Professor do Curso de História UFR recebe moção de aplausos

Por Rodolfo Cassimiro de Araujo Berber Publicado em: 14/06/2024 10:06 | Última atualização: 14/06/2024 10:06

Na tarde de ontem, 13/06, o Prof. Adilson José Francisco recebeu, na Câmara Municipal de Rondonópolis, uma moção de aplausos por ocasião da entrega da Medalha Dom Vunibaldo Talleur. A moção foi concedida em virtude dos trabalhos prestados pelo professor junto aos movimentos sociais e comunidades eclesiais de base, bem como pelas pesquisas que desenvolve sobre a atuação dos frades franciscanos em Mato Grosso.

A honraria foi criada por iniciativa da vereadora Marildes Ferreira, ex-aluna da universidade e ex-orientanda do Prof. Adilson José Francisco na graduação e especialização no Curso de História. Na ocasião, realizou pesquisa sobre a atuação de Dom Vunibaldo Talleur na educação em Mato Grosso. Perseguido pela Gestapo nazista, Dom Vunibaldo chegou a Mato Grosso em 1938 e desempenhou papel importante na educação, saúde e assistência social aos mais pobres e excluídos.

Em seu projeto de pesquisa, Prof. Adilson investiga os processos de interação cultural entre a atuação dos frades franciscanos e a diversidade cultural das populações indígenas, ribeirinhas e migrantes que habitavam a região sul do estado à época da chegada dos frades. Em suas falas, a vereadora Marildes Ferreira e o Prof. Adilson destacaram o papel da Universidade Federal de Rondonópolis, que oportuniza, através das pesquisas realizadas nos diversos cursos, o reconhecimento e o direito à memória e à história de diferentes sujeitos históricos que marcaram significativamente a história desta região sul do estado.

Prof. Adilson destacou que “num momento histórico em que ocorre uma instrumentalização da fé para fins políticos nocivos à convivência democrática, é de vital importância dar visibilidade a experiências de pessoas que encontraram na espiritualidade que professavam o argumento para sua atuação ética e sociotransformadora da realidade, como fez Dom Vunibaldo”.