Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Cursos de Pós-Graduação


Stricto Sensu

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) – autorizado em 2009, com abertura de sua primeira turma em 2010 – mantém formação acadêmica stricto sensu, em nível de Mestrado. Objetiva propiciar formação voltada para a pesquisa e produção científica, tendo como pontos basilares reflexões sobre a natureza da educação, os dilemas enfrentados nos processos formativos e a ambiência em que se articulam processos e políticas educacionais, visando a qualificação profissional sensível ao contexto regional e às diversidades étnicas e socioculturais. Está organizado em torno de uma área de concentração: “Educação, Cultura e Processos Formativos”, e abriga três linhas de pesquisa: a) Linguagens, Cultura e Construção do Conhecimento: perspectivas histórica e contemporânea; b) Formação de Professores e Políticas Públicas Educacionais; c) Infância, Juventude e Cultura Contemporânea: direitos, políticas e diversidade.

 

INFORMAÇÕES DO CURSO

Carga horária: 390h e 26 créditos e/ou até 420h e 28 créditos incluindo Estágio de Docência (obrigatório para mestrandos beneficiados com Bolsa de Pesquisa).

Modelo de regime: estrutura curricular semestral

Duração: O prazo mínimo para o cumprimento da integralização é de 12 (doze) meses, a contar da data de matrícula, e o máximo é de 24 meses.

Turno: oscila entre os turnos matutino, vespertino e noturno, de acordo com a oferta semestral de disciplinas.

Vagas: em média de 30 vagas, distribuídas entre ampla concorrência e ações afirmativas, mas esse número varia anualmente dependendo do número de vagas disponíveis por docente.

Telefones: (66) 3410-4035 / (66) 3410-4038

Horário da secretaria: 7h às 11h / 13h às 17h.

E-mail: secppgedu.ufr@gmail.com (Secretaria)
ppgedu.ufr@gmail.com (Coordenação)

Este Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (PGEAgri) é o único curso de mestrado em Engenharia Agrícola implantado no Estado de Mato Grosso e reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O programa tem por objetivo principal formar recursos humanos na área das ciências agrarias, com qualificação acadêmica, senso crítico, formação humanística docente e científica, fundamental para o desenvolvimento da região Centro-Oeste. A Pós-Graduação é um excelente ambiente para atualização, criação e motivação no sentido de superar desafios, visando a geração de alternativas técnicas para os sistemas produtivos e para o avanço do conhecimento acadêmico e científico.

 

Carga horária do curso: 390 horas/aulas e 26 Créditos e/ou até 420 horas/aulas e 28 Créditos incluindo Estágio de Docência (obrigatório para mestrandos beneficiados com Bolsa de Pesquisa)

Modelo de regime acadêmico: Estrutura curricular semestral

Duração do curso: O prazo mínimo para o cumprimento da integralização é de 12 (doze) meses, a contar da data de matrícula, e o máximo é de 24 meses

Turno de funcionamento: Matutino e vespertino de acordo com a oferta semestral de disciplinas.

Quantidade de vagas anuais: 12 vagas de Ampla Concorrência

Telefone: (66) 3410-4041 / 3410-4121 (Coordenação/Secretaria)

Horário da secretaria: 7h às 11h e das 13h às 17h

E-mail: spgeagri@hotmail.com (Secretaria)

Website: https://ufr.edu.br/pgeagri

O Programa de Pós-Graduação em Geografia é um programa da modalidade “acadêmico” aprovado pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) desde o ano de 2012. E tem como principal objetivo a formação de recursos humanos (profissionais da educação) com elevada qualificação acadêmica propiciada pelo aperfeiçoamento e avanço de suas formações teórica, metodológica, técnica e de senso crítico sobre as relevantes questões de natureza social, econômica e ambiental trabalhadas pela Ciência Geográfica. Contudo, tendo em vista que a proposta curricular do Programa se baseia também na oferta de disciplinas de caráter técnico e prático, em suas duas linhas de pesquisa (Planejamento e Gestão Territorial, Geotecnologias Aplicadas à Gestão e Análise Ambiental), os alunos (muitos vindos de áreas afins à Geografia) são instrumentalizados tanto de forma teórica quanto prática para tratar das complexas questões que permeiam a relação “Ambiente e Sociedade” (área de concentração do Programa), ficando deste modo, aptos a atuar como docentes das instituições das redes pública e privada, de ensino fundamental,  médio e superior, ou como pesquisadores nos quadros técnicos de empresas e órgãos governamentais que atuam nos setores de planejamento territorial e gestão ambiental.

 

INFORMAÇÕES DO CURSO

Carga horária: 414 horas/aulas e 46 Créditos e/ou até 459 horas/aulas e 48 Créditos incluindo Estágio de Docência (obrigatório para mestrandos beneficiados com Bolsa de Pesquisa de apoio governamental).

