Elemento decorativo

Prorrogação de prazo da pesquisa sobre ensino remoto

Foi prorrogado o prazo para preenchimento da pesquisa a respeito do Ensino remoto nas Instituições superiores de ensino. Até o dia 14 de agosto, alunos e professores das redes ( ... )
Elemento decorativo Por Thiago Cardassi Publicado em: 01/08/2020 13:08 | Última atualização: 01/08/2020 14:08

Foi prorrogado o prazo para preenchimento da pesquisa a respeito do Ensino remoto nas Instituições superiores de ensino. Até o dia 14 de agosto, alunos e professores das redes pública e privada que estavam matriculados ou lecionaram no primeiro semestre deste ano em cursos presenciais terão acesso a um questionário para contar suas experiências com as aulas nesta época de restrições e isolamento social, diante da circulação do novo coronavírus.

A iniciativa é um desdobramento da publicação da Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020, que trata da substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais durante a pandemia de Covid-19. O objetivo é entender a percepção dos alunos e professores sobre a nova rotina de aulas e estudos, bem como obter informações sobre as ferramentas e tecnologias utilizadas no caso das substituições ocorridas nos cursos presenciais com a utilização de TICs, além de utilizar as informações para melhorar as políticas regulatórias e de supervisão do sistema federal de ensino superior. 

Foi criado um formulário específico para cada grupo: um para as instituições de ensino (para checar a adesão às aulas remotas e dados sobre evasão escolar, por exemplo), um para os professores e um terceiro para os alunos – esses dois últimos têm perguntas a respeito da suspensão das aulas e da oferta de ferramentas adequadas para as aulas em meios digitais. Os questionários já estão disponíveis. Se você é professor do ensino superior, poderá acessar e responder ao questionário aqui. Ou se você é aluno de qualquer instituição do ensino superior, poderá clicar aqui para acessar e responder ao questionário.

O Ministério da Educação (MEC) trabalha em parceria com a organização social CGEE (Centro de Gestão e Estudos Estratégicos) para a elaboração da pesquisa, o cruzamento de dados e a consolidação das respostas.

Elemento decorativo