UFR apresenta situação orçamentária à comunidade acadêmica
A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) promoveu, na manhã de segunda-feira (12), uma reunião pública no auditório do Bloco A para apresentar a situação orçamentária da instituição. A exposição teve como objetivo oferecer um panorama dos investimentos e alocação de recursos da universidade e contou com a presença do Sindicato dos Técnicos-Administrativos em Educação (SINTUF) e participação do Diretório Central dos Estudantes (DCE).
A reunião foi iniciada com a fala da Reitora da UFR, professora Analy Castilho Polizel de Souza, que mencionou o histórico dos bloqueios realizados nas contas das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) no país, conforme vem sendo noticiado com regularidade no sítio eletrônico da UFR. A reitora explicou que a universidade já havia empenhado praticamente todo seu orçamento quando foi notificada sobre os bloqueios. Como de costume, as contas da UFR já haviam sido pagas e as bolsas depositadas no primeiro dia do mês de dezembro.
Na sequência, o Pró-Reitor de Planejamento e Administração, professor Josemar de Oliveira, e o Pró-Reitor de Infraestrutura, professor Marcio Venzon, apresentaram a alocação de recursos da UFR e as obras de manutenção, reforma, expansão e acessibilidade executadas e projetadas para a Universidade Federal de Rondonópolis.
Dentre os dados apresentados foram destacados, a ampliação do orçamento Institucional em razão do trabalho de articulação junto ao Congresso Nacional e que até a presente data a Universidade não possui contas em atraso. No entanto não há recurso financeiro disponível para os demais pagamentos.
Na ocasião, o presidente do DCE, Rafael Lopes, questionou a situação orçamentária para 2023 e foi esclarecido que as perspectivas para o próximo ano são de ampliação orçamentária para a Educação, com ênfase na ampliação em recurso PNAES.