Mestrado em Geografia

Por Thiago Cardassi Publicado em: 20/01/2020 11:01 | Última atualização: 28/04/2022 08:04

O Programa de Pós-Graduação em Geografia é um programa da modalidade “acadêmico” aprovado pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) desde o ano de 2012. E tem como principal objetivo a formação de recursos humanos (profissionais da educação) com elevada qualificação acadêmica propiciada pelo aperfeiçoamento e avanço de suas formações teórica, metodológica, técnica e de senso crítico sobre as relevantes questões de natureza social, econômica e ambiental trabalhadas pela Ciência Geográfica. Contudo, tendo em vista que a proposta curricular do Programa se baseia também na oferta de disciplinas de caráter técnico e prático, em suas duas linhas de pesquisa (Planejamento e Gestão Territorial, Geotecnologias Aplicadas à Gestão e Análise Ambiental), os alunos (muitos vindos de áreas afins à Geografia) são instrumentalizados tanto de forma teórica quanto prática para tratar das complexas questões que permeiam a relação “Ambiente e Sociedade” (área de concentração do Programa), ficando deste modo, aptos a atuar como docentes das instituições das redes pública e privada, de ensino fundamental,  médio e superior, ou como pesquisadores nos quadros técnicos de empresas e órgãos governamentais que atuam nos setores de planejamento territorial e gestão ambiental.

 

INFORMAÇÕES DO CURSO

Carga horária: 414 horas/aulas e 46 Créditos e/ou até 459 horas/aulas e 48 Créditos incluindo Estágio de Docência (obrigatório para mestrandos beneficiados com Bolsa de Pesquisa de apoio governamental).

Modelo de regime: estrutura curricular semestral

Duração: O prazo mínimo para o cumprimento da integralização é de dois (02) semestres letivos, a contar da data de matrícula, e o máximo é de cinco (05) semestres letivos em caso de prorrogação justificada e aprovada pelo Colegiado.

Turno: Integral (manhã, tarde e noite) de acordo com a oferta semestral de disciplinas.

Vagas: em média 16 vagas, mas esse número varia anualmente dependendo do número de vagas disponíveis por docente conforme o Regimento Interno do Curso.

Telefones: (66) 3410-4057/3410-4056 (Coordenação/Secretaria)

Horário da secretaria: 7h às 11h / 13h às 17h.

E-mail: mestrado.ppgeo.cur@gmail.com (Secretaria)

 

Website: https://ufr.edu.br/ppgeo/