Professor da UFR é premiado durante SBZ 2024 por inovações na indústria da carne
A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) foi destaque na SBZ 2024 – Sociedade Brasileira de Zootecnia, realizada entre os dias 12 e 16 de agosto, ao receber a premiação destaque em Novas Tecnologias Disruptivas, pelo seu trabalho inovador sobre rastreabilidade interna de carcaças em frigoríficos.
A pesquisa, que utiliza Visão Computacional e Inteligência Artificial, destaca a utilização de keypoints para leitura de tags e etiquetas nas carretilhas de carcaças na operação de abate, propondo uma solução inovadora que promete transformar a eficiência e a precisão no controle interno, consolidando-o como referência no setor, agregando transparência ao processo e gerando dados através do monitoramento, tornando assim a cadeia mais competitiva, menos manual e mais sustentável.
O Prof. Dr. Angelo Polizel Neto, coordenador da pesquisa realizou a a mediação, o desenvolvimento e o debate no Workshop “Indústria da Carne”, além também de ter sido palestrante, abordando temas cruciais para o futuro do setor produtivo, novas tecnologias e inovações visando a Indústria Frigorífica 4.0.
A conquista reflete o comprometimento do professor com a inovação e o desenvolvimento de tecnologias que podem transformar a indústria da carne no Brasil. Além de trazer visibilidade para a UFR, o reconhecimento obtido no SBZ 2024 reforça o papel da universidade como um centro de excelência em pesquisa e inovação na área de zootecnia de precisão, aproximando os estudantes de graduação à pesquisa técnico-científica aplicada diretamente ao Agrobussines. O evento, que é um dos mais importantes na agenda acadêmica e industrial do país, reuniu especialistas, pesquisadores e profissionais do setor para discutir os desafios e as oportunidades da zootecnia brasileira.