PROEX: Projeto de Capacitação Digital Feminina: Aprendizado em Arduino e Programação para Mulheres e Meninas

Por Rodolfo Cassimiro de Araujo Berber Publicado em: 01/07/2024 09:07 | Última atualização: 01/07/2024 09:07

Relato da Visita à Escola Municipal Cora Coralina

Em um passo significativo para o desenvolvimento do projeto de extensão “Capacitação Digital Feminina: Aprendizado em Arduino e Programação para Mulheres e Meninas”, da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), a coordenadora Mara Andréa Dota visitou a Escola Municipal Cora Coralina no dia 26 de junho. Este projeto, registrado sob o número 613/2024, tem como objetivo promover a inclusão digital e o empoderamento feminino através do ensino de tecnologia.

Acolhida e Colaboração

Recebida calorosamente pela diretora Roseni da Rosa e pela coordenadora pedagógica Sandra Celso de Camargo, Mara destacou o entusiasmo e compromisso da equipe escolar com a educação de qualidade. A visita foi facilitada por Sueli Bonfim, Superintendente de Monitoramento e Preservação Ambiental da Semma, cujo apoio foi crucial para o planejamento das futuras ações de extensão.

Integração Tecnológica e Educação Sustentável

Durante o encontro, foram discutidas diversas estratégias para integrar as atividades do projeto ao currículo escolar, proporcionando às crianças a oportunidade de aprender de forma prática e acessível. Uma das iniciativas destacadas foi a criação de uma horta automatizada e sustentável, onde as crianças poderão aplicar conhecimentos de Arduino e programação para promover a sustentabilidade e a consciência ambiental.

Expectativas e Agradecimentos

Mara Andréa Dota expressou sua animação com as perspectivas de colaboração e a implementação das ações planejadas, agradecendo a toda a comunidade escolar pela recepção calorosa e à colaboradora Sueli pelo apoio essencial. “Estou confiante de que essa parceria trará muitos frutos e transformará a realidade dessas crianças”, afirmou Mara.

Da esquerda para a direita: Sueli, Roseni, Mara e Sandra no local onde será implantada a horta (Horta Inteligente Verde UFRINO)

Informações de Contato

Para mais detalhes sobre o projeto “Capacitação Digital Feminina: Aprendizado em Arduino e Programação para Mulheres e Meninas”, entre em contato com: