UFR oferece acesso ao acervo online da Biblioteca Digital Saraiva

A Universidade Federal de Rondonópolis agora conta com os serviços da Biblioteca Digital Saraiva (BDS). A biblioteca virtual constitui-se em um acervo da Editora Saraiva digitalizado em uma única plataforma online. A BDS possui conteúdos referenciais nas áreas de Direito, Economia, Administração, Contabilidade e Negócios. A coleção é composta por:

  • Acervo Jurídico: títulos na área de Direito, manuais, materiais para concursos e OAB;
  • Acervo de Gestão: títulos de Administração, Ciências Contábeis, Economia, Finanças, Marketing, entre outras;
  • Acervo Técnico: composto por títulos nas áreas de Informática, Eletromecânica, Administração/Logística, Construção Civil, Redes e Telecomunicações e Saúde.

Para acessar o serviço é necessário clicar na opção Serviços Digitais na barra de menus suspensa no cabeçalho do website da UFR. Depois selecione a opção Minha biblioteca para ser direcionado aos sistemas da UFR. Entre com o e-mail e senha institucional e selecione a opção Biblioteca Digital Saraiva, conforme a imagem abaixo:

 

 

Alguns dos títulos mais emprestados na biblioteca da UFR estão presentes na Biblioteca Virtual Saraiva:

Algoritmos e lógica de programação em C (Silvio do Lago Pereira)
A nova contabilidade social: uma introdução à macroeconomia (Leda Paulani; Márcio B. Braga)
Cálculo (Pedro A. Morettin; Samuel Hazzan; Wilton O. Bussab)
Econometria (Carter r. Hill; William E. Griffiths; George G. Judge)
Elementos do direito tributário (Eduardo Sabbag)
Eletrônica aplicada (Eduardo Cesar A. Cruz; Salomão Choueri Jr.)
Estatística aplicada (Jeffrey Clark, Douglas Downing)
Fundamentos de economia (Marco Antonio S. de Vasconcellos; Manuel E. Garcia)
Fundição (Roquemar D. L. Baldam)
Psicologia (Ana Mercês B. Bock; Maria de Lourdes T. Teixeira; Odair Furtado)
Manual de economia (Marco Antonio S. de Vasconcellos; Diva B. Pinho; Rudinei Toneto Jr.)
Máquinas elétricas: teoria e ensaios (Geraldo C. do Nascimento Jr.) 
Máquinas e equipamentos agrícolas (Rui Corrêa da Silva)
Noções essenciais de direito (Nelson Palaia)
Teoria geral da administração (Francisco J. M. Lacombe)

 

Biblioteca Universitária divulga horário de atendimento

A partir de 04 de janeiro de 2021, a biblioteca atenderá em regime de plantão de segunda a sexta-feira, das 07h às 13h.

O atendimento será exclusivo para empréstimo e devolução de livros.

Não será permitida a entrada de usuários, desta forma, antes de se dirigir à biblioteca, o usuário deve realizar a pesquisa do material no catálogo online e levar consigo o nº de chamada das obras para que o funcionário retire na estante.

O atendimento será exclusivamente para empréstimo e devolução.

Os atendimentos após às 13h devem ser agendados com antecedência mínima de 24h através do e-mail biblioteca@ufr.edu.br ou pelo whatsapp (66) 3410-4032.

Biblioteca Universitária amplia horário de atendimento para semestre 2020/1

A Biblioteca Universitária, da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), informa que a partir dessa semana atenderá em regime de plantão de segunda a sexta-feira das 07h às 11h e das 18:30h às 20:30h.

Em virtude das medidas sanitárias de combate ao coronavírus, o atendimento continuará sendo exclusivamente para empréstimo e devolução e, portanto, não será permitida a permanência de usuários no interior da Biblioteca.

Mais informações sobre o funcionamento da Biblioteca Universitária podem ser obtidas neste endereço eletrônico, por meio do e-mail biblioteca@ufr.edu.br ou pelo WhatsApp comercial (66) 3410-4032.

Biblioteca Universitária divulga guia rápido sobre serviço de empréstimo de livros

A Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Rondonópolis é a unidade responsável pela organização e disponibilização do acervo institucional e tem como principal objetivo auxiliar a comunidade acadêmica (estudantes, professores e pessoal técni­co-administrativo) no processo de formação científica e profissional. Para dar as boas-vindas e auxiliar os ingressos 2020 na utilização do acervo, a equipe da Biblioteca disponibiliza um guia rápido para utilização dos serviços. Para informações mais detalhadas a respeito do funcionamento da Biblioteca Universitária, acesso este endereço eletrônico

 

GUIA RÁPIDO DE INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE A BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA

 

Aluno de graduação e pós-graduação: Apresentar um documento com foto e preencher a ficha cadastral. Alunos com o cadastro vencido devem apresentar planilha de horário para renovar o cadastro.

Docentes e técnicos-administrativos: Apresentar comprovante de vínculo (comprovação por holerite).

Docentes substitutos: Apresentar declaração emitida pela coordenação do curso, matrícula SIAPE e a data de vigência do cadastro ou cópia de seu contrato.

Funcionários terceirizados: Apresentar declaração do vínculo emitida pelo fiscal de contrato da empresa.

 

Para pesquisar o acervo físico da Biblioteca da UFR o usuário pode acessar o catálogo eletrônico em qualquer computador com acesso a internet.

 

Como a Biblioteca da UFR ainda está compartilhando o sistema de gestão de bibliotecas da UFMT, o usuário deverá selecionar a Unidade de Informação “Câmpus Universitário de Rondonópolis” e escolher a “Biblioteca Regional” para que retornem apenas os títulos do acervo da UFR. As buscas podem ser feitas por “Título, Autor, Assunto” entre outras possibilidades.

