Institucional

UFR abre consulta pública para elaboração do seu primeiro Plano de Dados Abertos (PDA)

Por Rodolfo Cassimiro de Araujo Berber Publicado em: 02/12/2024 17:12 | Última atualização: 02/12/2024 17:12

A Universidade Federal de Rondonópolis – UFR, está em um momento histórico, na fase de elaboração do seu primeiro Plano de Dados Abertos – PDA 2025 a 2027. Deste modo até o dia 22 de dezembro estará aberta a consulta pública, com o escopo de contribuir com a matriz de priorização das bases de dados a serem abertas pela UFR.
O objetivo do PDA é a abertura das bases de dados mais significativas para a sociedade em geral, produzidas e armazenadas pela instituição. Para participar é preciso em primeiro lugar realizar o acesso no Gov.br no botão “Entrar “localizado na parte superior
direita do site Participa + Brasil  do governo Federal.
A sua colaboração, como cidadão(ã), usuário(a) de serviços públicos, integrante de entidade governamental, empresa privada ou sociedade civil organizada, é fundamental para que a UFR conheça a demanda por dados e direcione eventuais esforços de
abertura.


Como participar?
Cada participante da consulta pode selecionar de 1 até todas as bases de dados relacionadas abaixo.

Informações Gerais
Dados Abertos: são dados que podem ser livremente acessados, utilizados, modificados e compartilhados por qualquer pessoa, estando sujeito a, no máximo, exigências que visem preservar sua proveniência e abertura.
Política de Dados Abertos do Governo Federal: regulamentada pelo Decreto no 8.777/2016 e Resolução no 03/2017 da CGINDA, a Política estabelece regras para disponibilização de dados abertos no âmbito do Poder Executivo Federal.
Os principais objetivos: promover a publicação de dados contidos em bases de dados de órgãos e entidades sob a forma de dados abertos; aprimorar a cultura de transparência pública; promover o desenvolvimento tecnológico e a inovação nos setores público e privado e fomentar novos negócios.
Plano de Dados Abertos (PDA): é um instrumento que operacionaliza a Política de Dados Abertos, pois organiza o planejamento das ações de implementação e promoção da abertura de dados dos órgãos. O Art. 5° do Decreto no 8.777/2016 estabelece os itens que devem estar presentes nos Planos.


Dúvidas?
Envie para o e-mail ouvidoria@ufr.edu.br

Acesse aqui!