UFR divulga lista de inscrições homologadas no Concurso Artes Visuais

A Reitoria da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) torna público na presente data (19/04), o Resultado das inscrições homologadas do concurso Artes institucionais, que deverá eleger a identidade visual da UFR. O concurso tem como objetivo escolher uma concepção de marca institucional, envolvendo a participação da comunidade na criação da identidade da Universidade Federal de Rondonópolis.

Conforme disposto no Edital do concurso, são critério para o indeferimento das inscrições:

 

a) a falta de apresentação de quaisquer dos documentos descritos no item 2.4;
b) inscrições realizadas fora dos prazos estabelecidos no edital;
c) qualquer utilização de elementos visuais na composição da marca que não sejam de cunho autoral e que envolvam a reprodução de símbolos prontos ou retirados da internet.

 

Os candidatos poderão recorrer quanto à homologação das inscrições, enviando solicitação assinada e escaneada à Comissão Organizadora, através do e-mail: concursoartes@ufr.edu.br. O prazo para requisitar recurso começa hoje (19) e vai até esta quarta-feira (21). Os pedidos de recurso enviados fora do prazo definido no cronograma não serão analisados

Confira abaixo a lista de inscrições deferidas e indeferidas do concurso:

 


Inscrições homologadas no Edital Reitoria – UFR n. 4

UFR inicia pré-matrícula de aprovados no SiSU

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) inicia nesta segunda-feira (19) o processo de pré-matrícula online dos estudantes aprovados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O processo vai até sexta-feira (23), conforme cronograma do Ministério da Educação.

O processo será realizado exclusivamente de forma online por meio do ambiente de ingresso da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), tutora da UFR. Para isso, os estudantes aprovados deverão acessar o Sistema de Gestão de Ingresso (SGI) e seguir os passos indicados.

Desde o ano passado, um tutorial em vídeo explica como fazer o upload da documentação. O Edital completo do Processo Seletivo UFR 2021 está disponível para download neste endereço eletrônico. Os demais documentos como formulários, declarações e informações a respeito da heteroidentificação podem ser consultados na Página de Ingresso da UFR.

O candidato que não conseguiu uma vaga pode participar da lista de espera. Para isso, deverá manifestar seu interesse por meio da própria página do Sisu, no período de 16 a 23 de abril, em apenas um dos cursos para o qual optou por concorrer.

Todas as informações a respeito do Processo de inscrição podem ser consultadas na seção de dúvidas do website eletrônico do SiSU ou pelo telefone 0800-616161. Caso seja necessário atendimento da UFR, as dúvidas podem ser encaminhadas para o Registro Escolar por meio do contato registroescolar@ufr.edu.br ou pelo Whatsapp da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação  (66) 3410-4166.

Lei Complementar que libera cargos e funções para novas IFES é sancionada

Nesta quarta-feira (14), o Presidente da República sancionou o Projeto de Lei que altera a legislação vigente e desobstrui a reposição do quadro permanente de servidores e a nomeação de cargos de direção e funções nas novas Universidade Federais recém criadas. A medida beneficia a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) e outras cinco universidades: Universidade Federal de Catalão, Universidade Federal de Jataí, Universidade Federal do Delta do Parnaíba, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco e Universidade Federal do Norte do Tocantins, além da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que gere o Hospital Universitário da região.

Trata-se da Lei Complementar nº 180, de 14 de abril de 2021, de autoria do Senador Wellington Fagundes, que altera a Lei Complementar nº 173, de 27 de maio de 2020, que estabelece o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus SARS-CoV-2. A publicação foi realizada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (15).

O Projeto já havia sido aprovado por unanimidade pelo Senado Federal e recebido apoio do Ministro da Educação, Milton Ribeiro, durante audiência realizada no início do ano. Em março, a Reitora da UFR, professora Analy Castilho Polizel de Souza, esteve em Brasília para cumprir uma extensa agenda e participou de reuniões no Ministério da Educação (MEC) para tratar da liberação de vagas de professores e técnicos previstas para a UFR na Lei de criação da Universidade.

Na ocasião, a Reitora salientou que, para a definitiva implantação da UFR, havia a necessidade de efetivação dos diferentes cargos e funções os quais facilitarão os trâmites burocráticos, viabilizando a execução de todas as atividades de forma independente da Universidade Federal de Mato Grosso, tutora da instituição.

O senador Wellington Fagundes também aproveitou a oportunidade para convidar o ministro da Educação a visitar o Mato Grosso para conferir o desenvolvimento da UFR e demais instituições de Ensino Federal do Estado.  “São instituições que dão, dia após dia, respostas eficientes à população. A UFR, por exemplo, foi uma referência em pesquisa, testagem e desenvolvimento estudantil durante essa pandemia”, acrescentou o senador.