Modelo de regime: estrutura curricular semestral

Duração: O prazo mínimo para o cumprimento da integralização é de dois (02) semestres letivos, a contar da data de matrícula, e o máximo é de cinco (05) semestres letivos em caso de prorrogação justificada e aprovada pelo Colegiado.

Turno: Integral (manhã, tarde e noite) de acordo com a oferta semestral de disciplinas.

Vagas: em média 16 vagas, mas esse número varia anualmente dependendo do número de vagas disponíveis por docente conforme o Regimento Interno do Curso.

Telefones: (66) 3410-4057/3410-4056 (Coordenação/Secretaria)

Horário da secretaria: 7h às 11h / 13h às 17h.

E-mail: mestrado.ppgeo.cur@gmail.com (Secretaria)

 

Website: https://www1.ufmt.br/ufmt/un/ppgeo_cur

O Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologia Ambiental possui caráter inovador na região Centro-Oeste, ao centrar os seus eixos de pesquisa em gestão de recursos naturais e de tecnologias em sistemas ambientais, sendo recomendado pela área de Ciências Ambientais da CAPES. A característica central do programa é o de congregar disciplinas voltadas ao estudo interdisciplinar de problemas relacionados à análise da gestão dos sistemas ambientais e dos processos orientadas ao desenvolvimento socioeconômico regional. O grupo de pesquisadores vinculados ao programa foi constituído com a preocupação de operacionalizar as linhas de pesquisa em (i) Gestão Ambiental e de Recursos Naturais e (ii) Tecnologias Ambientais e Sustentabilidade, com formação caráter interdisciplinar em três eixos: cientistas sociais (Administração, Ciências Econômicas e Geografia), pesquisadores em produção agrícola (Agronomia, Engenharia Agrícola) e pesquisadores ambientais (Ecologia, Química e Engenharia Ambiental).

Carga horária do curso: 360 horas/aulas e 24 Créditos e 405 horas e 27 Créditos incluindo o Estágio de Docência (obrigatório para todos os mestrandos matriculados como aluno regular)

Modelo de regime acadêmico: Estrutura curricular semestral

Duração do curso: O prazo mínimo para o cumprimento da integralização é de 12 (doze) meses, a contar da data de matrícula, e o máximo é de 24 meses

Turno de funcionamento: Matutino e vespertino e noturno, em regime de módulos e sequencial, de acordo com a oferta semestral de disciplinas.

Quantidade de vagas anuais: 12 vagas de Ampla Concorrência

E-mail: ppgta@ufr.edu.br

Website: https://ufr.edu.br/ppgta

 

O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT é um programa de mestrado semipresencial na área de Matemática com oferta nacional. É formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil/Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES), e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).
O PROFMAT visa atender prioritariamente professores de Matemática em exercício na Educação Básica, especialmente de escolas públicas, que busquem aprimoramento em sua formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua docência.
O PROFMAT realiza seleções anuais, regulamentadas em edital que descrevem orientações e informações necessárias para a realização do Exame Nacional de Acesso (ENA) ao programa. Além disso, o citado programa foi recomendado pela CAPES, reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação – CNE e validado pelo Ministério da Educação com nota 5 (nota máxima para programas de mestrado).

Carga Horária do curso: O número mínimo de créditos em disciplinas necessários à integralização do Programa PROFMAT/UFR são de setenta e dois (Cada crédito corresponde a dezesseis horas de atividades em disciplinas).

Modelo de Regime Acadêmico: Semestral

Duração do curso: 24 meses (2 anos)

Turno de funcionamento: O curso funciona aos sábados no período matutino e vespertino.

