Comitê de Enfrentamento à COVID-19 da UFR divulga novo Plano de Contingenciamento

O Comitê de Enfrentamento à COVID-19 da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), no uso de suas atribuições, torna público o novo Plano de Contingenciamento da UFR. Neste ( ... )
Por Thiago Cardassi Publicado em: 07/04/2021 16:04 | Última atualização: 07/04/2021 16:04

O Comitê de Enfrentamento à COVID-19 da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), no uso de suas atribuições, torna público o novo Plano de Contingenciamento da UFR. Neste documento de 60 páginas foram descritas as recomendações para utilização dos espaços da universidade por toda comunidade acadêmica durante o período de pandemia do SARS-CoV-2, independente da finalidade (Ensino, Pesquisa ou Extensão).

Embora a situação epidemiológica tenha desfavorecido o retorno presencial pleno de atividades institucionais, o plano de contingência é um instrumento imprescindível para que haja a estruturação de atividades presenciais na UFR, quando a situação epidemiológica permitir.

O cenário de intensas mudanças provocadas pela pandemia, nos diversos espaços sociais, exigiu uma reestruturação completa nas maneiras de conduzir os processos de trabalho de mais de uma centena de países pelo mundo. O impacto gerado na área da educação, tanto para estudantes quanto para as instituições de ensino, ordenou a necessidade de discussão e criação de dispositivos legais para adequação do processo educacional diante da nova realidade.

Após extensivas discussões e análises, o Comitê de Enfrentamento à COVID-19 elaborou o novo Plano de contingenciamento à COVID-19 – UFR voltado para as atividades desenvolvidas na instituição. Trata-se de um documento orientador que teve como princípios fundamentais o cuidado com a preservação da vida e da saúde, a garantia da segurança e bem-estar da comunidade universitária e a promoção de um melhor gerenciamento dos riscos frente aos dados epidemiológicos e progresso da COVID-19.

O Comitê entende que o presente documento é mais abrangente que os dois outros produzidos até então e, desta forma, solicita que os anteriores (Plano de Contingência à Covid-10 – Retorno às Atividades Administrativas Presenciais e Plano de Retorno – Período Especial para atividades práticas) sejam desconsiderados a partir da implementação do presente documento.

Confira abaixo o novo Plano de Enfrentamento à Covid-19 para a UFR:

Plano de Contingenciamento à COVID-19 – UFR