Com a publicação da Lei Complementar no Diário Oficial, a medida começa a valer a partir desta data. A Universidade Federal de Rondonópolis agradece a todos os parlamentares que contribuíram para a aprovação da Lei e, com especial ênfase, ao apoio constante do Senador Wellington Fagundes e sua dedicação ao fortalecimento desta Instituição Federal pública, gratuita, e de qualidade.

II Café com a Reitora apresenta programas de bolsas e auxílios para estudantes da UFR

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) divulga a segunda comunicação da série Café com a Reitoria: conquistas e projeções. O evento consiste em um conjunto de vídeos apresentados pela Reitora da UFR, professora Analy Castilho Polizel de Souza, para divulgar os resultados e conquistas realizadas pela universidade até o presente momento, assim como as projeções esperadas para os próximos períodos.

O tema do segundo vídeo são as bolsas e auxílios para os estudantes da UFR. Para obter maiores informações sobre os projetos de bolsas, entre em contato com a pró-reitora responsável por meio dos contatos que aparecem no vídeo.

Clique na imagem abaixo para assistir o segundo episódio da série Café com a Reitoria: conquistas e projeções direto do canal do Youtube da UFR. Logo em seguida está publicado o primeiro vídeo

 

 

RETIFICAÇÃO: Edital para escolha de representação docente, discente e de técnicos nos Conselhos Universitários

A Comissão Eleitoral para escolha dos Representantes dos docentes, discentes e dos técnicos Administrativos junto ao Conselho Universitário (CONSUNI) e do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da Universidade Federal de Rondonópolis – (UFR), RETIFICA O EDITAL para a consulta eleitoral e convoca os docentes, discentes e técnicos administrativos em educação para a inscrição de candidatura e eleição, de acordo com as alterações que se encontram em vermelho na versão atualizada dos documentos a seguir:

 

RETIFICAÇÃO 01 – EDITAL ELEIÇÃO CONSEPE e CONSUNI UFR2021

RETIFICAÇÃO 01 – REGULAMENTO ELEIÇÃO CONSUNI E CONSEPE

 


PUBLICADO ORIGINALMENTE EM 9 DE ABRIL DE 2021

A Comissão Eleitoral para escolha dos Representantes dos docentes, discentes e dos técnicos Administrativos junto ao Conselho Universitário (CONSUNI) e do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da Universidade Federal de Rondonópolis – (UFR), torna público o edital para a consulta eleitoral e convoca os docentes, discentes e técnicos administrativos em educação para a inscrição de candidatura e eleição.

De acordo com o Edital, ficam abertas as inscrições para registro de candidatura para escolha de representação dos docentes, discentes e dos Técnicos Administrativos. A eleição destina-se a escolha dos novos membros dos conselhos superiores da Universidade Federal de Rondonópolis para preenchimento de 01 vaga de Representante de estudante da graduação, 01 vaga para representante de estudante de Pós graduação, 01 vaga por Instituto/Faculdade, junto ao CONSUNI, a contar após o dia 14 de maio de 2021 e 01 vaga por Instituto/Faculdade de Representante Docente, 01 vaga de Representante Docente da Universidade, 03 vagas de representantes dos técnicos Administrativos em Educação, 01 vaga para representante Discente da Graduação, 01 vaga de representante Discente da Pós da Graduação junto ao CONSEPE, para assumir após a nomeação.

Para maiores informações a respeito dos requisitos e de como se inscrever, consulte o Edital abaixo disponível para download:

 

Edital eleição CONSEPE e CONSUNI
REGULAMENTO ELEIÇÃO CONSUNI E CONSEPE

Reitoria lança concurso para escolher identidade visual da UFR

A Reitoria da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) torna público o edital de concurso Artes institucionais, que deverá eleger a identidade visual da UFR. O concurso tem como objetivo escolher uma concepção de marca institucional, envolvendo a participação da comunidade na criação da identidade da Universidade Federal de Rondonópolis.

A participação no concurso está aberta aos interessados de todo o Brasil com idade mínima de 18 anos, sendo aberto a todos os alunos e servidores da universidade, inscrevendo uma proposta de projeto criativo, de própria autoria e propriedade.

Para participar no concurso os candidatos deverão atender integralmente aos critérios estabelecidos no edital. As inscrições ocorrerão no período de 16 de março a 16 de abril, devendo ser realizadas por meio do preenchimento deste formulário eletrônico e envio dos anexos previstos pelo edital. O ato da inscrição implica na garantia de que o participante detém os direitos autorais e patrimoniais referentes ao projeto em questão, respondendo por sua autenticidade. Cada candidato pode participar apenas com 1 proposta.

