Pesquisa

UFR contempla 170 estudantes com bolsas de iniciação científica

Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGP) atua no fortalecimento da pesquisa e dos programas de pós na UFR e na manutenção de bolsas de iniciação científica e mestrado na instituição
Por Thiago Cardassi Publicado em: 07/06/2023 16:06 | Última atualização: 07/06/2023 16:06

Entre as atividades envolvidas na vivência universitária, a formação de novos cientistas e o incentivo ao desenvolvimento tecnológico ocupam papel de destaque na Universidade Federal de Rondonópolis. Desde o ingresso do estudante, a UFR estimula sua comunidade acadêmica a envolver-se com atividades de pesquisa, formulando soluções práticas e modelos explicativos para problemas enfrentados pela sociedade. Por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGP), a universidade promove o fortalecimento da pesquisa e dos programas de pós na instituição, atendendo a todas as áreas de conhecimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do cadastro de projetos e da manutenção de bolsas de iniciação científica e mestrado na instituição. No último ciclo 2023/2024, a PROPGP atendeu 90% do total de solicitações de bolsas, contemplando 170 estudantes por meio do Programa Institucional de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.

O Programa tem como objetivo promover o desenvolvimento do pensamento científico, criativo e empreendedor na iniciação científica de estudantes, contribuindo para a formação qualificada de recursos humanos e para integração à cultura acadêmica. A iniciativa conta com apoio financeiro próprio da UFR e das agências de fomento CNPq e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT), empregando um valor total de R$ 1.422.000,00 em bolsas mantidas na instituição.

A Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa da UFR, professora Edna Maria Bonfim-Silva, explica que “[…] as bolsas são importantes para que os estudantes tenham acesso o mais cedo possível à pesquisa científica, pois contribui com o acesso dos estudantes do ensino médio na universidade e a diminuição da evasão no ensino de graduação, ampliando a adesão ao ensino de pós-graduação. O treinamento dos estudantes na iniciação científica possibilita melhoria na escrita científica e desenvolvimento de senso crítico colaborando com a redução do tempo de permanência no ensino de pós-graduação”.

Bolsa auxilia vivência e permanência de estudantes

A estudante Izabelly Esser Veloso foi recém contemplada na última chamada interna da PROPGP com uma bolsa de iniciação científica. Ela conta que ser aprovada no programa foi uma experiência gratificante. Na avaliação da acadêmica, […] a bolsa incentiva os alunos a irem atrás de projetos, conhecimentos e novos objetivos a serem alcançados. O pagamento auxilia muito nessa questão, mas o principal interesse é pela experiência de ter a oportunidade de conhecer novas áreas na vida acadêmica, é necessário ter pensamento científico e criatividade, é algo em que não estamos acostumados, mas que nos ajuda de uma forma inimaginável”. Segundo Izabelly, o programa de iniciação científica incentiva a leitura, a busca de conhecimentos e de novos objetivos.

As bolsas do programa são distribuídas nas modalidades de ampla concorrência entre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM), e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). Já na categoria de ações afirmativas, as modalidades ofertadas são o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC-Af), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI-Af) e Programa Institucional de Bolsas de Inovação e Empreendedorismo PIBIE-Af).

Há cerca de um ano, o estudante Ryan Correia é bolsista PIBIC na modalidade de ações afirmativas. O aluno considera que a iniciação científica tem sido muito positiva em sua vida acadêmica e profissional. Ryan explica que o programa auxiliou na percepção de um olhar mais crítico para a realidade, incentivando a sempre buscar evidências em seus estudos. Além disso, afirma que “[…] ajudou muito na questão da minha escrita, então eu senti uma evolução muito grande em relação a isso. E fora também que a iniciação científica tem ajudado muito em relação à questão financeira, já que eu sou bolsista […]. Então tem colaborado muito para que eu possa continuar na universidade, porque para nós que temos uma renda mais inferior é muito complicado a gente se manter num curso integral”.

A reitora da UFR, professora Analy Castilho Polizel de Souza, explica que a universidade está atenta às dificuldades enfrentadas pelos estudantes e que tem realizado iniciativas para promover a permanência nos cursos de graduação. Desde fevereiro, a UFR ajustou o valor das bolsas e auxílios no âmbito da instituição. Com a mudança, os valores pagos nas bolsas de iniciação científica passaram de R$ 400,00 para R$ 700,00. Já as bolsas destinadas à estudantes do Ensino Médio foram reajustadas de R$ 100,00 para R$ 300,00. A instituição foi a primeira universidade pública brasileira a formalizar o reajuste que havia sido divulgado no início do ano pelo Governo Federal. De acordo com a reitora, “o reajuste das bolsas e auxílios são fundamentais para que estudantes universitários e secundaristas concluam seus estudos. Com o aumento das bolsas e auxílios assegurados pela UFR, desejamos promover a inclusão, consolidar a permanência e aumentar as taxas de conclusão dos cursos de graduação. A universidade possui um papel importante na minimização das desigualdades sociais e nós esperamos que estas medidas possibilitem que mais pessoas tenham condições de ingressar e se manter nas instituições públicas de ensino do nosso país”, declarou a reitora.

Os estudantes interessados em participar do programa de iniciação científica devem procurar seus professores conhecer os projetos e planos de trabalho em que podem ingressar. As chamadas internas para o Programa Institucional de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação são publicadas na página da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa e também na seção de notícias da Universidade Federal de Rondonópolis. Para mais informações, é possível entrar em contato com a PROPGP pelo contato (66) 3410-4126 ou e-mail propgp@ufr.edu.br.