No caso de retorno positivo da obra desejada, o usuário poderá verificar o número de exemplares da obra e a disponibilidade para empréstimo clicando sobre a aba EXEMPLARES localizada abaixo do título.

Aparecerá a tela com as informações dos exemplares: total de exemplares, quantos estão disponíveis e/ou emprestados.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE!

O exemplar da Coleção de Reserva é o exemplar que fica permanente na biblioteca. Eles estão identificados com uma tarja vermelha e com a escrita RESERVA na etiqueta do livro.

Este material pode ser emprestado mediante a realização de “empréstimo especial”, e deve ser devolvido no mesmo dia, sujeito a multa de 7 dias por dia de atraso.

Após a pesquisa anote o “número de chamada” para conseguir localizar os livros na estante.

Dica de como anotar o número de chamada:

611(084.4)

S677a

21. ed.

 

Poderão ser reservados somente os livros que não disponham de exemplar para empréstimo na Biblioteca da UFR e que o usuário já não esteja de posse de um exemplar da mesma obra em seu cadastro no momento da reserva.

Esse procedimento pode gerar uma fila, se houver mais de uma reserva para uma mesma obra. Assim, terá sempre preferência o primeiro usuário que tiver reservado a obra, a fila será controlada automaticamente pelo sistema.

1) Após localizar a obra no catálogo on-line da biblioteca, clique sobre o título para verificar os detalhes da obra e se existem exemplares disponíveis para empréstimo:

2) No exemplo acima, após clicar na aba “Exemplares”, vimos que o único exemplar está emprestado. Por isso, iremos realizar a reserva de um exemplar dessa obra, para que seja possível emprestá-la assim que estiver disponível. Para tanto, basta apenas clicar em “Reserva”, conforme ilustrado abaixo:

3) Após clicar em “Reserva”, aparecerá uma pequena janela para que o usuário informe seu número de matrícula na biblioteca e sua senha de empréstimo. Observe que ao informar seu número de matrícula, automaticamente o sistema apresenta o nome do usuário, mas a reserva só pode ser concluída mediante o uso da senha pessoal. Após informar o número de matrícula e a senha, basta clicar em “Confirmar”.

4) Pronto! Na tela seguinte aparecerá a confirmação de que a reserva foi concluída:

Para verificar se o livro está mesmo reservado, bem como se já foi devolvido para que possa ser emprestado, basta que o usuário utilize o “Acesso Usuário”, disponível na página do catálogo on-line da biblioteca (www.biblioteca.ufmt.br), ou seja, no mesmo local onde pode consultar os livros que estão emprestados e efetuar renovações de empréstimos:

Após clicar em “Acesso Usuário”, na tela seguinte, informe seu número de matrícula e senha de empréstimo e depois clique em “Acessar”:

Quando conectar na página personalizada, clique em “Reserva”, e será possível verificar a obra reservada. Caso nenhum exemplar da referida obra ainda não tenha sido devolvido à biblioteca, o Status da Reserva apresentará a informação: “Aguardando”.

Quando o primeiro exemplar da obra reservada for devolvido à Biblioteca e o usuário for o primeiro da fila de reservas, o Status da Reserva informará que a obra está “Disponível” e o usuário poderá emprestá-la na biblioteca.

A partir da data da devolução, o usuário terá 24 horas para fazer o empréstimo do exemplar na Biblioteca. Caso não retire a obra nesse prazo, a reserva será automaticamente cancelada e o livro devolvido ao acervo ou encaminhado ao próximo usuário da fila de reserva.

Durante o período em que a obra estiver na biblioteca, aguardando que o usuário que a reservou venha emprestá-la, ou seja, no prazo de 24 horas após a devolução, nenhum outro usuário poderá emprestar o exemplar, senão aquele que o reservou primeiro, pois o sistema bloqueia automaticamente o empréstimo para outros usuários.

Para retirar a obra reservada, o usuário deverá procurar o setor de empréstimos e informar os dados do livro, como título e nome do autor, para que o funcionário da biblioteca o localize entre as demais obras reservadas para efetuar o empréstimo.

 

O usuário pode renovar o material até duas vezes através do MEU PERGAMUM ou presencialmente na biblioteca com o material em mãos.

Para renovar o empréstimo, acompanhar a reserva de obras, verificar o histórico de empréstimos, entre outras funcionalidades, utilize o “Meu Pergamum”, disponível na parte superior do Catálogo.

Ao clicar em MEU PERGAMUM, abrirá uma nova tela onde deverão ser preenchidos o campo “Matrícula”, ou seja, o código de sua inscrição na biblioteca (RGA, SIAPE, CPF), variando conforme a categoria de usuário cadastrado na biblioteca, e a sua senha pessoal utilizada na biblioteca.

Ao conectar no MEU PERGAMUM, do lado esquerdo da tela aparecem os menus onde o usuário poderá encontrar diversas opções, sendo a primeira referente a “Renovação”. Ao clicar em renovação serão apresentadas ao usuário as informações das obras que estão emprestadas em seu nome. Selecione a(s) obra(s) que deseja efetuar a renovação e clique no ícone “Renovar”. Após este comando surgirá uma janela com as informações de confirmação se as obras foram ou não renovadas. Se o usuário quiser, poderá enviar para seu e-mail a confirmação de renovação, ou mesmo imprimir a confirmação caso tenha acesso a uma impressora. O usuário poderá renovar cada obra emprestada por até 02 (duas) vezes consecutivas, exceto se alguma delas estiver reservada para outro usuário.