A proposta de criação da identidade visual da Universidade Federal de Rondonópolis deverá considerar, de forma abrangente, os aspectos peculiares da instituição, para que, ao serem traduzidos graficamente, resultem numa marca objetiva, clara e concisa, capaz de ser reconhecida e identificada pela comunidade interna e externa à UFR.

O processo de seleção ocorrerá em três fases: na primeira fase, a Comissão Avaliadora selecionará as cinco propostas mais bem pontuadas, conforme os critérios estabelecidos no edital. Na segunda, será realizada uma votação online popular aberta à toda sociedade para seleção das três propostas mais votadas, dentre as 5 selecionadas na primeira etapa. A terceira fase, será realizada pelo Conselho Universitário (CONSUNI) da UFR que escolherá a proposta vencedora entre as três mais votadas na segunda fase.

O candidato que receber a maior quantidade de votos no Conselho Universitário (CONSUNI), será declarado o vencedor(a) do concurso e receberá uma premiação no valor de R$ 2.000,00 (Dois mil reais).

Confira abaixo a íntegra do Edital REITORIA/UFR nº04, de 10 de março de 2021 – Concurso Artes Institucionais

 

Edital 04 Artes Institucionais

Anexos editáveis – Concurso Artes Institucionais

 

 

UFR estará fechada durante quarentena obrigatória determinada por novo Decreto

Considerando a classificação de risco muito alto do Município de Rondonópolis, divulgada por meio do Decreto Estadual n° 874, de 25 de março de 2021, a Prefeitura Municipal de Rondonópolis publicou nesta terça-feira (30), em edição suplementar do Diário Oficial Eletrônico do município, o Decreto nº 9.989 que dispõe sobre a fixação de regras e medidas restritivas a serem adotadas em Rondonópolis para prevenir o aumento da disseminação do Covid-19.

Em função do Decreto Municipal, fica instituída a medida de quarentena coletiva obrigatória no território do Município, pelo período de 10 (dez) dias, podendo ser prorrogável. Em cumprimento à determinação da justiça, a Universidade Federal de Rondonópolis estará fechada pelo tempo estipulado no Decreto, atendendo exclusivamente de forma remota.

 

UFR promove série de vídeos para divulgar resultados e projeções para a universidade

Nesta sexta-feira (26), a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) promove a primeira comunicação da série Café com a Reitoria: conquistas e projeções. O evento consiste em um conjunto de vídeos apresentados pela Reitora da UFR, professora Analy Castilho Polizel de Souza, para divulgar os resultados e conquistas realizadas pela universidade até o presente momento, assim como as projeções esperadas para os próximos períodos.

O tema do primeiro vídeo é Autonomia e reestruturação universitária. Clique na imagem abaixo para assistir direto do canal do Youtube da UFR.

 

UFR recebe doação de terreno de 20 mil metros² para construção de Ambulatório-escola

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) obteve parecer favorável para receber a doação de uma área de 20.000 metros² destinada à construção do Ambulatório-escola da instituição. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (22) pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, com a colaboração do promotor Ari Madeira Costa.

De acordo com o processo, foi firmado um acordo entre empresas que se comprometeram a doar o terreno com a referida metragem. O terreno será desmembrado, mediante levantamento topográfico a ser realizado pelos interessados, conforme consta na petição cível.

A Reitora da UFR, professora Analy Castilho Polizel de Souza, comemorou a decisão reiterando a importância da construção do Ambulatório-escola para a Universidade. O Ambulatório da UFR é mais uma conquista para a instituição e irá colaborar de maneira decisiva com o desenvolvimento das atividades pedagógicas e práticas dos cursos da área de saúde, explicou a Reitora.

UFR recebe emenda parlamentar para construção de Ambulatório-escola

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) foi beneficiada em uma Emenda Parlamenta para a construção do Ambulatório-escola da instituição. Trata-se da emenda impositiva 71120004 da Bancada do Mato Grosso, de autoria do Senador Welington Fagundes e do Deputado Federal José Medeiros no valor total de R$ 3.900.000,00.

A construção do ambulatório da UFR cumpre uma dupla finalidade de proporcionar local de estudo e aprendizagem aos alunos da área de saúde e atendimento à população rondonopolitana, contribuindo para melhoria do atendimento à saúde pública do município.

De acordo com a Reitora da UFR, professora Analy Castilho Polizel de Souza, “o ambulatório-escola irá colaborar com o desenvolvimento das atividades pedagógicas e práticas dos cursos de medicina, enfermagem e psicologia. Ao mesmo tempo em que obtivemos os recursos financeiros para a construção, também conseguimos um terreno de 2 hectares anexo à universidade, ao lado do futuro Hospital do Câncer, onde será construído o ambulatório-escola”.

 

Ofício nº21/2021/GDJMEDEI – Emenda impositiva para construção do ambulatório-escola