Estudantes da UFR participam de Jogos Universitários Matogrossenses

Por Thiago Cardassi Publicado em: 14/07/2023 19:07 | Última atualização: 14/07/2023 19:07

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) participou dos Jogos Universitários Matogrossenses (JUMs) ocorrido entre os dias 7 e 9 de julho, na cidade de Lucas do Rio Verde. O evento foi promovido pela Federação Matogrossense de Esportes Universitários (FMEU) em parceria com a Faculdade Unilasalle e com a Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A competição contou com a participação de 450 atletas que disputaram diversas modalidades esportivas.

Os estudantes da UFR participaram das modalidades futsal, handebol, basquete, vôlei e tênis de mesa. Entre os destaques está o estudante Guilherme Mendes Irineu, do curso de Engenharia Mecânica, que ficou classificado em segundo lugar para a disputa nacional. O aluno representará a Universidade Federal de Rondonópolis nos próximos jogos, que serão realizados na cidade de Joinville, Santa Catarina. “Gostei muito de participar dos jogos e estou muito feliz por ter classificado e poder representar a UFR nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBS), afirmou Guilherme.

As equipes esportivas viajaram para Lucas do Rio Verde com o apoio da Diretoria de Arte, Cultura, Esporte e Lazer (DACEL), articulado pela Secretaria de Assuntos Comunitários (SAC) junto a Reitoria da instituição. O diretor da DACEL, professor Marcos André de Jesus Delgado, parabenizou todos os participantes pelos resultados obtidos e reiterou que vem trabalhando para promover outros eventos esportivos e ações de cultura e lazer para a comunidade acadêmica. Marcos também agradeceu o empenho do secretário de assuntos comunitários, professor Clayton Eduardo Lente da Silva, e da reitora da UFR, professora Analy Castilho Polizel de Souza, na liberação dos recursos financeiros necessários para a realização da viagem.

Equipe de tênis de mesa. No centro, o estudante Guilherme Mendes Irineu, do curso de Engenharia Mecânica, classificado para as etapas nacionais

Jogos Universitários Matogrossenes – etapa Atléticas e outras ações

Os acadêmicos representantes das atléticas da Universidade Federal de Rondonópolis reuniram-se com as equipes da SAC e da Reitoria para apresentar as demandas necessárias para promover os Jogos Universitários Matogrossenses – etapa Atléticas (JUMs Atléticas). O secretário de assuntos comunitários, professor Clayton, celebrou a realização da primeira edição do evento em Rondonópolis e já convidou o presidente da FEMEU para visitar a UFR na próxima sexta-feira (21) para uma visita técnica. No encontro, também ficou decidido que a reitoria acompanharia a organização dos jogos por meio do assessor Abraão Pereira.

Reunião entre estudantes das atléticas e equipe da SAC e Reitoria da UFR

A reitora da UFR, professora Analy Castilho Polizel de Souza, afirmou a importância de valorizar o esporte, a cultura e o lazer no âmbito da instituição. “Diante das demandas dos estudantes, a UFR retoma o impulso à prática esportiva, acreditando no protagonismo de seus atletas, que sempre representaram com orgulho a instituição. Reconhecemos a importância do esporte e do engajamento estudantil para uma formação acadêmica universal com uma completa experiência universitária enriquecedora”, explicou a reitora.

Nesta sexta-feira (14), a Universidade Federal de Rondonópolis publicou a chamada pública para criação da atlética institucional. A participação na atlética será gratuita e terá a participação facultativa a todos os estudantes da UFR. Haverá premiação para aqueles que ganharem o chamamento público para a criação da identidade visual da atlética.

Além disso, outras iniciativas devem ser adotadas para fortalecer o esporte no âmbito da instituição como:

• melhoria do padrão técnico das equipes de modalidades de quadra, tanto no masculino quanto no feminino, por meio da promoção de treinamentos;
  • seleção de bolsistas que sejam atletas de alto rendimento, escolhidos pelos treinadores das equipes;
  • aquisição de materiais esportivos e uniformes para toda a delegação e diretoria da Atlética Institucional;
  • aquisição de equipamentos, como mesas de tênis de mesa, kits de primeiros socorros e a contratação de um mestre de baterias e um treinador de líderes de torcida, para treinamento das equipes;
  • premiação de uma bateria de atlética e contratação de arbitragem para os Jogos InterUFR, organizados pelas atléticas da instituição, previstos para acontecer em agosto e setembro de 2023.
  • ampliação do horário de entrada na instituição das 5 horas da manhã até às 23 horas e 59 minutos, estipulado pela Portaria Reitoria UFR nº 162, de 14 de julho de 2023.

Equipe de futsal
Equipe de basquete