Mensagem da UFR para o Dia Internacional das Mulheres

Por Thiago Cardassi Publicado em: 09/03/2023 11:03 | Última atualização: 09/03/2023 12:03
Mensagem da reitora da UFR, professora Analy Polizel

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) celebra junto de sua comunidade acadêmica o Dia Internacional das Mulheres, data que nos convida a recordar as conquistas históricas obtidas na árdua luta por direitos de equidade de gênero, mas também refletir a respeito das injustiças e violências que perpetuam na contemporaneidade, apartando a representatividade feminina dos espaços de poder.

De acordo com dados levantados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil bateu recorde de feminicídios no primeiro semestre de 2022. A pesquisa mostra que 46,7% das mulheres afirmam ter sofrido alguma forma de assédio e 28,9% tiveram algum tipo de agressão no ano passado. Esta porcentagem significa que mais de 18,6 milhões de mulheres foram ofendidas, perseguidas, ameaçadas ou espancadas nas ruas e em seus lares. Lamentavelmente, em comparação com as pesquisas anteriores, todas as formas de violência contra a mulher apresentaram crescimento acentuado.

Os números alarmantes revelam o quanto nossa sociedade ainda precisa avançar pela dignidade e respeito às cidadãs brasileiras. O dia 8 de março é uma data representativa para trazer à tona este debate, mas está longe de ser nosso único dia de luta. Para as mulheres, todos os dias são dias de enfrentamento ao preconceito de gênero, preconceito que as leva a ganhar 22% a menos do que homens para desempenhar as mesmas funções. Este número significa que, a cada ano, as mulheres trabalham 81 dias de graça em comparação ao sexo masculino.

Historicamente, as mulheres foram relegadas a papéis de cuidadoras, mães e educadoras. Todas estas funções são de enorme grandeza e importância. Mas as mulheres não querem se contentar com esse espaço, elas também querem ser cientistas, pesquisadoras, médicas, advogadas, engenheiras, presidentes e reitoras. Queremos ocupar todos os espaços de forma igualitária em número e em reconhecimento.

Não à toa, este ano a Organização das Nações Unidas (ONU) celebra o Dia Internacional das Mulheres com o tema “Por um mundo digital inclusiva: inovação e tecnologia para a igualdade de gênero”. Acreditamos que o acesso à educação de qualidade tem um papel crucial na formação e capacitação de cidadãos comprometidos com a luta por direitos iguais.

Na Universidade Federal de Rondonópolis, a maior parte de nossa força de trabalho é composta por mulheres professoras, pesquisadoras, diretoras, gerentes e líderes de excelência nas mais variadas áreas de conhecimento. Somos todos gratos pela inteligência, esforço e talento com que conduzem e mantêm as atividades de nossa universidade. Na UFR trabalhamos para oferecer condições equitativas de trabalho e colaboração entre homens e mulheres. A luta de nossa comunidade acadêmica envolve um trabalho diário na construção do conhecimento e na desconstrução das injustiças. Neste sentido, a defesa pela ampliação do acesso ao Ensino Superior público, gratuito e socialmente referendado é também um investimento pela emancipação profissional, ascensão social e garantia de respeito às mulheres brasileiras.

As estatísticas revelam que 49% de nossos projetos de pesquisa são liderados por mulheres, 52% dos artigos publicados em periódicos são escritos por elas e 56% dos livros e capítulos de livros são de sua autoria. Estes números revelam que, por meio do papel transformador da educação, é possível enfrentar as desigualdades sociais e promover políticas que promovam a igualdade de gênero e o respeito à diversidade.

Hoje, quero homenagear todas as mulheres que lutaram e ainda lutam por seus direitos. Mulheres que enfrentaram e superaram preconceitos e discriminações em diversas áreas do saber e do trabalho. Mulheres que, com coragem e determinação, abriram caminhos para que outras pudessem vir e dar continuidade a seus passos.

Cada membro da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Rondonópolis, tem sua parcela de responsabilidade na promoção do respeito e igualdade, não somente no âmbito da instituição, mas, principalmente, fora destes muros, em casa, na sociedade, no trabalho, na política. Ressalto a importância da união entre as mulheres e da formação de redes de apoio e solidariedade entre elas. Juntas somos mais fortes e podemos alcançar grandes conquistas. Espero que este dia sirva como reflexão sobre a importância desta luta e uma oportunidade para que nos engajamos em busca de um futuro mais justo e igualitário para todos.

Obrigada.

Analy Castilho Polizel de Souza