UFR oferta 771 vagas para 18 cursos de graduação pelo SiSU
O processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Ministério da Educação (MEC), iniciará nesta quinta-feira (16) o período de inscrições para preenchimento das vagas disponíveis para ingresso no ensino superior no ano de 2023. Neste ano, a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) oferta 771 vagas em 18 cursos de graduação presenciais, sendo 381 vagas para ampla concorrência e 390 nas diferentes modalidades de ações afirmativas.
Podem participar do SiSU apenas estudantes que realizaram o último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem/2022), obtiveram nota maior que zero na redação e que não se inscreveram no exame na condição de treineiro.
No ato da inscrição, os candidatos poderão escolher até duas opções de vagas, colocando em ordem de preferência a instituição de educação superior participante, o local de oferta, o curso, o turno e a modalidade de concorrência. Os candidatos que optarem pelas mesmas vagas concorrerão entre si e serão classificados de acordo com sua nota no Enem.
Ações afirmativas e bonificação estadual na UFR
Ao inscrever-se no SiSU 2023 para concorrer ao ingresso nos cursos na UFR, os estudantes terão oportunidade de se candidatar em vagas reservadas, conforme dispõe a Lei nº 12.711/2012, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais. O Edital Reitoria/UFR n° 2, de 10 de fevereiro de 2023, prevê a distribuição das vagas conforme critérios de renda familiar, ensino médio cursado em escolas públicas e autodeclaração de pretos, pardos ou indígenas, ou pessoas vivendo com algum tipo de deficiência. Os candidatos que não se enquadrarem em nenhum tipo de vaga reservada podem concorrer na situação de ampla concorrência, quando são ofertadas 381 vagas.
A UFR oferece, nesta edição do SiSU, a Bonificação Estadual, com um acréscimo de 15% sobre a média final do Enem 2022 para os candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas do estado de Mato Grosso. Para ter acesso à Bonificação Estadual os candidatos interessados deverão optar por essa ação afirmativa da UFR no ato da inscrição no Sisu 2023 1ª edição, e concorrerão às vagas da Ampla Concorrência.
Cronograma e Inscrições
As inscrições para a primeira edição do SiSU 2023 começam nesta quinta-feira (16). Os candidatos interessados em fazer graduação presencial na UFR devem acessar o site do SiSU até as 23h59min (horário de Brasília) da sexta-feira (24) para se candidatarem às vagas ofertadas.
O resultado da primeira etapa será divulgado no dia 28 de fevereiro no site do SiSU e também na página de ingresso da UFR. A partir do mesmo dia, até as 23h59min (horário de Brasília) do dia 08 de março, os candidatos não selecionados poderão participar da lista de espera.
O período de matrícula da primeira chamada regular será de 02 a 8 de março. Na UFR, este período será destinado à pré-matrícula, realizada de modo virtual.
Os candidatos selecionados deverão acessar a página de ingresso a partir de cadastro prévio feito com base nos dados fornecidos pelo SiSU, e encaminhar a documentação determinada no edital na forma de arquivos digitalizados (.pdf, .jpg ou .jpeg), com boa qualidade (sem cortes, rasuras ou emendas) e com todas as informações legíveis com tamanho máximo de 5Mb cada.
As datas para pré-matrícula das demais chamadas e demais informações deste processo seletivo serão divulgadas no menu cronograma da página de ingresso.
A UFR e seus cursos de graduação
A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) é a segunda universidade pública federal do estado de Mato Grosso, criada em 2018, por desmembramento da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
A UFR é uma universidade independente que vem se destacando em indicadores nacionais, como o Exame Nacional de Desempenho dos Discentes (Enade), que avalia o desempenho acadêmico dos discentes concluintes dos cursos de graduação de instituições públicas e privadas do país.
Confira neste guia os cursos de graduação da UFR.
Notícia atualizada em 22 de fevereiro 9:32.