Quantidade de Vagas: 10 vagas/anual

E-mail para contato: profmat@ufr.edu.br

Telefone para contato: 3411- 4026/ 3411- 4027/ 3411-4028 e 3411 – 4071

Horário de Atendimento: 7h às 11 e das 12:45 às 16:45

Website: www.ufr.edu.br/profmat

O Programa de Pós-Graduação em Zootecnia/UFMT/Rondonópolis (PPGZoo) – autorizado em 2018, com abertura de sua primeira turma em 2019 – mantém formação acadêmica stricto sensu, em nível de Mestrado. Objetiva propiciar aos profissionais relacionados à ciências agrárias da região sul de Mato Grosso a qualificação em nível de pós-graduação. Formar pesquisadores e docentes; estimular o pensamento crítico e o desenvolvimento de uma visão holística sobre os sistemas de produção animal; formar profissionais capazes de identificar problemas e propor soluções; produzir conhecimentos, tecnologias e produtos inovadores associados à criação e exploração racional de animais de interesse zootécnico; contribuir para a fixação de mestres em Zootecnia na região Centro-Oeste; apoiar os programas de difusão tecnológica, voltados para a realidade regional, transferindo os conhecimentos aos produtores rurais, contribuindo para a promoção do desenvolvimento socioeconômico da região; promover e consolidar a integração com outras instituições; capacitar os grupos de pesquisa na área de Zootecnia e afins da UFMT e de instituições parceiras; prestar assistência às entidades governamentais e não-governamentais em programas de desenvolvimento da produção animal na região; reduzir o impacto ambiental decorrente da pressão dos sistemas de produção animal sobre os recursos naturais. Está organizado em torno de uma área de concentração: Produção Animal, abriga duas linhas de pesquisa: Nutrição e Produção Animal e Melhoramento Genético Animal.

 

Carga horária do curso: 370h e 18 créditos

Modelo de regime acadêmico: crédito semestral

Duração do curso: O prazo mínimo para o cumprimento da integralização é de 12 (doze) meses, a contar da data de matrícula, e o máximo é de 24 meses.

Turno de funcionamento: Oscila entre os turnos matutino e vespertino, de acordo com a oferta semestral de disciplinas.

Quantidade de vagas anuais: 11 vagas

Telefone: (66) 3410-4078 (Secretaria)

Horário da secretaria: 7h às 11h e das 13h às 17h

E-mail: ppgzoo@ufr.edu.br (Coordenação)

 

Website: ufr.edu.br/zootecnia/mestrado

Residência

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (PREMSAF) caracteriza-se como prática de ensino de pós-graduação na forma de Curso de Especialização lato sensu. Este é um curso destinado aos profissionais graduados que atuam na área da saúde legalmente reconhecidas, sendo desenvolvido na Rede de Atenção à Saúde do Município de Rondonópolis desde março de 2015. A entrada no programa obedece fluxo contínuo por meio de Edital da CAPES em que anualmente iniciam 12 profissionais, contemplando 6 enfermeiros, 3 psicólogos e 3 farmacêuticos.

 

Carga horária do curso: 5760 horas divididos em 4.608 horas em atividades teóricas e 1.152 horas em atividades práticas

Modelo de regime acadêmico: anual

Duração do curso: 24 meses

Turno de funcionamento: de acordo com as atividades e  funcionamento da Estratégia Saúde da Família.

Quantidade de vagas anuais: 12 (6 enfermeiros, 3 psicólogos e 3 farmacêuticos)

Telefone: (66) 3410-4095 / (66) 3410-4092

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e Idoso da UFMT/CUR propõe inserção no cotidiano hospitalar, em serviços especializados do Sistema Municipal de Saúde, levando sempre em consideração os arranjos organizacionais da Estratégia Saúde da Família do município, os hospitais, instituição de longa permanência e os centros de convivência de idosos. Entende-se que a Residência Multiprofissional em Saúde com foco na “saúde do adulto e idoso” é vista como um espaço muito rico, dinâmico e propício para a integração das atividades de ensino de pós-graduação, uma vez que abre a possibilidade de articulação de saberes multiprofissionais, com introdução de conteúdos e práticas de trabalho compartilhado, colaborando para a construção do novo processo de trabalho em saúde.

A inserção dos residentes junto ao contexto hospitalar, preocupados também com a Rede de Atenção à Saúde, fortalece o desenvolvimento do trabalho em interprofissional e a troca de saberes para a construção de novos conhecimentos que são originados na interface dos diferentes campos de trabalho, aprofundando a parceria entre serviços de diferentes complexidades e densidades tecnológicas, e destes com a universidade.

A residência visa contribuir para expansão e consolidação das Redes de Atenção à Saúde, formando profissionais capazes de se comprometer e de operacionalizar as mudanças necessárias na organização do cuidado, promovendo a melhoria na saúde e qualidade de vida das pessoas, a partir de um projeto político-pedagógico fundamentado na aprendizagem baseada em problemas, na problematização da prática profissional, dialogia, educação de adultos e aprendizagem significativa.

Primeira turma iniciou em março de 2016.


Carga horária do curso:
 5760 horas divididos em 4.608 horas em atividades teóricas e 1.152 horas em atividades práticas

Modelo de regime acadêmico:  anual

Duração do curso: 24 meses

Turno de funcionamento: integral

Quantidade de vagas anuais: 10 (seis enfermeiros, dois psicólogos, um farmacêutico e um nutricionista), financiado pelo Ministério da Educação.

Telefone: (66) 3410-4004

Horário da secretaria: 7:00h às11:00h e das 13:00h às 17:00h.

