wagner Vilas Boas; o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Informação Nilton Borgato; o Presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Marcelo Ponte; e o Presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, Oswaldo Ferreira.

Confira abaixo registros fotográficos dos principais momentos da Cerimônia de posse da Gestão Acadêmica.

 

UFR promove solenidade de posse virtual dos gestores da instituição com participação do Ministro da Educação

Nesta quinta-feira (30), às 9h, acontecerá a solenidade de posse virtual dos gestores da Universidade Federal de Rondonópolis. A Reitora da UFR, professora Analy Castilho Polizel de Souza, convida toda comunidade acadêmica para participar do evento, que também contemplará a inauguração e lançamento de obras.

O Ministro da Educação, Milton Ribeiro, estará presente na solenidade e realizará a entrega das usinas fotovoltaicas I e II, da nova infraestrutura de tecnologia da informação, da manutenção predial do Restaurante Universitário e da manutenção predial do bloco A. O Ministro também aproveitará a oportunidade para anunciar o lançamento do início das obras do Ambulatório-escola, do Bloco G (Laboratórios) e a retomada das obras no Bloco F (Saúde).

O evento será realizado no Auditório da universidade, de acordo com todos os protocolos de biossegurança, e transmitido por meio do canal do youtube da instituição. Segue abaixo o convite virtual para a solenidade de posse virtual dos gestores da UFR:

 

 

UFR lança edital para o processo seletivo para o preenchimento de vagas e formação de cadastro reserva de estágio remunerado na modalidade pós-graduação e graduação

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) torna público o Edital Reitoria/UFR nº11, de 9 de setembro de 2021, do processo seletivo para o preenchimento de vagas e formação de cadastro de reserva para estágio remunerado de nível superior na modalidade pós-graduação e graduação.

Os requisitos básicos e a documentação necessária para candidatar-se estão relacionados no Edital Reitoria/UFR nº 11 de 9 de setembro de 2021 que se encontra disponível para download ao final desta publicação.

As inscrições serão recebidas somente via internet, pelo e-mail selecao.estagio@ufr.edu.br, no período de 13  a 23 de setembro.

As dúvidas poderão ser sanadas por meio do número (66) 3410-4084 ou pelo contato selecao.estagio@ufr.edu.br. Clique no link abaixo para consultar o edital completo:

EDITAL REITORIA_n° 11 de 9 de setembro de 2021