Pós-graduação

PROPGP participa do Fórum Nacional de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação - Regional Centro Oeste

Por Rodolfo Cassimiro de Araujo Berber Publicado em: 10/10/2024 08:10 | Última atualização: 10/10/2024 08:10

A Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGP) da Universidade Federal de Rondonópolis participa do Fórum Nacional de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação (FOPROP) de 2024. A edição deste ano se destaca pela realização do Seminário de Marco Zero da Rede de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro-Oeste, promovido em conjunto com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O evento, que ocorre entre os dias 8 e 10 de outubro, no auditório da CAPES em Brasília, reúne Pró-reitores de Universidades federais, estaduais e privadas da região.

O FOPROP tem o objetivo de discutir projetos estratégicos para o desenvolvimento sustentável e tecnológico do Centro-Oeste brasileiro, contando com a participação de lideranças e representantes de órgãos de fomento, como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT) e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT), fortalecendo as redes de colaboração entre instituições de ensino superior, além de fomentar o intercâmbio de conhecimento científico, tecnológico e inovador.

Atualmente a Universidade Federal de Rondonópolis integra subprojetos financiados pela CAPES na Rede Centro-Oeste com o envolvimento de programas de pós-graduação Gestão e Tecnologia Ambiental, Zootecnia e Engenharia Agrícola, os quais atuam em iniciativas de pesquisa que visam o desenvolvimento regional sustentável. Dessa forma, a UFR reafirma seu compromisso de fomentar os Objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS), ao fortalecer ações de ensino de pós-graduação e de pesquisa científica voltada para os biomas Cerrado, Pantanal e Amazônia.