E-mail: premsai.ufr@gmail.com

Website: www.ufr.edu.br/premsai

A Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF), por intermédio de seu Departamento de Desenvolvimento Comunitário, coordena as ações de implementação do AgroResidência – Programa de Residência Profissional Agrícola, instituído pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), por meio da Portaria MAPA nº 193, de 16 de junho de 2020.

O Programa é destinado à qualificação de jovens estudantes e recém-egressos dos cursos de ciências agrárias e afins, e se caracteriza pela inserção dos residentes no ambiente real de trabalho, por meio de treinamento prático, orientado e supervisionado, propiciando o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao exercício profissional.

Além de proporcionar a qualificação dos residentes, a nova política pública visa aproximar e fortalecer a relação do universo acadêmico com a realidade da agricultura brasileira, contribuindo para a formação de profissionais capazes de dar respostas às demandas colocadas pelos diferentes segmentos setor produtivo agrícola.


Carga horária do curso:
2.100 horas, sendo 2.000 horas em atividades práticas e 100 horas em atividades teóricas e reuniões de tutoria

Modelo de regime acadêmico:  anual

Duração do curso: 12 meses

Turno de funcionamento: integral

Quantidade de vagas anuais: 8 (graduados em medicina veterinária ou zootecnia), financiado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Telefone: (66) 99679-5566

Horário da secretaria: 7:00h às11:00h e das 13:00h às 17:00h.

E-mail: rodolfo.berber@ufr.edu.br

 

Website: https://ufr.edu.br/zootecnia/residencia/programa-de-residencia-profissional-agricola/

Lato Sensu

O MBA em Finanças e Controladoria tem como objetivo aprofundar os estudos teóricos e práticos no campo das finanças e controladoria, disponibilizando técnicas e ferramentas modernas que serão úteis na formulação de planos e estratégias.

 

Carga horária do curso: 420h, distribuídos em 14 disciplinas mais elaboração de monografia no final do curso

Modelo de regime acadêmico:  Modular (01 semana por mês)

Duração do curso: 14 meses (mínimo) 20 meses (máximo)

Turno de funcionamento: De Segunda-Feira a Sexta-Feira: 18h às 23h e Sábado: 13h às 18h

Quantidade de vagas anuais: 60 vagas

Telefone: (66) 3410-4053 (Departamento de Ciências Contábeis)

Horário da secretaria: 7h às 11h e das 19h às 22:30h

E-mail: jbacj@hotmail.com / rreisveiga@hotmail.com.

O Curso de Especialização MBA em Gestão Empresarial visa a formação e capacitação de profissionais em gerenciamento e liderança para atuarem nas organizações, com objetivo de suprirem as necessidades da sociedade no campo da Gestão Empresarial. Como diferencial, o MBA em Gestão Empresarial propicia a formação de gestores com competências de excelência para gerenciarem organizações locais, regionais e nacionais.

 

Carga horária do curso: 492 horas

Modelo de regime acadêmico: Crédito com aulas quinzenais

Duração do curso: Duração total do curso de 22 meses, sendo 16 meses para cumprimento dos módulos e 6 meses para a elaboração, orientação e defesa de monografia

Turno de funcionamento: Um encontro semanal nas sextas-feiras à noite (18hs às 22hs) e nos sábados pela manhã (08h00 às 12h00), e tarde (14hs às 18hs)

Quantidade de vagas anuais: 60 (sendo 54 ampla concorrência – 06 Demanda Social

Telefone: (66) 3410-4070 ou (66) 3410-4010

E-mail: mbagestaoempresarialcur@gmail.com

A Pós-Graduação Lato Sensu “Sociedade, Política e Cidadania na Contemporaneidade” objetiva contribuir para a formação humana e para a qualificação profissional na perspectiva transdisciplinar na área de Ciências Humanas e Sociais trabalhadores (as) em estabelecimentos de ensino e de saúde, com diploma de graduação.

 

Carga horária do curso: 460 horas (360h Módulos + 100h TCCE)

Modelo de regime acadêmico: Modular

Duração do curso: 15 meses

Turno de funcionamento: Um encontro semanal nas sextas-feiras à noite (19h00 às 23h00) e nos sábados pela manhã (08h00 às 12h00), e eventualmente nos sábados à tarde (13h30 às 17h30)

Quantidade de vagas anuais: total de 35 vagas, sendo 20 vagas para ampla concorrência e 15 para cotas, sendo estas distribuídas nas seguintes categorias: 2 (duas) para funcionários (as) da universidade, 08 (oito) para negros (as); 03 (três) para indígenas e 02 (duas) para pessoas com necessidades educacionais especiais.

Telefone: (66) 3410-4018

Horário da secretaria: 7h às 11h e das 19h às 22h30

E-mail: beatriz-feitosa@uol.com.br / plinio.feix@terra.com.br

Fim do conteúdo da página