Inclusão: UFR realiza heteroidentificação na Penitenciária "Mata Grande"
Na data de hoje (16), a comitiva da Universidade Federal de Rondonópolis, composta pela Reitora Profa. Dra. Analy Castilho Polizel de Souza, Pró-reitor de ações afirmativas e assuntos estudantis (PRAE), o técnico Adinael Junhor Pereira da Trindade, e a comissão de heteroidentificação visitaram a Penitenciária Major Eldo Sá Corrêa, conhecida como Mata Grande, na cidade de Rondonópolis, para realização de uma aproximação institucional para ações de inclusão e de recuperação das pessoas privadas de liberdade. Na ocasião também foi realizada uma heteroidentificação de um reeducando aprovado pelo sistema Sisu. O edital para os candidatos realizarem a heteroidentificação previa o encerramento da comprovação étnica na data de hoje, o que impossibilitava a vinda do reeducando até a universidade de maneira presencial.
Durante a visita, o Policial Penal-diretor da penitenciária, Ailton Ferreira mostrou as diversas atividades de capacitação e de infraestrutura produzida e mantida pelos próprios reeducandos, através de um sistema de gestão integrado e humanizado.
A busca pela parceria e apoio à Penitenciária Mata Grande é mais uma ação de inclusão que a Universidade Federal de Rondonópolis adota ao longo de toda sua gestão, confirmando o seu compromisso social e de desenvolvimento de cidadãos. Durante a visita, Creuza Rosa Ribeiro, que é a pedagoga e a coordenadora do Setor de Educação da PRRMESC, externou o seu sentimento da ocasião afirmando “…que a universidade estava derrubando as muralhas de alturas imensuráveis!”
Ao finalizar a visita, ficou agendado um novo encontro entre as instituições para melhor alinhamento e direcionamento de ações futuras.