UFR capacita servidores para construir Plano de Desenvolvimento de Pessoas

Por Thiago Cardassi Publicado em: 24/07/2024 09:07 | Última atualização: 24/07/2024 09:07
Representantes das unidades debateram metodologia de construção do PDP 2025

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) promoveu nesta terça-feira (23), uma capacitação a respeito do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP 2025) da instituição. O encontro reuniu representantes previamente indicados pelas unidades administrativas para apresentação da metodologia utilizada no trabalho, bem como alinhar as formas de construção do documento.

O PDP é um instrumento no qual são registradas as necessidades de desenvolvimento fundamentais do órgão público. Sua finalidade é realizar o planejamento das metas de desenvolvimento da universidade de forma a otimizar custos e priorizar ações que estejam alinhadas com os objetivos institucionais previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

A construção do PDP visa atender à Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) do Governo Federal, disposta pelo Decreto nº 9.991 de 28 de agosto de 2019 do Ministério da Economia. Essa política define os critérios para a promoção das ações e estabelece uma cultura de planejamento relacionada ao alcance dos objetivos organizacionais.

Durante o encontro, o gerente de desenvolvimento da UFR, professor Alcindo Rosa, apresentou o processo de construção do PDP, os sistemas e prazos envolvidos. Ele explica que o primeiro passo será esboçar o plano local de cada unidade, levantando quais as demandas prioritárias. A expectativa é que os servidores possam produzir uma síntese destas necessidades que deverão ser validadas pelos gestores, aprovadas pela reitora e enviadas ao órgão central do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (SIPEC) para manifestação técnica.

Para o gerente, é importante que os gestores façam uma reflexão neste momento sobre as propostas dos servidores que representam a necessidade de desenvolvimento da universidade e que apoiem aquelas que estejam alinhadas ao PDI. Este também será um momento de reavaliação de antigas demandas para verificar se elas persistem ou foram superadas, quais surgiram e quais as prioridades para o próximo ano, avalia o professor.

servidores produzirão uma síntese das demandas das unidades

O facilitador da capacitação, professor Alcindo Rosa, gerente de desenvolvimento da PROGEP