Novembro Azul é mês para conversar sobre a saúde do homem

Por Thiago Cardassi Publicado em: 18/11/2022 18:11 |

O mês de novembro é dedicado à conscientização sobre a saúde masculina e prevenção do câncer de próstata. Apesar da alta incidência da doença, muitos desconhecem os procedimentos de prevenção e não procuram ajuda médica. Para reverter esse quadro e incentivar o autocuidado masculino, novembro foi escolhido como uma data simbólica para promover o debate sobre o assunto.

Nesta terça-feira (17), acontece o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, que deu origem a campanha internacional Novembro Azul. A iniciativa teve origem na Austrália em 2003, com adesão do Brasil pela primeira vez em 2008. O Novembro Azul tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e importância da realização dos exames de prevenção, não apenas do câncer, mas de várias doenças.

O médico e professor do curso de medicina da UFR, Eduardo Narvaes, informa que o tumor de próstata é o segundo mais comum em homens e, hoje, no Brasil é o que mais mata. O diagnóstico precoce é a principal ferramenta na identificação da doença, o que aumenta a possibilidade de cura em torno de 95%. “Todo homem a partir dos 50 anos deve fazer o preventivo de próstata. Em alguns casos é preciso fazer 5 anos antes, aos 45. Entre estes estão aqueles que possuem histórico familiar de câncer (de próstata, de mama, ou ovário), pessoas em condição de obesidade e homens negros”, explicou o professor.

A média da faixa etária dos estudantes da Universidade Federal de Rondonópolis é bem menor, contudo, os estudantes frequentemente possuem mais acesso à informação e podem explicar a necessidade de realização dos exames para seus pais, avôs, irmãos mais velhos, tios, vizinhos.

O professor Eduardo Narvaes aponta que, além do preconceito em torno do exame preventivo, a desinformação é um grande problema que atinge os homens. Nesta situação, as mulheres desempenham um papel fundamental, uma vez que estatísticas apontam que 50% dos homens vão ao urologista por conta de uma mulher, seja sua filha, mãe, esposa. Por essa razão, o engajamento de todos é de grande importância neste processo de conscientização e desmistificação da saúde do homem.

É importante lembrar que o mês do Novembro Azul não aborda exclusivamente o câncer de próstata, mas a saúde do homem como um todo, desde cuidados básicos e higiene, passando por uma série de doenças como diabetes, colesterol, ISTs, entre outras, que podem ser tratadas ou prevenidas desde que se faça o acompanhamento adequado.

No ano passado, a Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), em parceria com a Liga Acadêmica Médica de Urologia, promoveu uma palestra a respeito do câncer de próstata, com o médico Eduardo Narvaes. O conteúdo da palestra está disponível no canal do Youtube da UFR e pode ser conferido por meio deste endereço eletrônico.