UFR acolhe e orienta estudantes durante retorno presencial

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), tem acompanhado o retorno gradual das aulas presenciais dos cursos que aprovaram ( ... )
Por Thiago Cardassi Publicado em: 18/02/2022 18:02 | Última atualização: 18/02/2022 20:02

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), tem acompanhado o retorno gradual das aulas presenciais dos cursos que aprovaram disciplinas ofertadas em formato híbrido e presencial durante o último semestre letivo. Desde outubro de 2021, com o avanço da vacinação e a redução dos números de casos da Covid-19, a PROEG recebeu diversas solicitações de conversão de disciplinas, inicialmente ofertadas como remotas, para híbridas. Durante este tempo, nenhuma ocorrência de surto de contaminação entre os(as) discentes foi registrado em decorrência das atividades presenciais.

Diante da expectativa do retorno das atividades presenciais, a PROEG encaminhou a minuta do calendário letivo de 2021/2 à todas as unidades acadêmicas colegiadas para que a comunidade universitária pudesse fazer sugestões. Nessa fase, foi solicitado ao Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 da UFR um parecer técnico sobre a situação sanitária e orientações das medidas de biossegurança para inibir o contágio durante as atividades presenciais. A compilação de todas as sugestões feitas à minuta foi enviada ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPRE), que aprovou a Resolução nº 05 de 20 de dezembro de 2021.

Com a anuência do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 e, numa convergência de esforços com as pró-reitorias, secretarias, coordenações de curso e direções de institutos e faculdades, foi colocado em prática uma série de ações com o objetivo de minimizar os impactos ocasionados pelo momento pandêmico. Entre essas ações, destacam-se:

.

Projeto de Monitoria, que tem sido continuamente ajustado em parceria com os(as) professores(as) envolvidos(as) para atender dificuldades de aprendizagem e atendimento às necessidades pedagógicas do ensino remoto;

Projeto Acolhida Digital Discente, que acolheu os(as) estudantes ingressantes no ensino remoto e os(as) acompanhará, com o apoio das coordenações, durante o retorno presencial promovendo atividades de letramento digital.

A recepção dos(das) estudantes nos espaços físicos da universidade, especialmente na biblioteca, tem sido planejada cuidadosamente, considerando o número limitado de visitas monitoradas, a fim de garantir o necessário distanciamento social. A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação informa ainda que o direito de permanência em atividade remota, garantido aos servidores por meio da Instrução Normativa SGP/SEDGG/ME nº 90, de 28 de setembro de 2021, também será garantido ao(à) estudante que se enquadra nas seguintes condições:

1. idade igual ou superior a 60 anos;
  2. tabagismo;
  3. obesidade;
  4. miocardiopatias de diferentes etiologias (insuficiência cardíaca, miocardiopatia isquêmica etc.);
  5. hipertensão arterial;
  6. doença cerebrovascular;
  7. pneumopatias graves ou descompensadas (asma moderada/grave, DPOC);
  8. imunodepressão e imunossupressão;
  9. doenças renais crônicas em estágio avançado (graus 3, 4 e 5);
  10. diabetes melito, conforme juízo clínico;
  11. doenças cromossômicas com estado de fragilidade imunológica;
  12. neoplasia maligna (exceto câncer não melanótico de pele);
  13. cirrose hepática;
  14. doenças hematológicas (incluindo anemia falciforme e talassemia); e
  15. gestação.

Os(as) estudantes que se enquadrarem nas condições acima, e quiserem o ensino remoto, precisam fazer essa solicitação após a efetivação de sua matrícula. Para isso, deve fazer o peticionamento de regime domiciliar por meio de processo gerado no Sistema Eletrônico de Informação – SEI . No pedido, o(a) estudante deve incluir o histórico escolar e o atestado médico.

A PROEG está preparada para receber a comunidade universitária e aguarda com grande expectativa esse reencontro com toda a atenção e o cuidado que o momento exige.