Institucional

UFR recebe conceito contínuo 4,42 em recredenciamento institucional

O processo é obrigatório para o funcionamento das instituições de ensino superior e foi realizado pela primeira vez na UFR
Por Thiago Cardassi Publicado em: 25/09/2024 10:09 | Última atualização: 25/09/2024 10:09
Gestão da universidade reuniu-se com comissão avaliadora entre os dias 16 e 18 de setembro

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) alcançou o conceito contínuo 4,42  (em escala que possui 5 como nota máxima) na avaliação de Recredenciamento Institucional realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC).

O recredenciamento é um processo de análise com base em critérios técnicos e pedagógicos que avalia a qualidade das instituições de ensino superior no país. Diante dos resultados obtidos, o MEC atribui um conceito variável entre 1 e 5 que pode autorizar ou suspender o funcionamento da instituição e a oferta de cursos de graduação e pós-graduação.

A reitora da UFR, professora Analy Castilho Polizel de Souza, celebrou o resultado da avaliação afirmando que o relatório demonstra “[…] o cumprimento da missão institucional, abordando de maneira estratégica, comprometida em todos os aspectos sociais, econômicos, na assistência estudantil, na questão ambiental, desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão na área ambiental, apoio aos estudantes, à comunidade universitária, valorizando a cultura, o esporte, o lazer, e a qualificação e capacitação dos seus servidores”.

Para que uma instituição seja recredenciada, ela deve demonstrar que continua atendendo aos padrões de qualidade e que suas operações estão alinhadas com as diretrizes nacionais. A avaliação envolve visitas de comissões de especialistas, análises de documentos e relatórios, e a coleta de dados sobre o desempenho institucional.

A UFR recebeu a comissão designada pelo Inep entre os dias 16 e 18 de setembro de forma remota. Durante três dias, os avaliadores reuniram-se com membros da gestão, docentes, técnicos e discentes. Também foram realizadas visitas in loco virtuais, nas quais foram demonstradas as condições de infraestrutura, os espaços pedagógicos, laboratórios, locais de convivência e prestação de serviços, e recursos de acessibilidade do campus.

Após a visita, os membros da comissão emitiram um relatório com os indicadores analisados e o conceito obtido pela instituição. O processo atribuiu nota à instituição a partir da observação de cinco eixos: planejamento e avaliação institucional; desenvolvimento institucional; políticas acadêmicas; políticas de gestão e infraestrutura. Ao atribuir o conceito contínuo 4,42, os avaliadores reconhecem os resultados já alcançados pela UFR e asseguram a continuidade dos serviços prestados pela instituição.

O vice-reitor da UFR, professor Renato Nataniel Wasques, considera que o conceito obtido mostra que a UFR tem alcançado e mantido os padrões de qualidade exigidos pelo MEC, além de demonstrar que a universidade “[…] tem cumprido a sua função social, impactando positivamente o desenvolvimento socioeconômico da região e transformado especialmente vidas por meio da educação pública de qualidade, inclusiva e socialmente referendada”.

A reitora da UFR, professora Analy Castilho Polizel de Souza, e o vice-reitor, professor Renato Nataniel Wasques.