UFR tem dados integrados à plataforma "Universidade 360° ─ Observatório da Educação Superior'

Por Thiago Cardassi Publicado em: 15/12/2021 16:12 | Última atualização: 15/12/2021 16:12

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) informa que a instituição está integrada ao projeto “Universidade 360° ─ Observatório da Educação Superior‘, plataforma que fornece transparência de dados por meio de informações das Instituições Federais de Educação Superior (Ifes), disponibilizando indicadores acadêmicos, orçamentários e de gestão de pessoas das universidades federais. A iniciativa é promovida pelo Ministério da Educação (MEC), por intermédio da Secretaria de Educação Superior (Sesu).

Com o objetivo de informar à sociedade com transparência e praticidade, bem como auxiliar os gestores na tomada de decisões, a plataforma oferece condições para que a sociedade possa buscar informações consolidadas sobre as instituições. Na área principal é possível selecionar, no ícone da lupa, a Universidade Federal de Rondonópolis para filtrar o conteúdo pesquisado.

No menu Dados acadêmicos, encontram-se informações a respeito da oferta de ensino de graduação e pós-graduação, número de vagas, quantitativo de matrículas, indicadores de desenvolvimento acadêmico, da qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação. No menu Dados orçamentários é possível acompanhar uma linha do tempo dos gastos realizados, os recursos da Lei Orçamentária Anual (LOA), as despesas empenhadas e liquidadas, e a árvore hierárquica que especifica a origem e destino do orçamento institucional.  Em Dados de gestão de pessoas, ainda não há informações dos servidores, uma vez que a base de dados da UFR permanece registrada pela tutora, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Finalmente, em Indicadores de gestão, tem-se acesso à indicadores de resultados e o quantitativo de despesas empenhadas/ dotação autorizada.

A plataforma tem, portanto, a capacidade de disponibilizar respostas com números atualizados, oferecendo um contexto de informações sobre a educação superior, além de atividades acadêmicas que envolvem as Ifes. A ferramenta apresenta informações a partir do Censo da Educação Superior, da Plataforma Sucupira e Coleta Capes; dados orçamentários oriundos do Tesouro Gerencial, do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (Siop), do Portal de Orçamento Siga Brasil; e, de gestão de pessoas a partir do Painel Estatístico de Pessoal (PEP) e do Portal da Transparência.

Com a abordagem em Big Data Analytics, a plataforma evita o retrabalho e o desperdício de esforço para coleta, armazenamento, proteção e acesso a dados, reduz o risco e o conflito de informações, aumenta a produtividade e a vantagem competitiva das equipes de gestão das Instituições Federais de Educação Superior. Além disso, garante a redução de custos para uma melhor coordenação de programas e serviços do governo.

Acesse este endereço eletrônico para consultar o site do “Universidade 360° ─ Observatório da Educação Superior‘.