Ensino

UFR fica em 1° lugar em edital nacional de bolsas para iniciação docente

Por Thiago Cardassi Publicado em: 20/09/2024 10:09 | Última atualização: 20/09/2024 10:09

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) classificou-se em primeiro lugar em processo nacional para concessão de bolsas para iniciação à docência. A posição garantirá mais de 300 bolsas para a universidade. O edital foi promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com o objetivo de apoiar a formação de docentes em colaboração com as redes públicas de ensino.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) é uma ação do Governo Federal em atividade desde 2007. O programa  integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação e constitui-se enquanto uma prática orientada e supervisionada dos estudantes de cursos de licenciatura em escolas públicas. Na última edição, foram previstas 80.040 (oitenta mil e quarenta) cotas de bolsa em todas as Unidades da Federação.

Para concorrer a estas bolsas, cada instituição poderia submeter um projeto, que seria analisado quanto à técnica e mérito. A pontuação final foi obtida por meio da somatória da média da pontuação do projeto institucional com a média da pontuação alcançada por outros subprojetos.

Na UFR, o projeto institucional foi desenvolvido pelo gerente de programas e projetos interinstitucionais, professor Ezer Wellington Gomes Lima, e os subprojetos foram construídos por professores de cada curso de licenciatura. Ao todo foram submetidos 8 subprojetos, contemplando os cursos de licenciatura em História, Geografia, Matemática, Ciências Biológicas, Letras Inglês, Letras Português e Pedagogia.

Com o resultado, a Universidade Federal de Rondonópolis ficou classificada em primeiro lugar, empatada em pontuação apenas com a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco e o Instituto Nacional de Educação de Surdos. O resultado garante que todas as licenciaturas da universidade sejam contempladas. Ao todo foram destinadas 260 bolsas de estudantes, 33 bolsas de professores supervisores da Rede Municipal e Estadual e 12 bolsas para professores da universidade.